quarta-feira, 13 de abril de 2016

Bruges - Day Trip partindo de Bruxelas.


E lá vamos nós entre um post aqui, um post ali … consigo parar para escrever sobre a viagem de Agosto. E o blog que era sobre tudo um pouco está quase se tornando um blog de viagens pq não consigo tempo para escrever sobre mais nada. Não nego, eu gosto... mas sinto falta de escrever um pouco por exemplo sobre a minha percepção de como é morar em Barcelona.

 Enfim... foco em Bruges... uma cidadezinha linda, cortada por rios e construções em estilo gótico.

Como vários passeios que fizemos, Bruges foi um passeio de bate e volta a partir de Bruxelas e indico demais para quem estiver na região. Na verdade, indicaria dormir na cidade e curtir dois dias com calma, mas como nosso objetivo era não ficar com malas nas costas... 1 dia meio corridinho bastou.

A distância entre Bruxelas e Bruges é de apenas 160 km e a viagem de trem dura uma horinha só.
Para vc chegar a Bruges de trem, é preciso ir até a Estação Bruxelles Midi que é a principal estação de Bruxelas. É desta estação que partem os trens internacionais da Eurostar, Thalys e etc. Vc pode chegar até Bruxelles Midi de metrô. Ele também se conecta a estação de trem. Entrando pela entrada principal da Estação, possui um painel enorme com todos os horários de saídas de trem e aonde vc pode comprar as suas passagens, caso não tenha comprado com antecedência pela internet (elas podem ser compradas pela Rail Europe que é a representante oficial dos trens da Bélgica).

O trem para na Estação principal de Bruges e é ali que o passeio começa.


Nós começamos nosso passeio em busca do Begijnhof  ou Jardins das Beguinas de Flandres (EN: Flemish Béguinage NL:Vlaamse Begijnhof), uma espécie de convento para mulheres não-ordenadas, construído no século 13, que se espalha por casinhas brancas em torno de um parque.








Quem leu os meus primeiros post sobre Amsterdam, viu que visitamos um lugar igualzinho a este por lá.

O local foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Saindo do Begijnhof (pela entrada branca... nós entramos pelo pórtico e saímos pela entrada que chamei de branca), vc se depara com o Lago do Amor. Antes da ligação medieval com o mar estagnar, ali ficava uma movimentada doca, bem o oposto de hoje. O por que de ter este nome eu não faço ideia.


 


Do lago do amor, fomos caminhando em direção ao Sint – Janshopitaal, antigo hospital da cidade. Existem duas entradas para este local: um pequeno pórtico (que foi por onde nós passamos) e a outra entrada é bem em frente a Igreja de Nossa Senhora. O hospital do século XI  é um dos mais antigos edifícios hospitalares que ainda se conservam. Durante a idade média, acolheu peregrinos e enfermos e mais tarde, foi ampliado e passou a contar com um monastério e um convento. Hoje é apenas um atrativo turístico com um bonito jardim e vista para a Igreja de Nossa Senhora.




Do Sint – Janshopitaal, em poucos passos, chegamos na Onze Lieve Vrouw Kerk (Igreja de Nossa Senhora), que é uma das Igrejas  mais visitadas e bonita de Bruges.




Seu principal “ponto turístico” é a escultura da Virgem com uma criança (Madonna with child), feita por Michelângelo. Dizem que esta foi a única estátua a sair da Itália enquanto ele ainda era vivo.  Boa parte da Igreja está aberta a visitação gratuita do público, mas caso queira acessar a parte onde se encontra a estátua, é preciso pagar 3 euros. A torre da Igreja possui 122 metros de altura, porém não se encontra aberta para visitação.

                              Madonna with child

Saindo da Igreja de Nossa Senhora, fomos caminhando em direção a Sint-Salvator Cathedral (Catedral do São Salvador), que é ainda mais antiga que a Igreja de Nossa Senhora, e data dos tempos romanos. Da sua construção original, restaram apenas alguns pedaços das colunas que formavam o seu pórtico de entrada. Infelizmente a Igreja estava coberta de tapumes pois estava em reforma. Apesar de ser muito bonita, perdeu um pouco do encanto. Sem falar que estava bem mais lotada do que a Igreja de Nossa Senhora.





E assim fomos caminhando em direção ao ponto principal do passeio: a Grand Place.


No meio do caminho, passamos pela De Halve Maan que é a cervejaria local e que faz a Bruges Zot, uma famosa cerveja local. Caso vc seja fissurado em cervejas, é possível fazer uma visita guiada onde vc poderá aprender mais sobre o método de fabricação . No final vc ainda poderá degustar  uma cerveja tirada na pressão e antes de ser filtrada. Não sei ao certo o que isto significa pq não gosto de cerveja. Mas para os homens entendidos no assunto, fica a dica. A visita guiada é feita em Inglês e Holandês. O valor da visita custa 9 euros incluso a caneca de cerveja. Como eu estava com medo de não dar tempo de ver todos os lugares da minha listinha, deixamos a visita para mais tarde (e acabou que não deu tempo e o marido apenas comprou a cerveja para tomar em casa).



 


Quase em frente a De Halve Maan, fica uma das filiais da loja de Natal mais linda que vi na vida, a Kathe Wohlfahrt. É casa enfeite de deixar qualquer um louco !!! Uma pena não pode tirar fotos para mostrar aqui e infelizmente os preços acompanhando a beleza dos enfeites. Comprei só unzinho para não passar em branco e para colocar na minha árvore que um dia pretendo montar só com enfeites comprados pelo mundo.




Voltando a caminhar em direção em a Grote Markt (ou Grand Place), passamos pela principal rua da cidade, repleta de lojas. Nem olhei muito para os lados para não cair em tentação. Rs....



A praça é absurdamente linda!!! São vários prédios em estilos diferentes e parar ali para apreciar tudo com calma é quase que uma atividade obrigatória.

O Palácio Provincial e o antigo prédio dos Correios são em estilo Neogótico.


Do outro lado da praça, casinhas coloridas bem no estilo holandês de ser repleto de bares e restaurantes.




Do outro lado do “quadrado”, vc poderá admirar o Belfort ou Campanário. Sua construção inicial datada do século XIV, é considerado o ponto turístico principal da cidade e que possui uma vista bárbara da cidade. Para subir são somente 366 degraus e de lá além da vista, vc pode admirar o carrilhão de sinos. São apenas 47. Rs....


Ao ladinho da Grote Markt, fica a Burg, uma outra praça linda e bastante importante historicamente, já que lá foi construído o primeiro castelo de Bruges, e a pequena vila que se transformou na cidade se formou ali.  É nesta praça também que fica a Stadhuis (prefeitura), construída entre 1376 e 1420.



Ao lado da Prefeitura, fica a antiga casa dos arquivistas, construída em 1534 e ali no cantinho da Praça, quase passando desapercebido, fica (para mim), o ponto alto da visita, o Santuário Heilig Bloedbasiliek. A entrada é bem discreta e no seu interior, fica a Basílica do Sangue Sagrado que guarda um frasco do sangue de Cristo.

 Prefeitura


 Antigo prédio dos arquivistas 



 Ligando a Grote Markt a Burg, fica a rua Breidelstraat que é lotada de lojas de chocolates e souvenirs da cidade. Foi ali que compramos nosso imã de geladeira (rs....).

E assim terminamos nossos “obrigatórios” pontos turísticos a serem visitados. Era hora de nos perder pelas ruas... tirar fotos, sentar para almoçar, comprar chocolates e cervejas.









Às 17 horas, pegamos o trem rumo a Bruxelas.

O post ficou longo e dá a impressão de andamos absurdamente. Se vcs repararem pelos mapinhas do google que eu coloquei aqui, é tudo bem pertinho. Coisa de caminhadas de 5, 6 minutinhos. É bem rápido.

Indico demais este bate e volta. Bruges é encantadora demais !!!

* Informações


-> De Halve Maan - A Meia Lua, fica na Walplein 26.
Horário de funcionamento: Segunda à sexta das 11hs às 16hs (entre Novembro e Março, fecha às 15hs), sábado das 11hs às 17hs, domingo das 11hs às 16hs

-> Santuário Heilig Bloedbasiliek
Endereço: Burg 10
Horário de funcionamento: Diariamente das 9h30 às 11h50 e das 14hs às 17h50 (fecha às 15h30 entre Outubro e Março)
 
 -> Catedral do São Salvador - http://sintsalvator.be/






Um comentário:

Marta disse...

Nossa! Amei essa linda cidade! Super aconchegante! Beijos