quarta-feira, 8 de junho de 2016

Valência - Parte 1



O que dizer de Valência??? Eu simplesmente adorei!!  Uma cidade que mistura o futurismo  e o moderno com história e arquitetura.

Uma excelente pedida de passeio tanto para quem está em Madrid ou Barcelona. Nós passamos apenas um final de semana. Saindo de Barcelona, na Sexta a tardinha, levamos cerca de 3 horas e meia de viagem de trem para chegar a Estação du Nord de Valência. Porém isto vai depender do trem que vc escolher. Alguns demoram mais que os outros que fazem mais paradas, transbordo e etc.
Nós dividimos nossos dias entre a Cidade das Artes e da Ciência e a parte histórica de Valência.

Por termos escolhido hospedagem quase em frente a Cidade das Artes, aproveitamos o Sábado por lá e no Domingo partimos rumo a parte histórica da cidade.

                                        Vista do nosso quarto para a Cidade das artes e da Ciência

Valência, sempre foi considerada uma bônus extra sem brilho, de uma viagem para Madrid e Barcelona, mas a partir de 2000 quando este complexo MA-RA-VI-LHO-SO foi inaugurado, Valência virou quase que parada obrigatória.

Terminado totalmente em 2005, ocupando uma área de cerca de 350 mil metros quadrados, o complexo possui 7 prédios com uma arquitetura estonteante e acredite, se você for conhecer todos eles por dentro, um dia de passeio é pouco. 



Saímos do hotel por volta das 9:30h da manhã e começamos o passeio pelo Palau de les Arts Reina Sofia. Como nosso hotel ficava justamente em frente ao Palau, nada melhor que começar por ele que dependendo do seu ponto de vista, é o último prédio da Cidade das Artes e da Ciência.

O Palau de les Arts é um espaço totalmente dedicado as artes e a música. Possui um anfiteatro e um teatro de câmera. Por estar muito cedo, o espaço estava fechado. Mas só de contorná-lo já fiquei fascinada.





Seguindo o caminho entre “lagos” azuis de águas cristalinas que contrastam com os fascinantes e gigantescos prédios brancos, chegamos ao L`Hemisféric que foi o primeiro a ser inaugurado, possui 13 mil metros quadrados de construção. Seu principal atrativo é ser um planetário.  Cheguei a entrar no site do lugar antes de viajarmos para consultar a programação das projeções e filmes, mas achei tudo muito avançado para a idade da minha pequena. Talvez com crianças maiores, seja mais interessante a visita ao local.
 



Bem em frente ao L`Hemisféric, fica o Museu de les Ciéncies Principe Felipe. Como em alguns outros blogs li que era um espaço super interativo tipo o Catavento em São Paulo, achei que este seria um dos lugares adequados para nos perdermos por horas, visto que a Giulia com menos idade, tinha curtido demais o Catavento. Em primeiro momento, passamos apenas para tirar fotos, pq o intuito principal era ir no L’Oceanogràfic, mas voltamos para curtir o espaço no meio da tarde.




 Para mim, o ponto alto do lugar, foi entrar em curtir a arquitetura. Apesar de ter alguns experimentos interativos, o espaço nem de perto pode ser comparado ao Catavento. A área mais infantil com espaços para as crianças era pago por fora e misturavam as crianças menores com as pequenas, então não cogitei deixar a Giulia ali. Ficamos apenas cerca de 2 horas por lá.







Em frente ao Museu de les Ciéncies Principe Felipe, fica o L’Umbracle, uma espécie de jardim de inverno . Uma área coberta impressionante, que possui uma passarela de 300 metros, onde vc anda no meio de um jardim com várias esculturas contemporâneas. O espaço também é local de festas. 



Quando chegamos na Sexta, rolava uma música muito alta e luzes coloridas em todas as direções.
Continuando a andar, atravessamos a rua pela não menos fascinante El Pont de l’Assut de l’Or. Uma ponte  suspensa de 125 metros. De acordo com o marido fascinado em pontes suspensas, quando ele viu a foto desta há algum tempo atrás, colocou na cabeça que Valência seria parte de alguma de suas viagens pela Espanha (rs...........).


Logo após a ponte, fica o L’Àgora, uma super praça coberta destinada para grandes eventos como Congressos e Concertos.


E por fim, fica o L’Oceanogràfic, o ponto alto do passeio principalmente para a Giulia. Considerado o maior oceanário da Europa com cerca de 42 milhões de litros de água. O lugar é realmente fantástico!! Enorme !!! Baleias, pássaros, Leão Marinho, borboletário, peixes coloridos de todos os lugares do mundo, arraias, tubarões, focas, crocodilos, entre muitos e muitos outros. São cerca de 500 espécies para vc admirar e se perder por horas. O show dos golfinhos apesar de ser muito mais uma explanação sobre a espécie e um pedido de preservação animal, vale a pena ser assistido. 

















Ficamos horas no oceanário e almoçamos por lá. Comidinha gostosa, bem servida e com um preço muito bom. Indico.



                                                          Famosa Paella Valenciana

Depois de exaustos por passear no oceanário e no Museu de les Ciències Principe, paramos para tomar uma Horchata, bebida tradicional da cidade, feita com uma espécie de noz chamada de chufas e acompanhada de Farton, uma espécie de pão doce. É uma bebida não alcoólica e geladinha foi bem refrescante. Eu li que a Horchata  fornece nutrientes, antioxidantes e vitaminas, fazendo super bem ao corpo.


Depois  encaminhamos para os Jardines Del Turia. Uma área verde IMENSA que contorna a cidade. Em 1957, após uma grande enchente todo o curso do rio Túria foi desviado e o lugar transformado em parque para a população.  As pontes continuaram por lá e achei muito interessante passar por debaixo delas (rs.....). Em toda a extensão do parque, vc encontra fontes, quadras, parquinhos, área para picnic e etc.







É neste espaço verde que encontramos o Parque Gulliver. Baseado na história "Viagens de Gulliver", de Jonathan Swift, este parque representa a figura do gigante Gulliver deitado no chão, e imobilizados com cordas, dormindo depois de atingir a costa de Liliput após o seu barco virou. Tudo está coberto com escorregas gigantes, cantos e escadas, de modo que as crianças podem brincar nele, tornando-se o conto liliputianos Swift. (infos retiradas do site http://www.conmishijos.com/).

Confesso que passamos pela entrada e como a pequena estava dormindo, nem animamos de entrar. Olhando "de baixo", em momento algum me pareceu ser um boneco deitado. Só fui descobrir que aquele era o Gulliver, pq um amigo veio me perguntar se eu tinha ido neste parque e se era legal.

O parque abre de Segunda a Domingo - das 10h às 20h - Entrada Livre.

Outro ponto de interesse desta área do Jardines Del Turia é o Palau de la Música, outro recanto dedicado a grandes concertos.


Do Palau de les Arts Reina Sofia até o Palau de la Música são apenas 15 minutos de uma válida caminhada.



Dicas:

Para comprar os ingressos para curtir a Cidade das Artes e da Ciência, você pode comprar pelo site (AQUI) ou comprar na hora na bilheteria dos espaços que vc escolher entrar. Nós compramos na hora no oceanário. Compramos o combo Museu i Oceanogràfic que foram os locais que definimos ir antes de chegarmos em Valência. Aconselho entrar no site da Cidade para ver a programação de todos os espaços, para ver qual combo é mais interessante comprar.

Nós chegamos no oceanário  por volta das 10:30 e pegamos uma fila considerável, então vale a pena chegar cedo caso opte por curtir mais de um espaço.


Um comentário:

Marta disse...

Tete! Amei! Que coisa maravilhosa.. lembrou um pouco o Museu do Amanha pela estrutura! E esse oceanário? Miguel ficaria louco!!!!
Beijos