terça-feira, 21 de junho de 2016

Peratallada

Dando continuidade aos post sobre a Costa Brava, nossa segunda parada pela região, foi em Peratallada. Talvez o destino passasse batido, mas uma amiga de um dos vários grupos de viagem que participo e que morou em Barcelona por 3 meses, me indicou o local com veemência então resolvi pesquisar um pouco mais.

Saímos de Tossa de Mar em direção a Peratallada. Estrada muito boa, bem sinalizada e em cerca de 50 minutos chegamos.

Peratallada, está localizada na região conhecida como "Baix Empordá" de Girona, que vem a ser a parte da Costa Brava terra a dentro. A 39 km de distância de Girona ou a 136 km de Barcelona, um day trip ao local para mim é praticamente parada obrigatória a quem vai para a Costa Brava. Considerado o núcleo medieval mais importante e conservado da Cataluña e sua história é datada a partir de 713 com a ocupação árabe na região!! Depois disto só foram encontradas referências a partir de 1062. A história de Peratallada, é intimamente ligada a uma das famílias feudais mais importantes da região.

Nosso passeio começou pela Iglesia San Estebe, bem em frente ao estacionamento público da cidade. Por ter sido construída de pedras com vielas e ruas bem estreitinhas, para entrar na cidade, é preciso deixar o carro do lado de fora.






A Iglesia de San Estebe é um templo do século XIII, com fachada romântica. No local, encontra-se o túmulo do Barão Gilabert de Cruilles, o primeiro senhor de uma nobre família de raízes antigas e que foi governador de Sevilha em 1329. A Igreja é uma gracinha. Rústica e com um quê de charmosa. No dia que fomos ela ainda estava decorada para um casamento que aconteceu no final de semana. Decoração simples que super combinou com o local. Confesso que fiquei com vontade de casar de novo por lá. rs....

Para se entrar na cidade, é preciso passar pelo Portal da Virgem, considerada a porta de entrada fortificada mais preservada dos dias de hoje. Na frente do portal, existia uma ponte levadiça que foi retirada com o tempo. Neste local, ainda é possível vermos um fosso bem fundo, construído para evitar possíveis ataques a cidade. É fácil observar que este fosso foi construído a partir da rocha que foi cortada. De acordo com a plaquinha explicativa da cidade, daí vem o nome: Pera de pedra, tallada de esculpida. 




A partir do portal, fomos andando meio que sem direção. Sem mapas, sem muito conhecimento e apenas nas mãos, uma listinha do que era mais importante ver. Acho que assim, acabamos descobrindo outros pontos de beleza na cidade. Me lembrei muito de San Gimignano e suas ruelas, mas Peratallada me encantou mais... não sei porque... seu estilo mais rústico, talvez tenha me chamado mais a atenção.



Nossa primeira parada foi na Plaza del Aceite. O cultivo do azeite foi muito importante para os moradores de Peratallada.




Logo a frente, chegamos a Plaça de los Voltes, também conhecida como Plaça das Abóbodas. Foi por muito tempo o coração da cidade. A praça representa a consolidação do estilo de casas típicos da região: a casa "puente". Uma tipologia em que se permite ampliar as casas "pelo alto", preservando o espaço público.




Nesta praça vc encontra ótimas opções de restaurantes e algumas lojinhas. O Restaurante Bonay por exemplo, funciona no local desde 1936 e é um dos mais tradicionais do local.

Ao lado da Plaça de los Voltes, fica a Plaça del Castell. É nesta praça onde encontramos o Palácio de Peratallada datado de 1065. Pelo que li em blogs da Espanha, é possível fazer uma visita pela instalações do Palácio, mas acho que por ser Domingo, ele estava fechado e não encontramos nenhum tipo de informação. O centro de informações turísticas também fica nesta praça, porém tinha um aviso na porta dizendo que estava fechado por motivo de férias (rs...........).


 

A partir daí fomos andando sem direção, caminhando pelas ruelas, admirando as construções... um passeio de cerca de 3 horas e que me apaixonou. Para quem estiver de carro pela Costa Brava, super indico dar um pulinho em Peratallada.






*Créditos e maiores informações

-> http://es.costabrava.org/
-> http://www.elrincondesele.com
-> http://espanafascinante.com


2 comentários:

Marta disse...

O dia estava lindo! Adorei as "ruelas" bem cuidadas.. me lembrou algumas ruas de Roma.. Beijos

Telma disse...

Oi Maitê, quanto tempo sem passer no teu blog! Continua com óptimos relatos e imagens sobre viagens. Lindo esse lugar em Espanha!Um óptimo dia para vocês. Beijinhos