quarta-feira, 29 de junho de 2016

Cadaqués

E nossa última parada de um delicioso final de semana pela Costa Brava, foi em Cadaqués, mais uma cidade da Província de Girona. Uma cidadezinha encantadora, vizinha a Portilligard, local onde Gaudí viveu com sua amada esposa Gala por mais de 50 anos.

Saímos de Peratallada e seguimos em direção a Cadaqués. Viagem curta de cerca de 1 hora, com uma estrada de visual incrível. Lá de cima já dava para vermos o que estávamos para encontrar.



Assim que se chega em Cadaqués, vc é meio que direcionado para o único estacionamento público (e pago) da cidade e como não chegamos cedinho, foi bem complicado achar uma vaga. Do estacionamento para a orla da cidade, uma rápida caminhada de 10 minutos resolve. Nada complicado. Saindo do estacionamento, vire a esquerda, visualizou a estátua da liberdade, entre nesta rua (Avinguda Caritat Serinyana) e caminhe até o final (rs..........).


  
Este mapa, onde vc vê o P é o local do parking onde é preciso deixar o carro.
Se vc clicar na foto, ela abrirá em tamanho maior.

Chegamos na orla e demos de cara com uma feirinha repleta de produtos da região. Isto atrapalhou um pouco a vista inicial da cidade. Como eu queria ver a praia, passei por entre as barracas e dei de cara com estátua de Dalí.





A partir dali fomos caminhando meio que sem direção concreta e sem saber o que achar a frente. Em todos os lugares que procurei, não achei nenhum tipo de roteiro sobre o que ver, então caminhar nos perdendo por ruas e pequenas praias, foi nosso programa. Confesso que conforme fomos nos afastando da "praia principal", fui me apaixonando pelas casinhas brancas contrastando com aquele marzão azul ...
 










Durante a caminhada, acabamos passando por algumas casas onde famosos como Picasso e Miró passaram.



Como na cidade existe um trenzinho que nos leva por um tour local e como a pequena AMA trenzinhos... acabamos indo até a casa de Gaudí em Portilligard de trenzinho.




Nosso objetivo sempre foi conhecer por fora. Acho a genialidade de Gaudí muito "forte" para mim. Não sou muito chegada a arte que ele cultuou durante a sua vida. Então eu queria mesmo ver a arquitetura da casa e ponto. A casa de Gaudí foi construída a partir de 4 casas de pescadores da região. Me explicaram que ele ao visitar esta colônia de pescadores, se apaixonou perdidamente pelo lugar e decidiu então residir por ali. Realmente a vista da casa é um espetáculo e foi retratada em muitas obras do artista.






 Para visitar a casa, é preciso comprar ingresso antecipado e chegar lá na hora certinha!!!

http://www.salvador-dali.org/museus/casa-salvador-dali-portlligat/info-practica/es_horaris-i-preus/

A minha ideia inicial era conhecer também Cap de Creus que é o ponto mais oriental da Península Ibérica, a 672 metros de altitude, a 10 quilômetros de distância de Cadaqués, é uma reserva ambiental incrível com vistas mais incríveis ainda... mas como já estava tarde e precisávamos voltar para Barcelona, o passeio ficou para a próxima. Se vc se interessar em ver as fotos e buscar mais informações, clique AQUI e tem um vídeo bem bacana AQUI.

Relembrando, nós fizemos este roteiro pela Costa Brava de carro. De Barcelona até Cadaqués direto, é só vc pegar a rodovia C-31 e seguir em direção a Roses. Caso prefira trem/ônibus, vc pode pegar o trem pela Renfe até Figueres e depois seguir de ônibus até Cadaqués. A Estação de ônibus e a de trem, ficam uma ao lado da outra em Figueres.





Um comentário:

Marta disse...

Que delícia de cidade! Otimos passeios!!!! Beijos