segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Colònia Güell - Barcelona

E não perdemos tempo... sabe aquele desespero em querer viver e conhecer tudo o que for possível??? Então... estamos nesta vibe.

Na verdade, desde que cheguei em Barcelona, fiz poucos passeios. Minha pequena demorou para se acostumar com o novo horário (4 horas na frente no Brasil) então nossas voltinhas foram mais perto de casa. Isto é claro, até o final de semana.

Dentre todas as dezenas de passeios e lugares que temos anotado no caderninho para conhecermos, resolvemos pegar leve no primeiro final de semana por conta da biscoitinha. Um passeio mais calmo, leve, em que ela pudesse correr bastante, brincar (dentro do possível) e etc.

O escolhido para Sábado foi Colònia Güell.

O lugar é uma gracinha. Cheia de casinhas que pararam no tempo e o ponto alto do lugar para mim foi a Igreja desenhada por Antonio Gaudí.

Colònia, fica em Barcelona e pode ser considerado um passeio de bate e volta. A duração do passeio vai depender do quanto vc queira admirar as construções e a história do lugar.

Para quem não conhece a história do lugar, como eu que não conhecia... Em 1890, um rico empresário têxtil chamado Eusebi Güell, por conta dos severos conflitos sociais pelos quais Barcelona passava, transferiu sua fábrica de Sants (que hoje é um bairro de Barcelona) para um terreno em Santa Coloma de Cervelló.

A ideia de Eusebi era criar uma colônia industrial, ou seja, uma pequena cidade com moradias para os operários da sua fábrica. Para colocar a sua ideia em prática, Güell contratou conhecidos arquitetos Espanhóis como Francesc Berenguer e Joan Rubió. E o projeto mais importante do local, foi a construção da Igreja da Colònia Güell, foi entregue a Antonio Gaudi.

Em 1936, no começo da Guerra Civil, a fábrica foi coletivizada, sendo recuperada mais tarde e vendida logo depois. Em 1973, a fábrica fechou em definitivo. 

O ponto inicial da visita, deve ser o centro de informações turísticas. É lá onde vc poderá pegar um mapa da cidade com todas as construções mais importantes e onde vc pode comprar o ingresso para visitar a Cripta ( 9 euros). Para chegar ao centro de informações, assim que vc sai da estação de trem, vc encontrará pegadas azuis pelo chão. É só segui-las. 




Caso vc compre o bilhete combinado trem+visita a cripta+audioguia nas estações de trem. É preciso fazer a retirada do voucher de entrada na cripta no centro de infos turísticas.


A cripta de Gaudí fica logo atrás do centro de informações turísticas, uma caminhada de menos de 5 minutos.

O projeto da Igreja é de 1898, só começou a ser construída 10 anos depois e finalmente em 1918 passados outros 10 anos da morte de Güell, sua família resolveu abandonar o projeto, momento no qual Gaudí só tinha construído a cripta da Igreja.

 Projeto original da Igreja
O que realmente foi construído

A porta de entrada e seus muitos simbolismos na parte superior








Horário de funcionamento da Igreja:


Caso queira o audio guia, toda a explicação demora cerca de 1 hora e 30 min. Então, procure chegar bem antes do horário previsto para o fechamento.

Após uma visita muito interessante pela cripta, fomos nos dirigindo para outras construções nos baseando no mapa .



Ca l` Ordal


Plaça Joan Guell
 


Teatro

Escuela y Casa del Maestro

Escuela y Casa del Maestro

Ca l` Espinal

Antiga casa do médico


A antiga fábrica


Foi um passeio bem interessante e no final dele, a biscoitinha pode aproveitar um parquinho bem legal na praça principal (que possui quadra de futebol, quadra de basquete, mesas de ping pong e parquinho infantil).

Como fazer para chegar até Colònia Güell:

A melhor forma de se chegar é pegando um trem regional da Ferrocarrils (FGC). É preciso ir até a Estação da FGC que fica no subsolo da Plaça Espanya (ao saltar na plaça Espanya vindo de algum outro trem ou metrô, procure a placa com símbolo laranja, escrito Montserrat... vá sempre nesta direção).

A passagem de metrô normal não serve para ir até Colònia Güell, então procure as máquinas que ficam a sua direita, bem ao lado das catracas.

Esta máquina aceita somente moedas (notas e moedas)

E esta só para cartão de crédito.

Na tela principal, escolha a opção : Bitllets Combinats (Tren+ Activitats). 

Botão vermelho

Nova tela se abre. Clique a opção A/T Combinat Tren +Colònia Güell


Esta opção custa 15 euros e inclui a passagem de ida e volta + audioguia+ visita a cripta. 


Caso opte por este bilhete combinado, não esqueça de que para visitar a cripta é preciso ir até o centro de infos turísticas para pegar o ingresso de entrada.

Caso não opte por visitar a cripta ou não queira o audioguia vc poderá comprar apenas o ticket de ida no valor de 3 euros. Mas financeiramente falando, não vale a pena, pois o ingresso para visitar a cripta custa 9 euros (no local), mais 6 euros de trem (ida e volta) e mais um valor x (que não me informei) caso queira o audioguia.

Crianças com menos de 4 anos não pagam passagem e nem ingresso.

Vencida a compra do bilhete, procure a plataforma onde saíra o trem que passa por Colònia Güell. São 3 linhas que fazem este percurso: S33, S8 ou S4. Caso tenha dúvidas, pergunte a um dos funcionários da estação. Eles foram muito simpáticos em tirar nossa dúvida.
 

A viagem dura no máximo 22 minutos e da estação de trem até o centro de infos turísticas, vc caminha por uns 10 min. (sempre seguindo os pés azuis) (rs....)


É um bate e volta bastante interessante para quem curte história e arquitetura. Porém se vc estiver com poucos dias na cidade, só vá se vc curtir muito Gaudí. Fora isto, tem dezenas de outros atrativos na própria Barcelona que valem muito a pena.


* Créditos
-> passaporte bcn
-> http://www.gaudicoloniaguell.org/
-> http://www.elbaixllobregat.net/coloniaguell
-> wikipedia


Um comentário:

Marta disse...

Tete, que passeio delícia! Amei a igreja! Lugar lindo!!! Beijos