quinta-feira, 19 de maio de 2016

Sant Cugat Del Vallès - Day trip partindo de Barcelona



Localizada na grande Barcelona, a mais ou menos 30 minutos de trem (ferrocarriles) esta cidadezinha é uma gracinha. Super bucólica e com certeza, eu moraria fácil nela. Fiquei apaixonada pelos prédios, casinhas...a vida ali deve ser tão tranquila... juro que não conseguiria imaginar um lugar tão perto de Barcelona e tão diferente (rs...).

Assim que saímos da Estação de Trem (fomos de Rodalies por conta de uma indicação errada), demos de cara com uma grande avenida, super arborizada e com prédios bem gracinha. Em algumas poucas lojas abertas, várias pessoas sentadas conversando, nos vários parquinhos entre os prédios, muitas famílias... porém caminhando na rua e com cara de turistas, só nós mesmo. (rs....).




Fomos caminhando em direção ao Mercado Modernista de Pere San. Construído em 1911, passou alguns anos em reforma para atender a demanda crescente da cidade e para se tornar mais moderno sem perder as antigas características. Neste mercado é possível encontrar  tanto frutas, verduras, legumes, peixes e o famoso jamon como também é possível sentar em um dos restaurantes e comer alguma coisinha gostosa. O mercado não é grande e os restaurantes em si estavam lotados.




Do mercado, pegamos a Carrer Major e seguimos em direção ao Monastério (Monestir de Sant Cugat). Fundado no século IX, considerado o mais importante de Barcelona, sofreu constantes expansões nos séculos X e XI e em 1931 foi declarado de Interesse Nacional Cultura. Fiquei com muita vontade de conhecer o Monastério por dentro, principalmente por conta da rosácea gigante que tem na fachada (coisa espetacular), mas infelizmente estava fechado.







Em frente ao Monastério, fica uma pracinha cheia de restaurantes onde vc pode sentar para comer ou fazer um lanche, enquanto as crianças brincam na praça. E é pertinho desta praça onde fica a Patisseria Sabat (dica que peguei no viajando com pimpolhos). Nela vc pode encontrar as famosas ensaimadas: uma espécie de brioche com açúcar de confeiteiro por cima recheadas de chocolate ou cabelo de anjo. Muito gostosas !! Nós comemos a recheada com cabelo de anjo.


Dali, fomos andando em direção ao Celler Cooperatiu de Cèsar Martinell. E nossa, como foi complicado achar. Zero informação, zero setinhas, zero placas e nada no google maps !!!! Andamos tanto que tivemos que fazer uma parada em um parquinho público para descansar. Rs.....

O celler foi projetado em 1921, por César Martinell para a Cooperativa Agrícula local que elaborava, conservava e comercializava vinho. Dentro do edifício ainda se conserva parte do maquinário utilizados para determinadas fases de fabricação do vinho.

Para quem se animar em ir, o Celler Cooperatiu fica entre as Carrer Balmes e Sant Medir (hoje conhecida como Rambla Del Celler).




Da Celler, fomos em direção a Avenida de Grácia (avinguda de grácia). Esta rua tem toda uma importância história local com diversos casarões. Em casa importante casa, é possível encontrar plaquinhas que explicam a história da construção. Não chegamos a ver todas pq a avenida é enorme e a exaustão de tanto andar já batia a porta. Mas é um passeio bem interessante para quem gosta de construções históricas.







Dali, fomos andando em direção a estação de ferrocarrils para irmos em direção a Barcelona.
A maneira “mais correta” de se conhecer Sant Cugat é justamente o contrário do que fizemos. Por termos pego o trem da Rodalies, acabamos saltando em uma estação bem longe dos principais pontos turísticos da cidade e isto nos fez caminhar por mais de 1 hora até chegar ao Mercado. 

Pegando o trem da Ferrocarrils, vc já salta em frente a uma das ruas principais da cidade (repleta de lojinhas, bares e restaurantes) e ao caminhar por ela, vc dá de cara com o Monastério. A confusão foi causada por culpa da “ajudante” de informações da Estação de Trem que nos informou que não tinha trem ferrocarrils para Sant Cugat no Sábado e esta informação não procede. 




Caso vc se interesse em conhecer a cidade o caminho das pedras é o seguinte:

Pegue a entrada para o metrô que fica no princípiozinho das Ramblas. Descendo a escada rolante,a sua direita, fica a estação do metrô e a esquerda, o ferrocarrils (s1, s2, s5 e etc). Na máquina, compre seu bilhete para Sant Cugat (trem S5). Consulte a plataforma em que ele sairá e pronto. 

OBS: No Sábado, o S5 não funciona, porém vc pode pegar tanto o S1 quanto o S2, pq eles passam por Sant Cugat antes de seguirem suas rotas.

Nossa rota:


* Maiores Informações: http://www.santcugat.cat/web/la-ciutat 



Um comentário:

Marta disse...

Que dia lindo eque cidade fofa! Adorando esses passeios!!! Beijos