quinta-feira, 24 de março de 2016

Páscoa em Barcelona

Desde que cheguei aqui, no final de fevereiro, me perguntei o pq de não encontrar ovos de páscoa espalhados pela cidade. Imaginei que por ser Europa e vários países aqui por perto, serem as capitais do chocolate, aqui eu teria uma vasta opção de chocolates. Ledo engano.

A Páscoa chegando... chegando... e quase nada de ovos... resolvi então pesquisar sobre a Páscoa em Barcelona.

Apesar de ser uma cidade muito católica, a Páscoa aqui não é muito forte, pq as pessoas que moram aqui, preferem ir para suas casas de campo,aldeias vizinhas, praias e etc. Então não temos grandes procissões e festas como podemos encontrar em Sevilha por exemplo.

O feriado de Páscoa por aqui, começa na Sexta-feira Santa e termina na Segunda-feira Santa e sua primeira (e acho que única), grande procissão é conhecida como "El Paso de La Borriquita". Esta procissão se realiza no Domingo de Ramos na Ciutat Vella e comemora a chegada de Jesus Cristo em Jerusalém, no burro. Pelo caminho da procissão, várias barraquinhas ficam vendendo folhas de palmeiras brancas e todas trabalhadas. Ví nas Ramblas, várias barraquinhas de flores, vendendo estas folhas de palmeiras brancas e ficava me perguntando o que seria aquilo. Foi muito bom descobrir o que era e o seu significado.Estas folhas de Palmeiras brancas, se chamam ramas de Laurel.


Foto Google


Infelizmente perdi esta procissão. Fomos passar o final de semana em Andorra e quando voltamos no Domingo a tardinha, só pude ver as ruas ao redor do nosso apt, tomadas por confetes e papel picado.

Para quem estiver em Barcelona durante a Páscoa, dia 25/03, Sexta-feira Santa, terá uma procissão de Nosso Padre Jesus do Grande Poder e Maria Santíssima da Esperança Macarena. Sairão às 17 horas da Plaça San Agostin, às 17:45h  passarão pela Rambla, às 19 h passarão pela Av. Puerta Del Angel e às 23 h terminam na Entrada Paso Virgen. O trajeto completo, vc pode ver aqui: 

http://www.barcelonayellow.com/bcn-events-articles/200-semana-santa-easter-week

Outra tradição daqui é a não troca de ovos de Páscoa (está aí a minha dificuldade de encontrar os ovos). Geralmente as crianças recebem de presente, pequenos chocolates em formas de figuras tradicionais. Eu vi várias nas vitrines de confeitarias !!! Fiquei encantada... vi a Peppa, Star Wars, Futebol, Frozen e etc. Os valores variam muito e sem considerar a conversão da moeda euro para real, não considero caro. Pagamos cerca de 30 reais por um ovo de 250 g no Brasil.





Junto com estes chocolates, também é tradicional as Monas de Pascua. Tradição que vem do século XVIII, as monas originalmente eram mais parecidos com um bolo tipo marzipan e servidos com ovos. Hoje, estes bolos são mais bolos de chocolates decorados com penas coloridas e ovos (para simbolizar a galinha. Aqui não relacionam os ovos com os coelhos, visto que os coelhos não dão ovos). O dia de comer a Mona de Pascua é na Segunda-feira Santa, quando as famílias se reúnem para comemorar a data.



Apesar de não ser tradicional os ovos, vc consegue encontrar alguns poucos e raros em alguns supermercados. Eu encontrei no Carrefour das Ramblas o Ferrero Roche 300 g, por 9.95 euros e marido comprou um ovo da Hello Kity 300 g por 5.70 euros.




Créditos:

Google
Wikipédia
http://www.barcelonayellow.com
http://www.welcome-to-barcelona.com




Um comentário:

Marta disse...

Oi Tete, em Portugal tb não é costume dar ovos.. onde meus pais nasceram dão dinheiro para as crianças mesmo... Adorei saber que encontrou ovos aí e que foram preços bons!!! Beijos