quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Crendices do bem

Boa tarde meninas !!!!

Eu estava aqui em casa tranquilamente lendo a Revista Cláudia que a minha mãe trouxe para BSB e me deparei com um artigo bem interessante sobre crenças de Réveillon.

A festa do Réveillon foi trazida pelos portugueses, que faziam pedidos a seus santos católicos depois da ceia. A prática juntou-se à veneração dos negros aos orixás e dos índios às forças da natureza, formando um sopão de crencas.

-> O hábito de comer 12 bagos de uva ou de sementes de romã à meia noite-noite do dia 31 de Dezembro é comum no Sudeste.
A tradição manda guardar as sementes secas de ambas as frutas na carteira durante todo o ano.

-> Consumida no fim do ano em todo o país,a lentilha representa a abundância por ter formato de moeda e aumentar de volume quando cozida.

-> O louro é mensageiro de prosperidade e deve ser incluído nas receitas,espalhado pela casa ou compor algum enfeite.

-> Os nordestinos adoram tomar banho de pipoca no Réveillon-herança dos escravos,que acreditavam atrair saúde e fartura.

Se todos estes alimentos dão sorte mesmo,ninguém garante, mas eles fazem parte de rituais que deixam a festa muito mais animada.


Eu não sei quanto a vocês, mas aqui em casa comer lentilha é algo certo. Não importa aonde passamos a virada do ano, sempre comemos lentilha (nos restaurantes ou em casa).

Para você que acredita ou pretende este ano dar uma forcinha para sorte ... aqui vai uma receitinha com romã que é super leve e gostosa. (digo isto com propriedades pois já comi uma gostosura destas,lógico de adaptei com outra fruta pois não sou chegada a romã ) (rs....)




Creme de iogurte com romã

Ingredientes


3 copos (170 g cada um ) de iogurte natural
1/2 xícara de leite em pó
6 colheres (sopa) de açúcar
Casca ralada de 1 limão
2 romãs debulhadas
8 colheres (chá) de xarope de romã (grenadine)


Modo de preparo

Em uma tigela pequena, misture bem com uma espátu la o iogurte, o leite em pó, o açúcar e a casca de limão até obter um creme homogêneo. Entre quatro taças, distribua as sementes de romã, reservando um pouco para decorar. Regue cada taça com 2 colheres (chá) do xarope. Disponha por cima o creme de iogurte e cubra com o restante do xarope. Sirva decorado com a romã reservada.


E vocês ??? Acreditam ou seguem algum ritual de ano novo para trazer boas vibrações ????

Beijinhos !!!!

 
*Créditos: Revista Cláudia de Dezembro de 2010
 
 

12 comentários:

Regina disse...

olá querida Maite!! tudo bem?
Não tinha lido essa reportagem, mas é bem interessante... sinceramente eu não faço nada rsrsrsrs... apenas não deixo de vestir a minha roupa branca gosto de pensar na paz no próximo ano!!
Sempre compro lentilha nas viradas de ano pois minha mãe faz!! rsrsrs...
Feliz Ano novo pra vc e pra sua familia!!
felicidades!!
www.psicologaregina.blogspot.com

Carol disse...

Menina eu nao acredito em nada! Nadica de nada hahahaha
Aqui em casa vai ser pao a metro e acabei de fazer sorvete de chocolate e de cajá (experiencia esse ultimo, o de chocolate já é especialidade da casa hahah).

Mas achei divertido saber que em varios lugares do Brasil tem outras crendices :D

Beijos!

Taise Pottier disse...

Oi Maite,passando pra desejar feliz ano pra vc e sua familia,que esse novo ano seja repleto de realizaçoes!Bom eu quando morava no Brasil,comi sete uvas a meia noite e fazia os sete pedidos e guardava a semente na carteira durante o ano,pra nos dar sorte,vestida sempre uma peça de roupa branca e pulava 3 ondas,mas como aqui eles não tem nenhum tipo de tradição,acabei deixando meio que de lado.mas é sempre bom fazer umas crendices do bem.bjs

Musa disse...

Menina, sabe q não tenho credice nenhuma! Só acho q não passaria o ano novo de preto! rsrsrs
Ano passado tb usei uma româ, vieram me dar no trabalho en ão custou nada, né? rs

Bjos!

Silvinha disse...

oiii Maite... eu também não faço nada de especial, so comemoro com as pessoas queridas que amo... isso é regra !!!
Tb gosto de usar branco, mas não por crendisse e sim por achar bonito todos de branco.. rsrsrsr vai entender..
Feliz Ano Novo pra ti

Thania disse...

Ai Tete...qdo eu era mais nova, q eu passava o reveillon na praia, eu tinha alguns rituais sim! Pulava 7 ondas, comia lentilha sem os pes no chao etc e tal, maaaaaas, hj em dia, nao faço nada disso! rs
Eu DETESTO reveillon e ja passei alguns, depois de velha, dormindo! Literalmente! E foram otimos...rs
Ja passei tomando banho tb! rs
Nao curto muito essa data nao, por isso, prefiro me recolher no meu cantinho e ta td certo! rs

Bjooooos

Amor desde infância disse...

ola mt obrigada desejo a vc o mesmo q 2011 seja o seu ano!!! mts vitorias! um bjinho amei a ultima receita !!!!

Kelly Oliveira disse...

Tem uma cara ótima!!!

EU ACREDITO QUE ADORARIA COMER UM POUQUINHO.... RSRSRSRSRSR

Feliz 2011!!!

Bjkas

Kelly Oliveira disse...

maitê, desencana, aquele professor está lele da cuca... se eu pesar 48 kg vou virar um esqueleto cabeçudo... rsrsrsrsrsrsrsrsrsr

Taise Pottier disse...

Oi Maite,o frio aqui esta uma coisa(- 8 graus),eu prefiro o calor,ainda mais criada perto da praia,mas a neve é linda,porém tem suas desvantagens também!me adiciona no msn assim podemos conversar
Taisejpf@hotmail.com
bjs

Flávia Shiroma disse...

Oi Maitê,

Eu não acredito que esses itens façam alguma diferença na vida de fato, mas acho bacana a "brincadeira" de ter tudo isso na passagem do ano e ver a família se preocupando em não esquecer de nenhum! rsrs

Bjs e obrigada pela sua companhia sempre carinhosa neste ano de 2010 lá no blog!!

Felicidades!

Mãe do VH disse...

Eu nunca fiz ritual nenhum na virada do ano, na verdade essa e uma data que eu adoro, masi sempre fico em ksa, e passo com a minha familia, a unica coisa que sempre faço é a lingeri nova.
Por enquanto o meu filho ainda e muito pequeno então ele vai dormir cedo, e como Curitiba morrer nessas epocas, pois todo mundo vai pro litoral, acho que estarei sozinha mesmo, e vou assistir o show da virada (que horror)... rsrs...