sexta-feira, 4 de março de 2016

Praça Sant Felip Neri - Barcelona

Há alguns dias atrás, li uma postagem no blog Sol de Barcelona, sobre uma praça de cunho histórico muito importante para os catalãs e que é muito pouco visitada por turistas. Eu pelo menos nunca tinha ouvido falar sobre ela, apesar da entrada para a Praça ser bem em frente a lateral da Catedral de Barcelona.

Acabei ficando super curiosa para conhecer este cantinho, tracei a rota entre a Plaça de Catalunya (que é um ponto bem central e perto do apt) e o local, coloquei a pequena no carrinho, me "perdi"algumas vezes, pois a entrada para a praça é bem escondidinha e enfim... cheguei !!!


A Praça (que pelo que entendi nos textos não era praça e sim uma espécie de vilarejo, sendo transformada em praça na sua reconstrução, após a guerra civil), originalmente, foi construída em cima do antigo cemitério medieval de Montjuic Bishop e hoje leva o nome da Igreja em estilo Barroco.

Sua importância se deve ao dia 30 de Janeiro de 1938 quando o local foi bombardeado duas vezes por aviões fascistas italianos durante a Guerra Civil que assolou a Espanha desde 1936. 42 pessoas morreram neste bombardeio. A maior parte eram crianças da escola que ficava (e fica ainda) ao lado da Igreja e que correram para se abrigarem no subsolo da Igreja que infelizmente também foi atingido pelas bombas.

Esta placa encontra-se no prédio a esquerda da Igreja

Esta placa fica bem na porta de entrada da Igreja.

Na fachada da Igreja é possível vermos as marcas dos estilhaços causados pelas bombas. 


O local, foi totalmente reconstruído (prédios, escola, o museu dos calçados e o hotel) sendo então transformada em Praça. Somente a Igreja se manteve da mesma forma, com as marcas do bombardeio para que a população catalã nunca se esqueça deste episódio tão marcante.

 A Igreja

Museu dos sapatos

O prédio da esquerda é o Hotel Boutique Neri do grupo Relais & Chateaux
O prédio da direita é um prédio residencial.

Ao lado da Igreja (lado direito), fica a escola. Hoje em pleno funcionamento.


Como chegar na Praça, a partir da Plaça da Catalunya.




OBS 1: Antônio Gaudi era um apaixonado e frequentador assíduo desta praça. Sua morte foi causada por um atropelamento de bonde, quando se encaminhava para a Igreja de Sant Felip Neri. (info do blog http://judithtiral.com/sant-felip-neri/).

OBS 2 : Lendo maiores informações sobre a praça, descobri que nela foi gravado o clipe My Imortal do grupo Evanescence. Um grupo muito famoso da minha época de adolescente. Confesso que fiquei até emocionada quando vi a praça no clipe.

Para quem quiser assistir: https://www.youtube.com/watch?v=5anLPw0Efmo


* Créditos e informações detalhadas:

-> http://www.barcelonaturisme.com/wv3/es/page/1247/placa-sant-felip-neri.html
-> http://judithtiral.com/sant-felip-neri/
->  https://es.wikipedia.org/wiki/Plaza_de_San_Felipe_Neri
-> http://www.soldebarcelona.es


Um comentário:

Marta disse...

Que graça Tete! Se aventurando com a pequena nesses lindos locais!
Beijos