terça-feira, 22 de março de 2016

La Molina - Day Trip partindo de Barcelona

Localizada nos Pirineus, na cidade de Alp, quase já na fronteira da França, foi ali que realizei o meu maior sonho: conhecer a neve.

Desde meus poucos anos, no dia que vi A Noviça Rebelde pela primeira vez e enquanto ela cantava The Sound of Music com aquelas montanhas cheias de neve ao fundo, coloquei na cabeça de que precisava conhecer aquilo. O sonho era neve na Áustria/Suíça, mas... como quem não tem cão, caça com gato, posso afirmar que a primeira neve da minha vida, foi em La Molina, na Espanha.

Há cerca de 160 km de distância de Barcelona, La Molina é o bate e volta perfeito para quem quer esquiar, conhecer a neve, brincar... enfim... durante o inverno, é um destino muito frequentado pelas pessoas da Catalunha.

Existem 3 formas de se chegar a La Molina: carro, ônibus, trem e excursão.

De carro, vc tem a liberdade de ir e vir quando quiser. É só pegar a E-9 (ao norte), passando por Manresa. O ponto negativo desta estrada,é pagar dois pedágios, sendo um deles, o pedágio para atravessar o Túnel del Cádi, considerado o quarto maior túnel da Espanha, com pouco mais de 5 km de comprimento.

De trem, vc precisa pegar o Regional R3 (Rodalies de Catalunya que é operado pela Renfe). Em Barcelona, vc pode pegá-lo nas Estações Sants, Plaça Catalunya ou Arc de Triumph (facilmente indicado por uma placa laranja com a letra R). Vc pode comprar o bilhete nestas estações na máquina específica dos trens Regionais. A viagem dura cerca de 2 horas e 45 minutos.


Chegando em La Molina, vc vai precisar embarcar em um ônibus para chegar até a estação de esqui. Os ônibus passam de 30 em 30 minutos durante a semana e de 15 em 15 minutos nos finais de semana. Saindo da Estação de trem, desça uma escada metálica. O ponto fica logo em frente.


De ônibus eu realmente não sei informar. Provavelmente tem algum com saídas regulares do terminal.

De excursão, bem... esta foi a nossa opção. Queríamos conforto e estávamos com medo de dar algo errado com o trem, o ônibus do trem... enfim... Existem várias empresas que oferecem o serviço e por indicação do site Passaporte BCN, acabamos optando pelo Skybus. O preço de 39 euros, incluía o transporte de ida e volta e guia. Para quem quisesse alugar também os equipamentos, o passeio ficava em 57 euros.

Particulamente, eu NÃO INDICO. Pq ?? Pq quando vc contrata um passeio com guia, vc espera que o guia te guie, ou pelo menos dê alguma dica sobre o local.

O ônibus estava previsto para sair da Plaça da Catalunya às 6:30 da manhã. Estava um frio gigante e ficamos mais de 30 minutos sofrendo em um vento forte e congelante enquanto dois ônibus estavam parados, com os guias e motoristas conversando, sem dar a menor satisfação do pq não podíamos entrar. Outro ponto negativo, foi ao chegar em La Molina, o guia simplesmente pegou a sua colega guia do outro ônibus, virou as costas e foi esquiar. Zero informações. Ficamos completamente perdidos !!! Não sabíamos se era preciso enfrentar as filas gigantes para comprar algum ingresso, onde se pegava a telecabina, onde poderíamos alugar um trenó para a biscoitinha brincar, onde estavam as atividades permitidas para as crianças... enfim... ficamos ali... jogados ao vento.

O que valeu a pena, foi a paisagem apaixonante!!!




Como eu estava atenta no caminho de ida para a estação, notei que a telecabina ficava bem lá embaixo, então fomos caminhando até lá. Caso vc queira comprar os "forfets", aconselho comprar na bilheteria que fica perto da Telecabina. É muito mais vazia (principalmente de manhã cedo, quando todo mundo está chegando).

É preciso descer esta ladeira para chegar na área da Telecabina.



Depois de enfrentar uma pequena fila, descobrimos que nosso ticket (entregue pelo guia da Skybus), dava direito a subir na telecabina e lá fomos nós !!! Este passeio, nos leva a pouco mais de 700 metros acima da Estação, o que nos dá uma vista privilegiada. Nesta hora, eu quase surtei !!!! Estava ali, em cima das montanhas de gelo... a menos 6 graus de temperatura... pisando na neve... realizando o sonho... Eu não sabia se tirava foto, filmava, gritava, pulava, corria... Foi SENSACIONAL !!!! Ficamos lá em cima por uns 40 minutos e depois retornamos, pois o vento congelante estava nos transformando em boneco de neve. rs.......







Da telecabina, nos dirigimos para um centro de informações da estação e fomos perguntar onde ficava o Tubbing (descida em boias gigantes) e nos informaram que devido a pouca neve, esta atração não estava aberta. E aí vamos para o segundo ponto negativo de La Molina: Não existem placas, informações, pessoas para ajudar .... NADA. Se pelo menos tivessem placas indicando TODAS as atrações do local (e que são váriasssssssss), tudo seria mais fácil. Para se conseguir uma informação no centro de informações (que ficava ao lado da telecabina, descendo uma escadinha), foi outra luta... lotado e falta de boa vontade.

Depois descobri que perto da telecabina, tem um estacionamento de carros, o Parc Aventura com tirolesa e arvorismo, a telecabina e o tubbing.


Acabamos caminhando novamente para a área onde tínhamos sido deixados pelo ônibus (e que depois descobri ser a chamada Pista Larga) e fomos então atrás de um local para alugarmos um trenó para a biscoitinha brincar. E ficamos ali, descendo e subindo de trenó em "alta velocidade", fazendo a felicidade da pequena. Quando resolvemos descer na pista destinada aos trenós (pista Trineus), descobrimos que teríamos que comprar um ingresso (forfet) específico para aquilo  (10 euros por dia e por pessoa) e desistimos. Pra que gastar 20, 30 euros se estávamos descendo e brincando "na pista" e de graça ???? Não sei se o local onde estávamos era permitido, mas MUITA gente fazia o mesmo, então fizemos igual. Não existia informação sobre proibição.
Pista Larga ainda vazia quando chegamos. Depois ficou absurdamente lotada. Filas gigantes para subir no teleférico para chegar ao topo da montanha para esquiar.

 Tanto a pista de Trineus quanto a pista "irregular", ficam em frente a este restaurante. Na parte de trás dele, fica uma das lojas onde vc pode alugar o trenó e os equipamentos.




Para a minha felicidade, enquanto almoçávamos, NEVOU !!!! Não foi aquelaaaaaaa nevasca !!! Mas saí correndo e fui para debaixo da neve. rs........

Olha a neve no meu cabelo ! 


Ficamos em La Molina até 16:30, quando o ônibus partiu em direção a Barcelona e aqui venho com mais uma crítica. O ônibus foi parando em vários pontos e deixando as pessoas nos seus locais de preferência e a viagem que deveria durar no máximo 2 horas e meia, demorou cerca de 1 hora a mais. Se o ponto de saída é na Plaça Catalunya e sem paradas... o ponto de retorno deveria ser a Plaça Catalunya e sem paradas.

Apesar do "sufoco", o dia foi mais que perfeito !!! Valeu demais !!!!!

Caso queira maiores informações sobre La Molina e todas as suas atrações: http://www.lamolina.cat/hivern/




Beijinhos


* Créditos:

-> http://dicasdomundo.com.br/d/barcelona/onde-esquiar-barcelona-333
-> http://www.turmundial.com/2014/12/la-molina-bela-estacao-de-esqui.html
-> http://www.passaportebcn.com/la-molina-a-opcao-perfeita-para-esquiar-perto-de-barcelona/
-> SkyBus



Um comentário:

Marta disse...

Que delícia Tete!!! Deve ter sido muito bom!!!!
Beijos