quarta-feira, 18 de abril de 2012

Meu primeiro merengue italiano

Bom dia meninas !!!!!

Hoje falarei sobre a minha super experiência com o merengue italiano.

Ok, aposto que muita gente vai ler este post e vai falar : Nossa, que exagero !!!! Todo este bafafá por causa de um simples "creminho" ???? Bem ... para quem nunca fez curso de confeiteiro e se aventurou em novos voos na cozinha se baseando apenas em vídeos do youtube ... Ponto pra mim !!!!! :)

Depois de muito pensar, decidi fazer o chá de bebê da minha filhota ... e como os gastos com bebê são inúmeros (roupas, mamadeiras, chupetas, móveis, decoração e etc ) decidi que algumas coisas eu mesma faria. E para isto, eu precisaria começar a testar algumas das minhas idéias.

A primeira idéia foi fazer uma torre de cupcakes ... Como não queria ter que fazer tudo sozinha (morar longe da família é uma droga viu ?? ), comecei a fazer algumas cotações e a mais em conta que achei foi de R$ 4,50 por cupcake !!! Como o chá é para cerca de 50 pessoas e calculando por baixo 2 cupcakes por pessoa ... a brincadeira iria começar pelo módico valor de R$ 450,00 !!! Infelizmente ainda não ganhei na mega sena ... então o jeito foi colocar a mão na massa.

Sempre fiz cupcakes aqui em casa ... ADORO, mas o meu problema sempre foi acertar o ponto do ganache... NUNCA consegui acertar !!!! Porém após algumas pesquisas e escolha do tema do chá, resolvi que a cobertura seria branca, afinal os wrappers dos cupcakes serão coloridinhos e os cupcakes que não receberem os wrappers terão forminhas decoradinhas que vieram dos EUA (da última viagem ... compra-se coisas para bebê, mas para minhas aventuras gastronômicas também) (rs.....).

Então ... como a cobertura do cupcake seria branca, dentre as opções escolhidas, optei por fazer o merengue italiano. E posso dizer que penei ... penei pelo simples fato de que não conseguia de jeito nenhum chegar ao tal ponto fio da calda. Depois de 3 tentativas frustradas ... cheguei ao ponto exato das quantidades dos ingredientes e do tal ponto fio e devo isto a este vídeo aqui :


Ele está em espanhol... mas a linguagem está bem fácil ... caso vc não entenda o passo a passo, me fala que eu faço um videozinho em português e disponibilizo aqui (até pq farei outras levas deste merengue para pegar o jeito da brincadeira) (rs..........).




Merengue pronto, veio a parte de decorar o cupcake ... bem ... peguei meu saquinho de confeiteiro e mandei ver. Não ficaram perfeitos ... mas para uma primeira tentativa, fiquei bem satisfeita !!!! O desafio agora é praticar mais e voila ...



Para quem quiser se arriscar ... vamos aos ingredientes :

Ingredientes do merengue italiano

1 xícara de água
2 xícaras de açúcar
3 colheres de sopa de limão e 3/4 de xícara de clara de ovo.

O modo de fazer está bem explicadinho no vídeo. Qualquer dúvida é só falarem.

Agora vamos ao cupcake propriamente dito ???

A receita que eu fiz foi de cupcake de maçã com pedacinhos de chocolate ... quem me enviou esta receita foi uma amiga dos tempos de faculdade de música. Um dia ela anunciou que faria esta receita no facebook e claro que a babona por cupcake pediu a receita e ela foi super solícita em dividir comigo. Como os bolinhos ficaram divinos ... resolvi dividir por aqui também.

Cupcake de maçã

Ingredientes

200 gramas de manteiga (eu uso sem sal)
2 xícaras de açúcar
3 ovos inteiros
2 xícaras de farinha
1 colher de sopa de fermento
1 colher de sopa de canela
1 xícara de iogurte natural
3 xícaras de maçã picada ou banana amassada

Primeiro bata na batedeira a manteiga e o açúcar, quando ficar homogêneo coloque os ovos 1 a a, batendo sempre. Desligue a batedeira e acrescente a farinha, fermento e canela, misture com uma colher e depois volte a bater. Desligue novamente a batedeira e misture com uma colher a maçã e o iogurte.

Na hora de colocar nas forminhas coloque metade da massa. Se quiser, coloque um quadradinho de chocolate no meio e leve ao forno até que ele fique douradinho.

No forno aqui de casa, demorou cerca de 30 minutos em forno a 180º.


Beijinhos !!!!!


5 comentários:

Danee disse...

Maitê, em casa de festas vendem um produto chamado pó pra merengue que facilita e muito o trabalho. Você só vai precisar do pó, açúcar impalpável e água. Eu tenho medo de usar ovos nesse tipo de receita por conta da salmonela. Vê se você encontra por essas bandas.
beijocas

Vivia disse...

E agora que estou desejando?

Marta disse...

Tetê.. ficaram lindos e o chá de sua pequena ficará mais lindo ainda co toda essa dedicação e carinho.. realmente é muita despesa!!!
Beijos

Janaína Bentinho! disse...

Eu nessa fome lendo isso eh tortura!
E o quarto?! Como esta?!
Oh, nao consegui importar vcs pro blog novo! Entao segue aih:
www.janabentinho.blogspot.com
E da uma ajudinha na divulgacao amiga?! Eh muita gente... Bjoca!

Jana!

Jana Bentinho disse...

MAITEEEEEEEEEEEEEE... eu ja deixei aqui nao deixei?!
Se nao eh o www.janabentinho.blogspot.com
Vai lah me ver! Bjoca imensa!
Ops..duas bjocas neh?!
Hahuahuahau...

Jana!