quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Dicas para alugar um carro nos EUA

Oi meninas !!!!

Das duas vezes que fui aos Estados Unidos, uma das coisas que mais me deixava preocupada era em alugar um carro. Por isto acabei passando para cá as dicas que anotei no meu diário de viagem. De tudo que já procurei na internet, estas foram as dicas que achei mais importantes.

Espero que ajude quem vai fazer uma viagem internacional e vai alugar um carro.

Vamos lá !!!

1- É melhor reservar o automóvel ainda no Brasil, antes da viagem?


Sim. Em época de alta temporada, eventos especiais, ou mesmo em pequenos feriados, é muito comum não encontrar veículos disponíveis à locação, ou então quando ainda se encontra é provável que as Tarifas de Balcão sejam, no mínimo, o dobro do valor.

O mais seguro é contratar o serviço de empresas que não exijam número de cartão de crédito e que aceitem reservar o veículo na condição de que o pagamento seja feito no ato de retirada do mesmo.

Geralmente as lojas de aluguel de carro nos aeroportos localizam-se no terminal de desembarque porém em alguns aeroportos as mesmas encontram-se fora do terminal, como por exemplo é o caso do aeroporto em Miami. Neste caso, o cliente deverá utilizar o serviço de transfer - ônibus circular – oferecido gratuitamente pelas locadoras, para chegar até a loja mais próxima da empresa. Nos grandes aeroportos os ônibus circulam com bastante frequência e estão sempre bem identificados com os nomes de suas respectivas empresas (Avis, Alamo, National, Hertz, Budget, Thrifty, Dollar) pois cada locadora tem sua própria frota de micro ônibus.

2- Quais as formas de pagamento ?

Basicamente existem duas opções de pagamento. O pagamento antecipado, ao efetuar a reserva e, o pagamento no destino, quando o cliente recebe o veículo. Uma das desvantagens do pré-pagamento é que se por ventura o cliente ficar impossibilitado de viajar, independentemente do motivo, provavelmente será cobrada uma multa pelo cancelamento da reserva ou, em alguns casos o cliente poderá até mesmo perder o valor integral da reserva pré-paga

3 - Se o automóvel quebrar, recebo outro?

Sim. Se o carro pifar ou se você espatifá-lo em um poste, um outro automóvel deverá estar em suas mãos em pouco tempo, sem despesas adicionais. Isso, naturalmente, se a locadora for séria e idônea. Nos Estados Unidos e na Europa, é claro, a reposição é quase sempre imediata.

4- Quais seguros é preciso contratar ?

Como são comissionados pela venda de todo e qualquer opcional aceito pelo locatário é hábito entre os atendentes das locadoras oferecerem todos os tipos de seguro ao cliente. A dica neste caso é a da escolha por um PLANO em que já estejam inclusos os seguros de seu interesse, pois comprá-los em separado tornar-se-á o valor total da locação bem mais salgado.

É fundamental entender o sistema, para evitar surpresas que estraguem a viagem e arruínem as finanças. Nos Estados Unidos e na Europa, as modalidades são semelhantes. O seguro básico é o chamado LDW (Loss Damage Waiver). A rigor, isenta você de qualquer responsabilidade financeira (exceto quando houver franquia) por perda ou dano causado por colisão, roubo e vandalismo. Mas, se quiser mesmo dar de ombros para o azar, há o seguro ALI, ou Proteção Adicional contra Terceiros — que cobre até morte de outras pessoas. Você é daqueles que acham que um meteoro vai cair sobre a cabeça? O PAI cobre despesas médicas após acidentes com o veículo. E inclui até seguro de vida! O.k., você é materialista e quer estender a cobertura às bagagens? Nesse caso, a apólice é a PEP, com cobertura de até 1 800 dólares por tudo que você levar no carro.

5- Existem custos adicionais ?

Alguns são obrigatórios como taxas e impostos que serão inseridos no valor TOTAL da locação. Outros, são opcionais como por exemplo condutor adicional, cadeirinha para criança, GPS (sistema de navegação), entre outros.

6- É melhor devolver o carro com o tanque cheio ou vazio?

Encha o tanque, antes de devolver. Se você devolvê-lo vazio, a empresa vai cobrar o combustível em espécie.

7- Como agir em caso de acidentes ?

A primeira providência seria chamar a policia ( 911 – ligação gratuita) solicitando uma ocorrência policial (police report). É preciso fazê-la mesmo que o acidente não envolva um outro veículo pois essa ocorrência policial será solicitada pela locadora ao locatário na devolução do carro. Caso o automóvel esteja inoperante após o acidente deve-se telefonar para o número de emergência da locadora que geralmente está impresso no contrato de locação, e informar onde localiza-se o veículo. O procedimento normal entre as grandes locadoras é de enviar ao cliente um carro substituto pelo reboque e este, transportar o carro danificado. Esta é uma regra que deve ser GARANTIDA independentemente do cliente ter ou não contratado qualquer tipo de seguro, pois os custos referentes aos reparos causados pelo acidente serão avaliados posteriormente e cobrados à parte responsável (locadora, seguradora, terceiros ou locatário).

8- Há segredos dirigir um automático?

Se você nunca dirigiu um, prepare-se para estranhar a ausência de embreagem. Os momentos mais perigosos de um viciado em câmbio mecânico são justamente os primeiros metros — do pátio da empresa até o primeiro sinal luminoso.

O estranhamento dura só alguns minutos. Poucas milhas mais tarde, você estará manejando como um perito as letras P (parking, estacionar), R (ré), N (neutro, ponto morto) e D (drive, dirigir).


9- Minha habilitação é válida fora do Brasil?

Com exceção de dois países, sim. Os paulistas podem alugar e dirigir automóveis no exterior usando unicamente a sua “carta” de motorista. Para os demais brasileiros, serve a Carteira Nacional de Habilitação. As citadas exceções, para as quais se exige uma habilitação internacional, são a Grécia e a Rússia (pode-se tirá-la no Detran ou no Touring). Na maior parte dos países, porém, o estrangeiro deve ter uma idade mínima para sentar-se ao volante. Pode variar dos 19 anos (na Áustria e na Noruega, por exemplo) aos 25 anos (Bulgária), mas 21 anos é a maioridade padrão internacional para se locar um veículo, incluindo os Estados Unidos. Muitos países também exigem uma espécie de quarentena mínima para se pegar uma estrada — na Itália, por exemplo, pelo menos um ano de habilitação no país de origem. Nos países da ex-Cortina de Ferro, dois anos. Cheque com sua locadora na hora da reserva, aqui no Brasil.

10- Devolução

Carros que foram alugados com seguro completo da locadora geralmente sofrem menos vistoria, ou mesmo, nem são inspecionados. Isso ocorre porque independentemente de apresentarem ou não algum estrago causado pelo locatário, este está coberto pela isenção de responsabilidade por danos materiais. Todavia, se constatado algum dano, a locadora solicitará uma ocorrência policial do acidente para facilitar a tramitação de documentos entre a locadora e a seguradora, principalmente se estiverem outros carros envolvidos no acidente. Já os carros alugados sem seguro ou, com seguro próprio ou, assegurados pelo cartão de crédito do locatário, normalmente sofrem minunciosa,vistoria pois caso haja algum dano será cobrado instantaneamente do cliente. Quando o orçamento referente aos danos causados ao veículo é mais complexo a locadora inicialmente só recebe o automóvel e posteriormente debita o valor do “preju” no cartão de crédito do locatário. Nesse caso, fica por conta do cliente solicitar ressarcimento das despesas a sua seguradora ou à empresa de cartão de crédito, se tiver utilizado o seguro do cartão.


Beijinhos !!


* Créditos:

http://www.triplan.com.br/
http://www.carrosalugado.com/
http://www.avis.com.pt/
http://www.taflorida.com/

Nenhum comentário: