quarta-feira, 4 de maio de 2016

Dia 23 de Abril : Dia de São Jorge, do livro e da rosa.

Na Catalunha não se comemora o Dia dos Namorados e sim o Dia de Sant Jordi. Uma tradição que mistura o fato religioso, pois São Jorge é o Santo padroeiro da Catalunha e dia 23 é seu aniversário, a rosa que é o símbolo do amor e o livro que é o símbolo da Cultura.

Fazendo um resuminho da lenda, dizem que São Jorge matou o dragão que aterrorizava o povo e do sangue do dragão nasceu uma rosa que o santo deu de presente para a sua princesa. Por isto a tradição do dia é o homem dar uma rosa de presente para a sua namorada e as mulheres dão um livro para os seus namorados. O porque do livro, pelo que entendi tem a ver com o dia internacional do livro, declarado em 1995 pela Unesco e que também é comemorado no dia 23 de Abril.

A festa é uma das maiores (se não a maior) da Catalunha. As Ramblas ficam LOTADAS de barraquinhas vendendo livros de todos os tipos. Desde os lançamentos, infantis, técnicos e sebos. Não é fácil encontrar o que se quer (caso vc tenha um livro em específico, como foi o caso do marido que foi com uma listinha). São milhares de pessoas se espremendo entre as barracas e confesso que é um pouco difícil encontrar algo com calma. Ele até que conseguiu encontrar um dos títulos que ele queria (na verdade eu que achei por acaso): Don Quixote. Se puder indicar alguma Rambla para ir, aconselho a Rambla da Catalunha. Achei menos "muvucada". Apesar das várias barracas, tinha um pouco mais de espaço.





Além dos livros e flores, muitas livrarias marcam presença com descontos em livros e sessões de autógrafos com autores famosos. Em frente ao El Corte Inglés da Avinguda Portal de L'Àngel por exemplo, a fila para esperar por um autor estava simplesmente gigante. Não faço ideia de quem era... mas o pessoal estava empolgado (rs........).

Entre as barraquinhas de livros, muitas barraquinhas de flores. E o mais interessante, que cada barraquinha de flor tinha um objetivo. Algumas estavam ali para arrecadar fundos para os cavalos abandonados, outras para os refugiados, outras para idosos, outras para crianças carentes e etc.


Após percorremos parte das Ramblas, seguimos em direção a uma das várias livrarias infantis que existem na cidade e que fazem uma programação especial para o dia. Eu peguei em um site, uma lista com várias e escolhemos a que ficava mais perto de casa. Pq irmos a uma livraria infantil se tantas barracas já estavam vendendo livros infantis???? Simples. No Brasil não temos livrarias SOMENTE para o público infantil (eu pelo menos não conheço), dificilmente iríamos a uma livraria em algum outro dia para passear, visto que temos uma lista gigante de lugares que queremos ir (rs....) e por fim... pq nada melhor que ir a uma livraria no dia do livro certo??? A escolhida foi a Abracadabra. Pertinho da Basílica de Santa Maria Del Mar. Esta livraria é de um Colombiano (muito simpático por sinal), que vive em Barcelona há anos. Sua livraria é uma das poucas em Barcelona que dispõe de livros infantis em 8 idiomas !!! Isto mesmo.... 8 idiomas !!! Catalão, espanhol, português, inglês, italiano, holandês, francês e alemão. Além de fofíssima, a livraria possui um espaço onde são promovidos teatrinhos para as crianças interpretarem seus personagens principais.A pequena adorou o espaço, mexeu em vários livros, brincou com os brinquedinhos e desenhou no enorme quadro negro do lugar. Acabei comprando mais um livrinho sobre o mundo para ela.



Os livrinhos Alice no País das Maravilhas e a Ratinha Presumida, foram comprados na Rambla da Catalunha. São livrinhos bilíngues (espanhol/ inglês) e custaram 2 euros cada um. O livro Nuestro Mundo, foi comprado na livraria Abracadabra por 8 euros.

 No final do dia acabamos comprando um pão de Sant Jordi que vimos vendendo na padaria. Li muito sobre o bolo de Sant Jordi mas só achei o pão em homenagem ao dia. Muito gostosinho. Nada tão incrível, mas tentamos curtir o dia com as tradições locais.


 Além das exposições de livros e rosas, a Prefeitura de Barcelona também realiza diversas atividades durante a semana e durante o próprio dia 23, são shows e oficinas de leituras, atividades infantis e visitas gratuitas a espaços como o Museu de História Natural da Catalunha, o prédio da Prefeitura, o Museu de Arqueologia da Catalunha e etc.

Casa Batló totalmente enfeitada de rosas vermelhas especialmente para o dia.


Quem estiver indo para Espanha nesta época, sugiro incluir o dia 23 de Abril no roteiro de Barcelona. É uma festa bem interessante e diferente das que conhecemos no Brasil.

Para quem quiser fazer um tour nas livrarias infantis, algumas sugestões:  Syndrome Imaginaria, Abracadabra, Casa Anita e El Circ de les Lletres (considerada uma das maiores livrarias infantis da região).




Nenhum comentário: