sexta-feira, 27 de maio de 2016

L`ou com Balla

Aqui em Barcelona, Corpus Christi não é feriado, mas é comemorado de forma inusitada (na minha opinião pessoal).

L`ou com Balla é uma tradição de 1637 que se iniciou na Catedral de Barcelona e que consiste em fazer um ovo bailar em cima da água que sai das fontes dos claustros de Igrejas, jardins e pátios de prédios públicos. Além disto, para a data, todas as fontes são lindamente decoradas com flores e frutas da época.

Eu não encontrei muitas explicações sobre o porque desta celebração e como ela realmente se iniciou. Alguns dizem que o ovo representa o início a Eucaristia no Corpus Christi. Outros dizem que representa a fertilidade e o renascimento da vida.

Durante todos os dias de Corpus Christi, vários prédios públicos abrem as suas portas para que os visitantes possam admirar as fontes decoradas.

Caso vc esteja por Barcelona do dia 26 de Maio a 29 de Maio, é possível pegar um guia com todos os eventos relacionados ao Corpus Christi e é possível verificar através do mapinha disponibilizado todos os locais onde se encontram as fontes decoradas. No site abaixo tem o pdf de toda a programação.

http://continguts-lameva.barcelona.cat/culturapopular/sites/default/files/programacorpusbarcelona2016_2.pdf


Eu visitei apenas duas fontes: a da Catedral de Barcelona e na Casa de L`Arcadia que fica em frente a Catedral. Apesar das filas, a entrada nos espaços foi bem rapidinha.

Casa de L`Arcadia




Catedral 




Super indico o tour através do L`ou com Balla.

Curiosidade: Nos primórdios da celebração, eram usados ovos vazios por dentro. Hoje em dia, utilizam um material especial no formato de um ovo.  :)







Nenhum comentário: