terça-feira, 19 de abril de 2016

Zaragoza - Day trip partindo de Barcelona



No feriado da Páscoa fomos para Madrid. Mas como o trem iria passar em frente a Zaragoza e já tínhamos lido muita coisa interessante sobre a cidade, resolvemos saltar do trem e passar a Sexta-feira por lá.

OBS 1: Na Catalunha o feriado da Páscoa é de Sexta a Segunda.

OBS 2: Resolvemos saltar em Zaragoza com dias de antecedência, por isto compramos passagem Barcelona – Zaragoza e depois Zaragoza – Madrid. Neste trem, não é possível comprar a passagem e viajar em qualquer horário como na Rodalies por exemplo.

Nós pegamos o trem AVE (alta velocidade) e em cerca de 1h e 50 minutos, chegamos a cidade.


Nossa experiência por Zaragoza não começou muito agradável e confesso que tomei birra da cidade por causa da moça do Centro de Informações Turísticas que foi de uma total incompetência. Explico. Saltamos do trem e ao subir a rampa, demos de cara com o centro de informações. Marido que é o expert do Espanhol entrou e solicitou um mapa e informações para chegarmos aos principais pontos turísticos. 


A mocinha, entregou o mapa e nos informou que deveríamos sair da Estação e virar a esquerda. Andando uns 20 minutos, chegaríamos ao Palácio de la Aljafería e que por ser feriado, as visitas se encerrariam ao meio dia. Até aí, perfeito. Fomos andando em direção a outra extremidade da estação Zaragoza Delicias a procura do consigna para deixar as malas. 

          Deixar a mala no Consigna custa 3.50 para mala pequenas e 4.50 para malas grandes

 Depois de todo o processo feito, partimos na direção que a mocinha nos indicou. Fail. Andamos por quase 1 horas e ficamos completamente perdidos no meio do nada. Marido então, resolveu ligar o gps do celular e nos vimos no lado completamente contrário ao que queríamos ir. Não passava um táxi e muito menos um ônibus, o jeito era caminhar tudo de volta. E assim fizemos. Quase 2 horas de passeio perdido. E o pior, ainda andamos correndo para dar tempo de entrar no Palácio.

E aqui fica a dica 1: Saindo da estação de trem pela porta mais perto do Consigna, siga em frente. Caso saia na porta perto do centro de informações ( esta porta fica ao lado do relógio da fachada da estação). Vire a sua esquerda !!! (se vc der de cara com um Carrefour... está no caminho errado. Volte).



Depois de uma longa caminhada, chegamos ao nosso primeiro ponto turístico: o Palácio de la Aljaferia. Datado do século XI, durante a sua existência, o Palácio sofreu diversas transformações. Lá dentro é possível ver construções islâmicas, góticas  as recentes  reformas  contemporâneas. Hoje abriga a sede das Cortes de Aragón. 



Eu que adoro estas construções “medievais” (neste caso arte Mudéjar), fiquei doida para visitar o lugar, mas apesar de termos chegado lá antes das 12 horas (horário que a guia nos informou de que fecharia o museu), a fila para comprar o ingresso rodava o quarteirão. Eu exausta de tanto andar, com um monte de coisas que queria conhecer, abri mão e fiquei só com as fotos do exterior mesmo. ( a propósito, o museu fecharia somente às  20 h e não ao meio dia como a desinformada nos informou).

Continuamos nossa caminhada até a Plaza de Toros de la Misericordia. Nossa paradinha ali foi somente para tirar fotos mesmo. Nosso objetivo era chegar na Catedral. O ponto alto do passeio.





Fomos caminhando pelas ruas da cidade, até que nos deparamos com o Mercado Central de Zaragoza. Construído em 1903, hoje possui dois andares. O andar superior com venda de artesanatos e o segundo andar voltado para serviços.




Infelizmente não pudemos entrar pois era feriado na cidade e ele se encontrava fechado.

Bem atrás do Mercado, encontramos as Muralhas romanas de Caesaraugusta. Antigamente estas muralhas possuíam 120 torres e seus muros tinham até 7 metros de espessura. Datadas do séculos III, hoje se encontram a mercê a degradação. Digo isto pq as muralhas não se encontram protegidas de forma nenhuma e vi muitas pessoas subindo no local para tirar fotos e pegando “pedrinhas” para guardar de recordação. 


Ao virar a esquina, chegamos a Plaza Nuestra Señora del Pilar.

A primeira impressionante obra do lugar é a chamada Fonte de la Hispanidad, construída em 1991 em honra aos Países Latinos Americanos, cuja Padroeira é a Virgen del Pilar. A fonte, representa um mapa da América Latina. Pelas explicações que peguei na internet,” a ranhura do lado esquerdo, representa a Península de Yucatán e a América Central. A cachoeira representa a América do Sul e a lagoa o resto do continente até a Tierra Del Fuego”. (fonte: turismodezaragoza.es).





Logo a frente, estava a Basílica de Nuestra Señora del Pilar, padroeira da Espanha. Eu não encontrei ao certo a explicação da construção desta Basílica. Cada lugar uma informação diferente. Então acabei baseando meus conhecimentos no que encontrei na página da própria basílica: “ Reza a história, de que “o Apóstolo Tiago o Maior estava em Cesaraugusta, nas margens do Rio Ebro, ao lado de um pequeno grupo de convertidos que tinham ouvido e acreditava que sua pregação. Mas cesaraugustanos foram bastante duros de ouvido e coração, e o apóstolo viu vacilar forças e começando a se perguntar se faz sentido continuar a pregar a mensagem de Jesus na terra. Quando sua fraqueza, desânimo, o fez perder o seu valor, ele viu Maria, a mãe de Jesus, em uma aparição gloriosa, rodeado por anjos de Jerusalém (ainda não morreu Maria), ele veio para consolar e renovar seus espíritos . A Santíssima Virgem, deu a Santiago Pillar, a Coluna de jaspe que hoje detém a sua imagem como um símbolo da força e o instruiu a construir no mesmo lugar, um templo. Este acontecimento é datado de 2 de Janeiro de 40”.

Inicialmente foi construído uma pequena capela e foi crescendo aos poucos e após um grande incêndio, foi construído este “modelo” barroco atual que foi terminada em 1711.


A visitação da Basílica é simplesmente incrível. Lá dentro vc se impressiona com a grandiosidade das coisas. É possível ver a imagem de Nuestra  Señora  Del Pilar e nas abóbadas, pinturas de Goya.

Não se pode tirar fotos lá dentro e acabei levando uma bronca do segurança. Mas como vi todo mundo tirando fotos, acabei desrespeitando as regras e tirando algumas.


Infelizmente acabei tirando as fotos com o celular, por conta da bronca e a foto ficou horrorosa.

                                                   Pintura de Goya 


É possível subir na torre da Basílica e se encantar com a vista perfeita lá de cima. Além de se admirar de mais pertinho o telhado colorido da Basílica.



Saindo da Basílica e seguindo em frente, vc vai encontrar o cubo mais famoso da cidade (rs...). O Museo del Foro Caesaraugusta. Lá vc poderá encontrar os restos da antiga cidade romana de Caesaraugusta. Nós acabamos não entrando. Primeiro que a Praça estava lotada com os festivos de Páscoa e suas procissões e depois pq começou a chover. Enquanto esperávamos a chuva amenizar, paramos para comprar lembranças e almoçar. 





Atrás do Museu del Foro, fica a Catedral de San Salvador, Patrimônio Mundial da Humanidade. Também estava fechada por conta dos festivos da Páscoa.


                                                                        Sua lateral

Pegamos a Calle Don Jaimel e fomos caminhando até a Plaza España que fica no princípio do Paseo da Independencia . A Calle Don Jaimel possui vários locais muito interessantes para vc degustar as famosas tapas. Não paramos em nenhuma pois tínhamos acabado de almoçar, mas fica a dica para quem estiver passado. Já o Paseo da Independencia é um local super amplo e cheio de lojas de grandes marcas. Perfeito para  compras.

                                                                   Plaza España



Já bem cansados do passeio, pegamos um táxi e fomos conhecer a área onde aconteceu a Expo 2008.

Eu particularmente acho estas Expo`s um desperdício de dinheiro público. Salvo raras exceções. O lugar é gigante. Cheio de prédios futuristas e com um que de local abandonado/pouco aproveitado. Não sei se o dia de feriado e chuvoso ajudou a afastar as pessoas do local, mas no dia que fomos, pouquíssimas pessoas andavam por ali e particularmente, fora os prédios para ver por fora, não há o que fazer ali (salvo para crianças que podem aproveitar o parquinho e o espaço enorme para correr).

O táxi nos deixou em frente a um dos prédios mais significativos do local: Torre Del Agua.  Ele tem o formato de uma gota d`água. Ao lado da torre, fica o teleférico que não estava funcionando e nem sei se funciona. Não encontrei infos sobre isto.


O espaço é excelente e fiquei com dó de vê-lo tão maltratado e com alguns prédios em visível deterioração. Espero que façam um melhor proveito deste lugar , pq potencial tem. 












 Jardim dos sons - Saem sons destes "troncos". Bem tranquilizador o lugar. rs...

Após rodarmos um pouco pelo lugar, nos encaminhamos em direção a Estação de trem. Pegamos nossa mala e embarcamos às  18 horas em direção a Madrid.





Existem outros lugares interessantes para conhecer em Zaragoza. Li que o Museu das Tapeçarias é

incrível, mas só tivemos tempo de fazer o básico mesmo. 

E este foi nosso roteiro.

 

* Informações práticas:

-> Palácio de la Aljaferia

* Preço da entrada: 5 euros.
De 0 a 12 anos – gratuito
Maiores de 65 anos – 1 euro

* Horário de visitação: De abril a octubre: todos los días* de 10 a 14 h y de 16:30 a 20 h.Visitas guiadas a las 10:30, 11:30, 12:30, 16:30, 17:30 y 18:30 h.
De noviembre a marzo: de lunes a sábado* de 10 a 14 y de 16 a 18:30 h. Domingos: 10 a 14 h. Visitas guiadas a las 10:30, 11:30, 12:30, 16:30 y 17:30 h.
As quintas durante todo o dia e as Sextas na parte da manhã em que houverem sessões parlamentares,  não haverá visitas. (entrem no site do palácio para confirmar a abertura).

-> Basílica
Horários – Basílica Inverno: 05:45 – 20:30 (segunda a sábado) – 05:45 – 21:30 (feriados e domingos).
Verão – 05:45 – 21:30 – grátis
Torre Inverno: 09:30 – 14:00 e das 16:00 – 18:00
Verão: 09:30 – 14:00 e das 16:00 – 19:00 (sexta-feira fechada)
Tarifa: $ 2,00€



Nenhum comentário: