segunda-feira, 20 de junho de 2016

Tossa de Mar - Costa Brava

Em um final de semana fadado a ficar em Barcelona, resolvi que era hora de nos arriscarmos mais. Alugar um carro e sair em destino a Costa Brava. Uma região da Cataluña que já tinha me encantado por fotos, sem acesso de trem e que combinava história e praia.

A região da Costa Brava compreende muitos povoados e cada uma tem um que de medieval fascinante.

Blanes, Lloret de Mar, Tossa de Mar, Sant Feliu de Guixols, Calella de Palafrugell, Begur, Aiguablava,Fornells, Sa Tuna, Aiguafreda, Palls, Peratallada, Púbol, Polligat, Cadaqués.....

Tantas e tantas cidades para descobrir... mas só tínhamos 1 final de semana ... 2 dias... Me joguei na internet a procura de pontos para visitar e dentre tantas opções, quais seriam as melhores, ou as mais interessantes para nós e para a pequena. Depois de muito pesquisar e "chorar" por ter tão ponto tempo... escolhi 3. Sim ... 3 povoados em 2 dias: Tossa de Mar que li muitas informações em blogs de Barcelona, Peratallada, cidadezinha medieval mais conservada da Cataluña e Cadaqués, cidade de Gaudi. Não me perguntem o porque de escolher exatamente estas... me baseei simplesmente nas informações da internet e achei que estas opções tinham mais a "nossa cara".

Acordamos bem cedinho, pegamos o metrô até o terminal 2 do aeroporto e pegamos o carro. Munidos de GPS e na certeza de que iríamos nos perder (nós sempre nos perdemos com GPS) (rs......), em 1 hora e 30 minutos depois, chegamos em Tossa de Mar.


Um pequeno vilarejo, há cerca de 100 Km de Barcelona, pertecente a província de Girona, com cerca de 6 mil habitantes, construído e mantido ao redor de ruínas datadas de IV antes de Cristo e que deve ficar simplesmente LOTADA na alta temporada. Como várias vezes comparou o marido, Tossa de Mar, deve ser Cabo Frio no verão (cariocas entenderão a piadinha) (rs.....).

Após fazemos check in no hotel e deixarmos as mochilas no quarto, rapidamente nos dirigimos para o ponto principal da cidade: A Praia Grande. Esta é a praia mais disputada da "cidade" por estar ao lado das Muralhas e por estar rodeada de bares e restaurantes.



Fomos caminhando na direção aposta as muralhas. Nosso objetivo era dar uma olhada no mirante que possui uma vista muito bonita da praia.




Após algumas fotos, fomos caminhando em direção ao ponto turístico principal da cidade: o recinto amuralhado de Vila Vella. Considerado o único vilarejo medieval protegido por muralhas na Costa da Cataluña, foi declarado Monumento Histórico Cultural em 1931.



Nós chegamos lá sem mapas e rotas traçadas. Fomos simplesmente caminhando, admirando a paisagem, as casinhas super conversadas (e com moradores) e encontrando outros pontos de interesse.






* Torre d’en Joanàs - que possuiu um vista espetacular da Praia Grande (pena o dia não estar tão bonito)



* Església Vella de Vila Vella - ruídas da antiga Iglesia de San Vicente de Vila Vella


* Cala Es Codolar - Cala, nada mais é que uma pequena praia rodeada por pedras. Achei super aconchegante. Seu acesso é fácil e sua entrada fica pela lateral da Muralha. Quando descemos do passeio, acabamos passando pela Cala e fomos lá colocar o pézinho na água. Areia grossa, muita pedra e água absurdamente gelada. Acho que mesmo com sol forte, eu ficaria ali apenas para tirar fotos e contemplar o lugar. Todas as praias e calas desta região da Costa Brava, possuem areias bem grossas e muita pedra, por isto, antes de se aventurar, caso seu objetivo seja pegar um bronzeado, compre sapatilhas especiais. As pedras machucam e incomodam demais !!!



* Far de Tossa - Farol de Tossa. O ponto mais alto de Vila Vella. A vista de lá é incrível. Para quem quer contemplar com mais calma e descansar, é possível sentar no restaurantezinho que fica ali.







* Estátua de Ava Gadner - pelo que entendi na plaquinha explicativa, Ava Gadner recebeu esta estátua em forma de homenagem, por ter feito um filme importante que foi rodado na cidade e depois disto, Tossa de Mar passou a receber uma quantidade considerável de turistas.


Outras fotos:





Existe uma lojinha dentro das muralhas, que vende estas cerâmicas lindas pintadas. Sou apaixonada por elas. Comprei algumas em Girona e acabei comprando outras em Tossa.
Nunca fui de comprar estas coisas pq sempre penso que não terei armário para tanta coisa... mas desta vez, não resisti. É tudo tão baratinho... 2, 3 euros !!! 

Depois de descer da Vila Vella e curtimos um pouquinho da Cala, fomos caminhar pela Vila Nova, lotado de lojinhas, restaurantes, sorveterias e muita gente.




Acabamos por conhecer a Capela Dels Socorro, uma capelinha muitoooooo pequenininha e muito fofa que fica no meio de várias casinhas... meio "perdida" e que pode passar desapercebida se estiver com a porta fechada...


 ...pela Iglesia de San Vicente, construída no século XVIII para substituir a antiga Igreja em ruínas de Vila Vella ...

                                               Como passamos tarde, já estava fechada.

 ...pela Casa Sans, edifício modernista, construído por Joan Sans, no ínício do século XX. Exemplo de casa Indiana com palmeiras em sua entrada. Hoje abriga o hotel Diana.

 Os fundos.

 A frente, vista pela orla da praia.




Aproveitamos para comprar nosso tradicional imã da cidade, tomar sorvete e como já passavam das 18h, fomos caminhando de volta para o hotel para tomar banho e descansar.

Já a noite, voltamos para a orla (do hotel para a praia grande, era uma caminhada rápida de 5 minutos no máximo). Jantamos e aproveitamos para admirar a Muralha toda iluminada. Muito bonita de se ver. É possível subir lá a noite e admirar o povoado lá de cima. Mas convenhamos, com criança pequena, subir uma vez já foi ao som de súplicas de (estou cansada), subir duas... nem pensar. (rs.....).




No dia seguinte, acordamos super cedo e partimos rumo a Peratallada e Cadaqués.


Como chegar em Tossa de Mar.

Infelizmente não existem trem para Tossa. Existem somente duas opções diretas. (sem cogitar excursão).

-> Carro

Existem dois caminhos possíveis (que eu tenha conhecimento), para chegar a Tossa.

* Pela rodovia AP-7, que foi a mais indicada pelos blogs.
* E pela rodovia A-32 que li ser o caminho mais bonito, visto que vc teria vista alucinantes.

Nossa escolhida foi a A-32 e confesso estar esperando as vistas alucinantes até agora. Tem apenas um ponto de vista bonita e não há como parar o carro. A parte de "serra" da estrada é bem estreita e por momentos vc acha que ao fazer a curva, vai bater no carro que está descendo (kkkkkkkkkk). Possui MUITAS curvas também. Então, em caso de criança (ou até menos adulto) que enjoe fácil... não use esta opção.

No caminho há pedágios. Não se preocupe. Caso o carro alugado não tenha o dispositivo de passagem rápida, é só vc procurar o guichê com o desenho de moedas e cartão (estarão no alto em letreiro luminoso azul). Vc insere o dinheiro ou paga no cartão de débito ou crédito e pronto. Não precisa ser dinheiro trocado. A máquina dá troco.


 O valor do pedágio varia. Este primeiro que passamos, custou 2.25 euros. Os outros eram em torno de 1 euro.

--> Ônibus

Quem faz o trajeto Barcelona - Tossa é a Sarfa. De acordo com o site da empresa, os ônibus saem do Terminal 1 e do Terminal 2 do Aeroporto de Barcelona e param em Tossa Estació.

É possível comprar a passagem pela internet (AQUI)

 Maiores informações sobre outros locais para conhecer em Tossa de Mar e outros passeios: http://www.acostabrava.com/tossademar/


* Créditos
1) http://www.acostabrava.com/tossademar/
2) http://viajeaqui.abril.com.br/vt/blogs/achados/2009/08/31/a-catalunha-e-incrivel-parte-3-tossa-de-mar/
3) http://www.passaportebcn.com/tossa-de-mar/


Um comentário:

Marta disse...

Adorando essas viagens em terras espanholas! As louças são lindas!!!!
Beijos