domingo, 28 de agosto de 2011

Barcelona - Parte 1

Bom dia meninas !!!!

Hoje falarei um pouco sobre Barcelona e sobre como a cidade me encantou em todos os mínimos detalhes.

Nós saímos de Paris pelo aeroporto de Orly e fomos direto para Barcelona. Infelizmente Paris me decepcionou na chegada e principalmente na saída. Tivemos sérios problemas com a falta de placas informativas, com a grosseria dos atendentes, com a falta de respeito dos funcionários na hora do raio X, com a falta de organização do aeroporto em geral, com o engraçadinho que obrigou o meu marido a tirar a carteira e os passaportes do bolso da calça e jogou os nomes documentos dentro de uma daquelas caixas típicas de raio x e tentou sumir com eles. ( pena que eu não sou o tipo de turista que acha que fora do Brasil tudo é tranquilo e festivo ... e não permiti que enquanto o marido era revistado, os passaportes e a carteira com dinheiro e cartão visa travel ficassem vagando nas mãos do “fiscal”, praticamente arranquei tudo das mãos dele ) e por aí vai. Outro ponto negativo foi o avião da Ibéria ... que lixo !!!! Durante toda a viagem a parte aérea foi feita pela TAP, somente o percurso entre Paris – Barcelona foi feito pela Ibéria e sinceramente ... não existe diferença entre Webjet e Ibérica. Aviões velhos, desconfortáveis, sem poltronas reclináveis, sem lanche e sem ar condicionado.

Após a sessão reclamação ... ou melhor ... sessão desabafo ... vamos enfim falar sobre o que eu realmente vim contar ... Barcelona !!!

O aeroporto de Barcelona é praticamente um mega shopping !!!! Vc sai do avião e anda, anda, anda ... passa pelo free shop, passa por um monte de lojas de grife, anda mais um pouco e só então chega até as suas malas. É tudo tão grande, tão arrumadinho, tão "quero comprar tudo" ... (rs.....)





Pela primeira vez na viagem, resolvemos que pegaríamos o ônibus do aeroporto (nos demais destinos pegamos táxi ). Como o ônibus parava em frente ao terminal e seu ponto final era exatamente na Plaza Catalunya onde ficava o nosso hotel ... fomos tentar a sorte (rs....).

Nosso vôo desceu no terminal 1. Logo na saída do terminal, você verá uma placa sinalizando onde é o ponto do Airbus. (saindo do terminal, a sua esquerda terá uma escada rolante, é só descer e virar para a sua direita. Lá estará o ônibus)

Rota terminal 1

Rota terminal 2



A Airbus é o serviço de ônibus que liga o aeroporto ao centro de Barcelona a cada 5 minutos, todos os dias do ano. A viagem dura em torno de 30 minutos e as suas paradas são em pontos estratégicos da cidade. Além disso, o ônibus é super confortável, espaçoso e seguro. A tarifa custou 5,30 euros.

OBS: Durante a minha estadia em Barcelona, li em um jornal uma reportagem que relatava a dificuldade em ter segurança no metrô, principalmente na linha aeroporto-plaza Catalunya. Por causa da grande quantidade de turistas, este percurso de metrô era muito visado pelos assaltantes. Então, caso vc queira pegar o metrô, tenha MUITO CUIDADO.

OBS2: Maiores informações : http://www.aerobusbcn.com/

O trajeto aeroporto-centro, foi super tranquilo e como não conhecíamos a cidade, confesso que estes 30 minutos me pareceram durar 10 (rs.....). Saltamos do ônibus e demos de cara com o hotel. Malas devidamente instaladas, tomamos um banhozinho e lá fomos nós. Como chegamos cedo em Barcelona, tínhamos ainda praticamente um dia pela frente.

O nosso roteiro foi light, queríamos apenas andar pela famosa rambla e curtir um pouquinho a Rambla Del Mar.

Explicando ...

O roteiro começou pela Plaza Catalunya, que é a principal praça da cidade e é a partir dela que começa a avenida Las Ramblas, que além de ser a rua mais famosa de Barcelona é a mais fotografada e é a mais cheia de turistas e imigrantes. A Rambla começa na Plaça Catalunya e e termina no Port Vell . A avenida tem 2 Km de comprimento, com um enorme calçadão no meio de uma infinidade de artistas de rua.

A primeira seção da Rambla (de quem desce em direção a Port Vell) (A Rambla muda de nome várias vezes) de quem começa pela Praça de Catalunya, é a Rambla de Canaletes, que se estende até as ruas Santa Anna e Bon Succés. É o trecho onde fica uma fonte que quem bebe sua água sempre retornará à cidade, um dos símbolos mais significativos de Barcelona, inaugurada no século 19. E é claro que fomos lá beber a água !! (Mentira ... marido deu uma bicada, mas eu fiquei com medo e achei melhor não beber) (rs..........)



Na Rambla de les Flors (continuação da Rambla de Canaletes), as bancas de flores nas calçadas dão nome a este trecho e é onde ficam o Mercat de la Boqueria.


Meninas, o que falar do Mercat de la Boqueria ???????? Eu fiquei impressionada com este Mercado. Tudo lá é tão colorido, tão gostoso, tão organizado, tão tudo de bom !!!!!!!! Ele foi construído em 1914 e é o mais famoso da cidade dentre os 41 mercados existentes em Barcelona. Gente de todas partes da cidade e muitos de turistas se esbarram entre as centenas de bancas de frutas, legumes, verduras, doces, carnes e frios.

Logo na entrada principal, à esquerda e à direita, boxes de mini restaurantes servem, entre tapas --aperitivos e canapés-- e ostras, refrescantes taças de espumante branco cava. Dentro, nesses mini restaurantes, além de tapas, os fregueses se deliciam com frutos do mar, sardinhas grelhadas e sanduíches de presunto cru, como o PATA NEGRA ( o mais tradicional e mais gostoso !!! Vale a pena dar uma experimentadinha ). Nesta nossa primeira visita, me prendi aos sorvetes e me deliciei em uma casquinha coberta de chocolate com duas bolas de sorvete de frutas silvestres ... Só posso declarar uma coisa ... vale cada euro pago !!! BOM DEMAIS !!!!!






Descendo mais um pouco a Rambla, passa-se pelo trecho denominado Rambla dels Caputxins, onde à esquerda está um antigo e bonito conjunto arquitetônico, infelizmente não muito bem cuidada, a Plaza Reial, construída em 1850. Mas depois eu falo sobre esta Plaza, pois ela já faz parte do nosso roteiro pelo Bairro Gótico.


Na Calle Carrer Nou 3-5 (fica do lado direito da Rambla no sentido de quem vai em direção a Port Vell) fica o Palau Güell, construído por Antoni Gaudí, constituindo-se num dos mais importantes edifícios do arquiteto na cidade, o gênio modernista. O edifício fica bem perto da Rambla. O Palau Güell atualmente é sede do Museu de les Arts del Espectacle.



Este é o último trecho da La Rambla, e comunica a Rambla dels Caputxins com o Paseo de Colón, onde vocês poderão ver o monumento a Cristóvão Colombo situado em uma rotunda bem em frente ao Port Vell.


No Porto de Barcelona, começa a Rambla del Mar que é o “calçadão” de Barcelona, se você for caminhando por este calçadão, você dará em Port Vell, onde hoje em dia é repleto de iates, barcos, bares e restaurantes.

Após uma lenta parada para observarmos o local, resolvemos caminhar em direção ao pequeno shopping que tem no lugar (Maremagnum) e logo depois fomos caminhar um pouco pela Rambla Del Mar.





O Pelé tem um loja no shopping !!!







A partir daí, rumamos em direção ao hotel ... caminhamos novamente pela famosa Rambla, paramos (de novo) no Mercat de la Boqueria para tomarmos um suquinho natural (e delicioso), fizemos uma paradinha básica na H&M para aproveitarmos as rebajas e hotel.





Após uma leve descansada e já com a noite caindo, voltamos para a Rambla (esta foi a vantagem de nos hospedarmos na própria Plaza Catalunya), para comermos umas tapas e apreciarmos a sangria do local.





Li em muitos lugares que este programa era uma furada, uma verdadeira armadilha para o turista, mas mesmo assim resolvemos arriscar e confesso que gostei da experiência. Claro que a Sangria não é a Sangria que conhecemos aqui no Brasil ... mas com exceção da linguiça na sidra, comer as tapas foi um experiência bem satisfatória (rs.....).

OBS: "tapas" espanholas são tira-gostos que podem ser servidos frios ou quentes antes das refeições, ou, hoje em dia, até mesmo substituí-las.

Algumas observações:

1) Não dêem bobeira pela Rambla !!! Li muito sobre assaltos por lá, principalmente em relação a trombadinhas que passam e levam as carteiras, celulares e etc. NÃO É SÓ PQ VC SAIU DO BRASIL QUE DEVE RELAXAR !!!!! Violência há em todo o mundo.
2) Não coloquem carteiras, passaportes ou documentos nos bolsos de trás das calças. Se for possível guarde o passaporte no hotel e saia apenas com a cópia do documento.
3) Mochilas só na parte da frente do corpo. Nada de deixar a mochila nas costas e se esquecer dela.
4) Depois das 23 hs, a Rambla recebe muitas prostitutas. Li que no momento este problema cessou devido ao policiamento, mas mesmo assim ... atenção !!! Dizem que elas partem para cima e já começam a passar a mão nos homens sem o menor constrangimento.


Bem ... por hoje é só !!!!

Beijinhos !!!!!!



3 comentários:

Sandrinha disse...

Oi Tetê!
Q sufoco em amiga!
Temos q ficar sempre atentas a td!
Amei o aeoroporto!Imagino a tentação!!
Vc nos dá tantos detalhes,q faz parecer q estamos viajando com vc.
Adoro vc e seu cantinho!
Sempre me delicio com suas postagens e com essas fotos lindas! Principalmente das comidinhas...rsrsrs.
E de suas dicas, sempre ótimas!!!

Excelente semana p/ vc!
Te adoro!!
Mil beijinhos!!

Musa Magalhães disse...

Tetê, não estou conseguindo ler tudo, mas salvando nos favoritos, pq certamente será o meu roteiro quando eu for!

Lembro que vc preferiu a Paris, né?

Beijos!

Marta disse...

Tetê.. deve ter sido ótimo.. quero muito conhecer Espanha!
Beijos