terça-feira, 5 de julho de 2016

Montserrat - Day trip partindo de Barcelona

Montserrat, outro lugar que ficou pendente da minha listinha de locais que queria MUITO visitar quando conheci Barcelona pela primeira vez em 2011. Desde que cheguei aqui, coloquei em mente que não sairia sem conhecer. Como nos primeiros meses ainda fazia muito frio, preferi arriscar e deixar o passeio para a época mais quente. E foi assim... em Junho, decidi fazer uma das minhas melhores day trips da vida.

Montserrat é um mosteiro encrustado no meio de rochas divinamente esculpidas. Datado de 1205, o mosteiro foi destruído por Napoleão e só reconstruído em 1858. Além de toda a história que o local já conta,
-> Montserrat possui a escola de música mais antiga da Europa e duas vezes por dia é possível escutar a Escolania (coro de crianças)
-> Foram nestas montanhas que pastores encontraram a imagem da Virgem de Montserrat e no local exato do achado, foi construída uma capela em homenagem a Virgem. Conhecida como Maroneta, ela se encontra em exposição no Mosteiro.
-> A montanha de Montserrat, fica a 1236 metros de altitude e lá de seus mirantes, em um dia bonito de céu azul, é possível avistar os Pirineus, o parque Tibidabo e até Mallorca (eu não consegui ver Mallorca, mas indo com alguém mais treinado, deve ser possível identificar).

Montserrat, fica há cerca de 60 km de distância de Barcelona e para chegar lá é muito fácil.

Pegue o metrô em direção a Praça Espanha. Dentro da estação, vc já verá placas indicando o caminho que se deve tomar para pegar o trem R5 em direção a Manresa.

Você vai precisar se dirigir as máquinas para comprar o ticket e verá várias opções disponíveis.

De Barcelona até a cidade de Monistrol de Montserrat só existe uma opção de transporte público: o trem que demora cerca de 1 hora para chegar ao seu destino final.

De Monistrol de Montserrat até o Mosteiro, você tem duas opções de transporte:

1) A cremallera - Operada pela FGC (ferrocarriles), a mesma empresa que opera o trem que faz Barcelona-Monistrol de Montserrat, por conta disto, os horários do trem e do trem cremalheira são muito bem sincronizados.
A cremalhera sobe pela encosta da montanha e faz o percurso completo em 15 minutos.
A dica que peguei no site Passaporte BCN, é de sentar do lado esquerdo do trem na subida e do lado direito na descida.
Tanto na subida como na descida, o trem faz uma parada rápida na estação de Monistrol Vila.

Eu queria muito ter subido de Cremallera e descido de teleférico, mas infelizmente o pessoal dos trens estava fazendo greve no dia e com isto a cremallera não estava operando. Acabei subindo de teleférico.

Para subir de Cremallera, vc não precisa se preocupar com o horário. Vc sai do trem e a Cremallera estará esperando vc chegar. Já na volta, consulte o horário de saída da Cremallera e desça somente na Estação Monistrol de Montserrat. (não se esqueça de que a Cremallera faz uma parada em Monistrol Vila).

AQUI vc encontra os preços e horários da Cremallera.


2) O teleférico - esta é a segunda opção de subida para o Monastério e foi a que eu utilizei. Por ser operada por uma empresa privada, não estava em greve (rs....). O Aeri Montserrat é formado por duas cabines amarelinhas, com capacidade para 20 pessoas em pé e que percorrem todo o percurso de subida em 5 minutos. Confesso que em algumas vezes, senti um calafrio, pq as cabines passam COLADINHAS nas pedras e eu só imaginava o que uma rajada de vento poderia fazer (rs.....).

Caso vc opte por usar este transporte, será preciso saltar na Estação Aeri Montserrat. Uma estação antes da Monistrol de Montserrat que é de onde partem as cremalleras.

Para preços e horários, clique AQUI.

Explicado quais os tipos de transportes, vamos agora para a parte dos tickets que vc pode comprar. Vale ressaltar que caso vc tenha dúvidas, dentro da estação, pertinho das máquinas amarelas onde se compram os tickets, tem um centro de informações turísticas de Montserrat (no dia que fui por conta da greve... estava fechado).

Citarei apenas os combinados que achei mais interessantes e o que optei comprar (na verdade, fui obrigada a comprar, pois alguns serviços estavam parados).

-> Opção intermediária - Esta para mim seria a mais interessante. Você pode comprar em qualquer estação por onde passa o FCG. Na Praça da Catalunia é uma opção.



Inclui passagem de ida e volta no metrô de Barcelona + trem Barcelona-Monistrol de Montserrat ida e volta + trem cremalheira até Montserrat ida e volta + uso ilimitado do funicular de Sant Joan + uso ilimitado do funicular Santa Cova + ingresso para o Espaço Audiovisual. Custa €29,30.


(depois explicarei o que vem a ser os funiculares).

Os trens da Ferrocarrils saem a cada hora a partir das 8:36h

->  Opção simples - Inclui o trem Barcelona - Monistrol de Montserrat ida e volta mais o trem cremallheira ida e volta. O valor depende da temporada.

-> Opção simples 2 - Inclui o trem de Barcelona - Monistrol de Montserrat ida e volta mais o teleférico ida e volta. Paguei €19,90.

Existem outras opções com mais coisas inclusas, mas como eu estava com a pequena de 3 anos, não achei muito viável comprar ticket de museus e espaços audiovisuais. Poderia ficar exaustivo para ela.

Peguei o trem das 9:36 e por volta das 10:30 cheguei na Estação Aeri Montserrat. O trem inteiro saltou nesta estação. A fila para pegar o teleférico estava interminável. Por não ter o serviço de cremalleira funcionando, todos tiveram que optar pelo teleférico. Levei uns 30 minutos para subir e fiquei com pena de quem não saiu rápido do trem e estava láaaaa no final da fila.




Chegando lá em cima, você é automaticamente direcionado para uma passarela que desemboca bem em frente a Estação da Cremallera, e foi ali que dei de cara com o centro de informações turísticas onde peguei um mapinha do local e me encaminhei para a Basílica.




A ideia foi péssima. Ok, naquele momento eu não tinha nenhuma outra opção. Como citei lá em cima por diversas vezes, o ferrocarrils (FCG), estavam em estado de greve e ninguém por nenhum momento nos avisou isto. Talvez se tivessem avisado, eu teria ido outro dia. Por conta da greve, chegando ao Monastério, a única coisa que poderia ser feita era ir para a Basílica. Todos os outros pontos de visitação estavam fechados. Ou seja, o mundo estava na Basílica. rs.... Tirei algumas fotos, visitei a Basílica por dentro e fui para uma espécie de capelinha da Mística Fonte  da Água da Vida. Ali, acabei comprando uma velinha e fazendo uma oração.








Logo depois, fui em direção a fila para a visitação da imagem da Virgem de Montserrat. Olhando de frente para a Basílica, a entrada para visitar a Virgem, fica a direita. A visitação abriu às 12 horas e a fila além de simplesmente gigantesca, não andava. Após uns 20 minutos parada, desisti. Resolvi voltar para dentro da Basílica e assistir a Escolania. E foi a minha melhor decisão. Sentei em um banco bem na frente e pontualmente às 13 horas eles começaram a entoar os sons de suas vozes angelicais.






Após o belíssimo coro, fui novamente tentar ver a Imagem da Virgem graças a fila que estava bem menor.

Saindo da Basílica, fui caminhando em direção ao mirador dos Apòstols.Neste local, vc vai encontrar um mirante belíssimo, mesinhas para fazer um pic-nic e um restaurante self service. No caminho, dei de cara com uma feirinha recheada de doces, mel de todos os tipos, queijos variados e acabei comendo o famoso MEL I MATÓ. Uma espécie de queijo que vem acompanhado de mel por cima. Nossa, coisa boa demais. Mas confesso que sem o melzinho em cima, o queijo fica meio sem graça. O mel é o tchan da coisa. rs....






Nesta foto é possível ver o caminho da cremallera (a direita).




Depois que passei no mirante, reparei que os funiculares estavam funcionando e como a pequena se empolgou em andar de funicular, resolvi escolher um para ir.

Existem duas opções:

-> Funicular Santa Cova - desce até o local onde a imagem da Virgem de Montserrat foi encontrada por pastores. Da Estação final até a Santa Cova (capela construída no exato local onde a imagem foi encontrada), são 20 minutos de caminhada e pelo caminho vc vai encontrando bonitas obras de artes religiosas.
Eu acabei não optando por fazer este passeio. Marido foi sozinho. De longe era possível avistar a capela e achei que a pequena não fosse curtir caminhar 40 minutos (ida e volta).
Caso vc não tenha comprado o bilhete combinado como eu, será preciso pagar 4,60 euros para usar este funicular.





-> Funicular Sant Joan - para mim o ápice do passeio. Inaugurado em 1918, este funicular leva ao ponto mais alto de Montserrat e é de lá que vc terá as vistas mais lindas e incríveis do lugar.
Chegando lá em cima, é possível fazer várias trilhas para desvendar as rochas... eu escolhi a mais "simples" e que demoraria 30  minutos de caminhada ( 15 para ir e 15 para voltar). Acabei demorando mais pois parei muito para tirar fotos e a pequena ficou um pouco exausta. rs....
Pagamos 10 euros ida e volta. Ou seja, vale muito a pena comprar o ingresso combinado que dá direito a todos estes transportes.






Descendo do funicular, me encaminhei para o teleférico e voltamos para casa.

Existem outros passeios para serem feitos : Museu e Audiovisual. Mas optei por não fazer por conta da pequena.

Caso queira almoçar por lá, existe uma lanchonete, um restaurante e um self service. Como eu tinha levado lanche e saí de lá relativamente cedo, não almoçamos no local. Além disso, achei a comida cara e meio sem opção. Mas na hora do aperto vale a pena.

Super indico este bate e volta partindo de Barcelona. É simplesmente fantástico !!!!! (mesmo com a confusão da greve).





Nenhum comentário: