quarta-feira, 25 de maio de 2011

O perfume,as suas curiosidades e alguns avisos

Bom dia meninas !!!

Antes de começar a "falar" sobre o post de hoje ... quero dar dois recadinhos ...

Recadinho 1 : Para as seguidoras da Sandrinha, amanhã começa uma brincadeira muito legal no blog dela !!! Participem !!!!!


Recadinho 2 : A Carol, criou um blog para contar todo o sofrimento que ela está passando com o cachorrinho que ela acabou de comprar. A dona do canil, maltratava muito os bichinhos !!!! E o Lapooh (cachorrinho da Carol), está com vários probleminhas.

"Eu criei este blog para contar um pouco do que tenho vivido desde que virei mãe de um bebê de 4 patinhas. Este primeiro post é longo porque preciso que vocês entendam a história e saibam bem o que tenho vivido em função de uma pessoa MENTIROSA E QUE EXPLORA ANIMAIS PARA SIMPLES COMÉRCIO."

Quem puder dar uma passadinha : http://maede4patas.blogspot.com/

Bem ... agora vamos ao post de hoje ... que é dedicado a Aninha que está na saga pelo perfume perfeito para o casamento dela (rs....).


Acessório invisível, porém marcante, o perfume foi durante muito tempo utilizado pelos nossos ancentrais para invocar os deuses. Ao chegar à Europa no período da Renascença, seduziu as mulheres e virou um objeto de desejo no mundo inteiro.

Reza a lenda de que nossos ancestrais primitivos foram os primeiros a terem contato com muitas fragrâncias que até hoje seduzem homens e mulheres do mundo inteiro. Das florestas em chamas, antes mesmo de dominar o fogo, o homem sentiu os cheiros que algumas árvores de troncos odoríficos, como o cedro e o pinheiro, soltavam no ar.

Quando dominou o fogo, a produção de diversas fragrâncias passaram a ser estimuladas voluntariamente. Queimando madeiras e folhas, o homem passou a invocar os deuses através dos aromas. É daí que vem o nome perfume, em latim "per fumum", que significa "através da fumaça”.

Outras lendas dão conta de que foi na Índia e na Arábia que surgiram os primeiros mestres da perfumaria. Mas a verdadeira descoberta do poder dos aromas aconteceu somente na renascença. Popularizando-se na Europa, o perfume deixou de ser sagrado para tornar-se objeto de desejo feminino até os dias de hoje.

Essência - Os perfumes são classificados dentro de três grupos: amadeirados, cítricos e florais. Essas denominações vêm da chamada família olfativa, que são as sensações presentes nas diversas fases da utilização do perfume.

Na perfumaria feminina são sete grandes famílias olfativas, das mais frescas para as mais marcantes: cítrica, lavanda, musk, floral, floriental, oriental e chipre. Na masculina, são cinco famílias: cítrica, fougere, amadeirada, chipre e oriental. O perfume é uma mistura de óleos essenciais aromáticos, álcool e água.

Os óleos essenciais são obtidos por destilação de flores, plantas e ervas, tais como a lavanda (alfazema), rosas, jasmim, sândalo, frutas cítricas, bergamota etc. É composto por notas de cabeça, notas de coração e notas de fundo. Cada nota tem o seu tempo de evaporação e, portanto, de fixação na pele.

As notas de cabeça ou de saída, voláteis e leves, são as primeiras impressões que temos ao passar o perfume. Em menos de três minutos, evaporam-se.As notas de coração ou de corpo representam a personalidade do perfume.

Normalmente são fortes e se fixam por mais tempo que as notas de cabeça. Ficam na pele por cinco a oito horas. Já as notas de fundo ou de fixação são as que aderem à pele, responsáveis pela fixação da fragrância. Quanto melhor o fixador, mais alto o preço do perfume.

Tipos de perfume e concentração das essências:

Eau de parfum: mais fraco, tem, em sua composição, de 10% a 20% de concentração de essências e seu efeito de fixação chega a 12 horas. Bastam algumas gotas em lugares estratégicos como a nuca, atrás da orelha e atrás do joelho, para você ficar perfumado o dia todo;

Eau de toilette: Com fragrâncias mais discretas são perfeitos para serem usados em climas tropicais com o goiano. Sua fixação não passa de oito horas, e mesmo assim, em dias mais quentes. Sua concentração de essência varia entre 6% e 12%;

Eau de cologne: Excelentes para o clima brasileiro, também podem ser usados durante o dia. Seu poder de fixação não dura mais do que cinco horas e a concentração fica entre 5% e 8%;-

Deo colônia: O mais suave dos perfumes tem o mínimo de concentração de essência, chegando ao máximo de 10%, sendo sua fixação de duas a quatro horas, com algumas exceções que chegam a até 8h.

Como usar

Aplique nas partes mais quentes do corpo onde há maior circulação sanguínea: pulso, nuca e atrás das orelhas. Ao aplicar sobre a pele, o calor do corpo evapora o álcool rapidamente, deixando as substâncias aromáticas que vão, aos poucos, se dissipando.

Experimentando

Experimente o perfume na loja e ande por, no mínimo, 10 minutos. Certos perfumes levam até uma hora para que o cheiro realmente apareça. Em algumas lojas, existem potinhos com grãos de café para anular o cheiro do perfume. Assim, você pode sentir mais de um tipo sem se confundir.

Conservação

Mantenha os fracos devidamente tampados e longe da luz do sol. Sentindo que o cheiro não é mais o mesmo ou a coloração está mais escura que o normal é sinal de que ele não está mais valendo. Então, não tenha pena, pode jogar fora!

Curiosidade

O perfume de jasmim se obtem através de um processo chamado "enfleurage", que consiste em impregnar as substâncias aromáticas em cera e depois extrair o óleo com álcool. Também são utilizados compostos químicos aromáticos.Os fixadores que aglutinam as diversas fragrâncias incluem bálsamos, âmbar cinzento e secreções glandulares de civetas e cervos almiscarados.

Estas secreções sem diluir tem um odor desagradável, porém em solução alcoólica atuam como conservantes. Atualmente, estes animais estão protegidos em muitos países, por isso, os fabricantes utilizam almiscares sintéticos. A quantidade de álcool depende do tipo de perfume que se quer obter. Normalmente, a mistura deixa-se envelhecer por 1 ano.


Gostaram ???? É um pouquinho interessante não ???? rs.........

Beijinhos !!!!!!

Por hoje é só meninas !!!!



* Créditos

http://www.meninadosolhosfotografia.blogspot.com/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Perfume
http://www.bolsademulher.com/estilo/materia/o_perfume/15056/1
http://www.sacks.com.br/site/historia_perfumes.asp




8 comentários:

Sandrinha disse...

Oi Tetê!
Amiga, obrigada pela divulgação aqui no seu blog.
Nem sei se esse comentário, vai entrar.
Pq o q fiz ontem já não encontrei.

Sou tão chata, p/ perfume...hahaha.
Não gosto de perfumes doces e com cheiros fortes.
Gosto de cheirinhos bem suaves.
Mto interessante as suas dicas.
Pois qdo gosto de um perfume, tenho uma pena de jogar fora...rsrsrs.

Mil beijinhos!!
PS: Espero q esse apareça aqui!!!!

Helen Harris disse...

Oba! Adorei a aula de hoje :) Não sabia nem metade dessa informação. Mas agora vc me deixou com um problema: vou precisar sair e fazer umas comprinhas de algumas fragâncias rsrsrsrs
Beijinhos!

aninha disse...

Oiii LINDAAAAA
ADOREIII o post dedicado a mim...
li inteirinho e adorei saber mais sobre os perfumes...
eu sempre passo perfume no pescoço, pulso e atrás da orelha, mais não sabia o pq... agora eu sei né?! kkk
adoreiiii mesmo!!!!
bjO

Musa disse...

Você é mesmo a mais atenciosa de todas, né? Que fofo esse post pra ajudá-la! :)

Beijos!

Amor desde infância disse...

otimo post tomara q ajude a aninha e outras noivinhas bjs!

Mãe do VH disse...

Adorei o post, muito interessante.
Eu sou um pouco chata pra perfume, na verdade sou alergica, então fico so nas aguas de banho ou no infantis.
Bjaum...

Cynthia Barreto disse...

E tem coisa mais gostosa que uma "cafungada"em um pecocinho bem cheiroso???

Amo perfumes, adorei o post de hoje!

Beijos!!

Silvia disse...

Meu perfume tem história: quando fiz 15 anos ganhei uma versão mini do Tiffany's da minha tia. Virou meu perfume favorito, com uma fixação fabulosa e um clássico. A Tiffany's exerce um poder sobre as mulheres, especialmente as noivas com as suas coisas lindas - cada anelzinho, eu até experimentei um de 2 kilates! =P

Bem, eu queria um algo azul e novo, e logo antes de casar viajei com minha mãe para NYC. Visitando a Tiffany's ela me deu de presente um vidro grande do perfume para que eu usasse no Big Day e lembrasse da minha tia - que faleceu uns dois anos antes. Foi como se fosse um presente da minha tia, que era madrinha da minha mãe e mãe da minha madrinha. Foi muito especial para mim. =) Aí é claro que o Erick ficou com invejinha e quis usar um perfume novo tb no casamento! =P

Adoro perfume, se pudesse tinha um feito especialmente para mim. Sou daquelas pessoas que se sentem nuas sem perfume.

Beijos!