segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Viajando de trem – PORTUGAL

Bom dia meninas !!!!

Enquanto não escrevo sobre a minha última viagem ... sim ... depois da Itália viajei de novo. Resolvi dar uma organizada nos meus arquivos / roteiros antigos que guardo aqui no computador e achei alguns DOC's interessantes que utilizei como "guia" para alguns dos lugares que fui. Sendo assim, resolvi dividir com vocês alguns deles. Assim além de ter meus roteirinhos organizados neste meu "diário virtual", ajudo outras meninas e meninos que estejam montando seu roteiro de viagem.

Um post MUITO INTERESSANTE que utilizei na hora de comprar as minhas passagens de trem por portugal, eu encontrei no blog misscheck-in. Além de interessante, é bem completo e se vc seguir direitinho as dicas da dona do blog, não tem como errar na hora da compra.

O passo a passo eu vou reproduzir aqui, mas caso vc queira mais informações, dicas sobre vários lugares e apreciar lindas fotos ... é só entrar no blog Miss Check-in e aproveitar.

"Primeiro, vamos ao tradutor. No português de Portugal: estação de trem = gare e  trem = comboio.

Não deixe para comprar de trem em cima da hora, no dia de viajar. Quase não achamos e os melhores horários já não estavam mais disponíveis. Dessa vez, comprei  tudo pela internet. Adorei.
Basta ir no site da Empresa de Comboios Portugueses http://www.cp.pt/  :

 Na foto abaixo aparece a tela inicial, onde,  na lateral direita aparecem os campos para definir a origem, o destino e a data da viagem. Para comprar é preciso se cadastrar on-line e, para tanto, na mesma coluna, um pouco mais abaixo, fica o campo para login e/ou cadastro.



Tela 2 – após selecionar a origem, o destino, data e classe (conforto ou turística), dando o “ok”, você passa para a segunda tela. Nela, você escolherá o horário. Para os horários disponíveis, há indicação da duração da viagem que varia de acordo com o tipo de itinerário: AP (Alfa Pendular) e IC (Intercidades):



Tela 3 – escolhendo o horário, na tela seguinte você deverá identificar o(s) passageiro(s), inserindo o nome completo e o nº do Passaporte:



Tela 4 – identificando os passageiros, o próximo passo é escolher os lugares. Quando disponível, lugares com ponto de energia serão identificados pelo desenho de uma tomada:




Tela 5 – na sequência, segue a tela para pagamento via cartão de crédito (tem que ser internacional, ok??). Detalhe: não é necessário selecionar a bandeira (Visa, Master), ao inserir o número, eles já identificam:



Tela 6 – o pagamento é autorizado no ato, em poucos segundos. Uma vez autorizado, na tela seguinte surge a confirmação de compra dos bilhetes e um link para o documento PDF que contém a passagem. Neste formato, básico, você pode imprimir e/ou salvar no seu computador. Eles também te enviam uma SMS de confirmação, caso você tenha inserido algum número de celular (com código DDD e DDI) para contato. Ideal imprimir o bilhete, que sai em uma folha A4, contendo itinerário, número do trem, do vagão, nome completo e nº do passaporte do passageiro:



Observação importante: Ao embarcar, observe o número do seu vagão".

Beijinhos !!!

* créditos:

http://misscheck-in.com/2011/04/06/viajando-de-trem-portugal/



Um comentário:

Carina disse...

Maitê,
meu sonho é ir Portugal, acho um país encantador!