segunda-feira, 28 de março de 2016

Figueres - Day Trip partindo de Barcelona

Figueres fica na Região de Girona, possui cerca de 45 mil habitantes e foi terra natal de Salvador Dalí.

Confesso que nunca fui fã de Dalí e de seu surrealismo, e certamente se estivesse sozinha, não teria colocado esta cidadezinha no meu roteiro. Mas... como estamos morando em Barcelona e marido estava bem empolgado em conhecer Figueres... lá fomos nós.

Vc pode chegar na cidade de trem, carro e ônibus. Como carro por enquanto não é a nossa opção... pesquisamos como chegar de trem e de ônibus.

-> Ônibus : Pela empresa Sagalés, existem vários horários por dia para se ir para Figueres. O tempo de viagem é de cerca de 2 horas 30 minutos. A rodoviária e a estação de trem ficam pertinho uma da outra (em Figueres).

-> Trem (a opção escolhida por nós): Existem dois tipos de trem que ligam a Estação Barcelona Sants até a Estação Figueres que fica perto do centro da cidade: O trem Regional e o trem de média velocidade.  (Existe a estação Figueres-Vilafant, ela fica um pouco mais afastada do centro, cerca de 1,5 km e onde chega o trem bala) .
O trem de média velocidade é operado pela Renfe, custa 32 euros ida e volta e a viagem demora cerca de 1:50h.
Já o trem regional é mais barato, porém demora mais para chegar.

Nós compramos nossa passagem na própria estação Sants, nas máquinas de trem regionais (Rodalies).

Não foi nem um pouco complicado e as máquinas são bem intuitivas. Compramos ida e volta.







A viagem foi bem tranquila e apesar de ser "média velocidade", o trem chegou a 180 km/h !!

Descemos na estação Figueres e em cerca de 15 minutos já estávamos no principal ponto turístico da cidade: o Teatro-Museo-Dalí.



Confesso (de novo), que por ser Domingo, esperava um lugar mais vazio e tranquilo. E pelo contrário, encontramos MUITOSSSS estudantes em excursões escolares.

Nós chegamos pela lateral do Museu e ali já senti que o passeio seria pelo menos impactante. Aquele cúpula de vidro contrastante com um prédio mais "clássico" me chamou a atenção.





O Museu nem é tão grande, mas o que surpreende é que em cada cantinho, vc encontra uma obra de Dalí. São cerca de 4000 obras ... sim... vc leu direito... quatro mil.

Ao entrar no Museu, vc já se impressiona com o "jardim" central e a obra gigantesca que se encontra do outro lado da parede de vidro.





Depois fomos percorrendo seus andares e admirando as obras (algumas MUITO surreais para mim).





Eu não teria coragem de dormir nesta cama. rsssssss....




O Museu era um antigo teatro da cidade, onde Dalí fez suas primeiras exposições. O local foi bombardeado pela guerra civil espanhola e  após um acordo entre Dalí e o prefeito da cidade, o Teatro começou a ser reconstruído em 1960, sendo reinaugurado em 1974 para o público. No Museu também é possível visitar o túmulo do artista que está enterrado no local.


Após umas 2 horas no Museu, fomos visitar o anexo a este "museu principal" : o Dalí Joyas. E nossa... quanta joia linda !!!! Em algumas foram colocados mecanismos que davam movimento as peças... encantadoras.


De lá fomos contornando o Museu e chegamos na parte mais famosa (a parte do Museu que aparece em todas as fotos de postais e internet). Sua fachada vermelha, repleta de pecinhas amarelas (li em um blog que seus formatos são de pães). No seu teto, ovos se intercalam com figuras douradas.



Voltamos caminhando para a frente do Museu (onde tem a bilheteria) e fomos conhecer a Capela Sant Pere. Ali foi o local onde Dalí foi batizado.




Após a visita a Capela, fomos nos perdendo pelas ruazinhas da cidade em busca a casa que foi de Salvador Dalí. Passamos por mais alguns museus (fiquei com vontade de entrar no museu dos brinquedos, mas achei que a pequena poderia surtar de emoção).


 
Como já era "tarde", fomos passeando e seguindo em direção a Estação de trem.












Para quem tiver mais tempo, também é possível conhecer o Castell Sant Ferran que fica a 20 minutos a pé da partir do Teatro-Museu-Dalí. Ele foi construído no século XVIII. Possui 32 hectares e tanques com capacidade para milhões de litros de água. A fortaleza está aberta para a visitação do público em geral.

Eu fiquei com vontade de passar mais um tempinho pela cidade, mas como o objetivo principal era Dalí... foi um passeio bem interessante.

Para informações sobre horário de funcionamento do Museu e preço dos Ingressos: 

http://www.salvador-dali.org/museus/teatre-museu-dali/es_index/







Um comentário:

Marta disse...

Adorei o passeio Tete!!!! Deve ter sido bem bacana! A carinha de alegria da biscoitinha está linda! Beijos