terça-feira, 16 de agosto de 2011

Paris - Museu do Louvre

Como diz o título desta postagem ... hoje falarei sobre o Louvre.

No momento que decidimos conhecer Paris, resolvemos que reservaríamos 1 dia somente para o Louvre. Claro que para os profundos conhecedores, 1 dia dedicado ao museu é praticamente nada... porém como eu queria desvendar o máximo possível de Paris em 5 dias... este foi o tempo disponível reservado, até pq não sou grande fã entusiasta de museus.

A primeira dica que pesquisei, usei, aprovei e vou dividir com vocês é evitar entrar no Louvre pela pirâmide central do Castelo.

Existe possibilidade de entrar no museu do Louvre pelos corredores do metrô, evitando assim a fila enorme para entrar na pirâmide.

Salte na estação Palais Royal/Musée du Louvre. O acesso direto ao Louvre se encontra na plataforma direção La Defense. Aqueles que chegarem a esta estação vindos pela linha número 7 não devem sair e sim procurar direção La Defense. Pegue a saída Le Carrousel du Louvre.

Caso você esteja a pé, De a volta e entre pela lateral. Na rua Rivoli tem um um shopping subterrâneo ( Le Carrousel du Louvre) que dá na entrada do Museu.

Outra dica é chegar lá cedinho ... praticamente não existem filas neste horário.

Como fomos de metrô ... compramos as nossas entradas em uma lojinha dentro do Shopping e dali já começamos a visitar o subsolo do Museu, onde você poderá visitar os antigos calabouços e a estrutura medieval do castelo que um dia foi o Louvre (o museu sofreu muitas alterações até chegar ao aspecto arquitetônico que vemos hoje).

OBS: A construção do Louvre data de oitocentos anos e, antes que se convertesse a um dos Museus do Mundo foi uma fortaleza, palácio dos Reis da França (que depois se mudaram para o palácio de Versalles).




Quando se chega ao museu logo na entrada é fornecido um mapa (existe em várias línguas) para nos direcionarmos dentro do museu. Porém eu confesso que mesmo com o mapa nas mãos, eu e o marido conseguimos nos perder váriasssss vezes !!!! (rs.........)


Os visitantes podem seguir por três direções: Sully, Richelieu e Denon. Estas três regiões correspondem as três alas do edifício e levam os nomes de três grandes funcionários do estado: Sully (ministro da fazenda de Henry IV), Richelieu (ministro de Luis XIII) e Denon (primeiro ministro do museu central de arte durante Napoleão I. Existem também 04 níveis (subterrâneo e do primeiro ao terceiro andar) e o mapa contém as sessões dentro do museu divididas em Antiguidades Orientais, Egípcias , Gregas, Romanas, esculturas e Louvre medieval.

Infelizmente, não tenho como dizer o que mais gostei no museu (tem muita coisa LINDA por lá) e nem listar todas as obras, mas vou citar aqui algumas das principais peças do acervo do museu.





1) As galerias que expõe as pinturas são as mais visitadas na direção Denon, principalmente por conter obras de pintores célebres no mundo das artes. Uma das obras de maior destaque é a pintura de Leonardo da Vinci (1452 -1519): La Gioconda mais conhecida como Mona Lisa.

Eu tive que enfrentar uma verdadeira multidão para poder chegar “pertinho” do quadro ... foi um sufoco com direito a várias piadinhas do marido. Mas cá entre nós ... eu atravessei o oceano !!!! Imagina se ficaria sem ver um dos quadros mais famosos e que estudei tanto no colégio !!! Aproveitei que estava ali, cara a cara com a Monalisa e tirei logo umas 20 fotos ... assim não corri o risco de não ter nenhuma foto descente (rs......)



2) Duas esculturas de Michelangelo denominadas Les Esclaves (os Escravos) fazem parte da lista das principais obras do museu do Louvre.

Esclave Mourant – Escravo Morrendo – e simboliza um homem jovem e belo, entregue a um sono talvez eterno.


3) Venus de Milo - estátua encontrada na Ilha de Milos, no Mar Egeu. Ela representa a deusa grega Afrodite, deusa do amor sexual e beleza física.



4) Victoria de Samothrace - estátua alada da deusa Victoria, encontrada na ilha de Samothrace, na Grécia. A escultura pertece ao período clássico, aproximadamente 200 anos a.C. (antes de Cristo).


5) Ainda no primeiro andar, mas do outro lado, na ala Richelieu, seção de objetos de arte, temos “Os aposentos de Napoleão III”, reproduções dos luxuosos aposentos do imperador, com destaque para a mesa de jantar e para os lustres, espetaculares.






6) A parte sobre o Egito é extraordinária


Estátua sentada de Ramsés II


8) Santa Maria Madalena


9) Psique reanimada pelo beijo do amor.



Outras fotos:







Renoir : Um dos meus pintores favoritos !!!

OBS: Caso vc passe o dia inteiro no Louvre, não se preocupe com a parte de alimentação, lá dentro você encontra várias cafeterias para pequenos lanches. Além disso,vc pode almoçar na galeria do Carrousel de Louvre. No primeiro nível da galeria temos a Escola do Louvre e uma série de restaurantes gênero fast-food.

Assim que saímos do Louvre, resolvemos seguir a dica do blog Conexão Paris e provar os deliciosos doces da Maison Angelina. Enquanto caminhávamos na direção do café, passamos pela Praça Vendôme.

A Praça Vendôme começou a ser construída em 1685. Primeiro foram construídas as fachadas dos prédios que são idênticas, para só depois construírem a estrutura dos prédios, atrás das fachadas. A estátua de bronze  de Napoleão I feita com o bronze de 1200 canhões austríacos e russos para festejar a vitória de Austerlitz e homenagear os soldados franceses, só foi adicionada a  praça em 1810.
Nesta Praça se encontram as mais prestigiadas joalherias e bancos do mundo! Teve moradores ilustres como Chopin (em 1848). Elegantésima desde o século XVIII, vale uma visita ou, quem sabe, uma estadia no Hotel Ritz. (Metrô Opera).


Fotos: Arquivo pessoal

Foto : Google

Após esta rápida visitinha ... próxima parada Angelina: que é um salão de chá histórico em Paris e uma de suas lojas fica na famosa Rue de Rivoli.

O lugar é lindo e as gostosuras são tantas que é quase impossível decidir o que comer ... Agora, não pense que a brincadeira vai sair barata. Achei tudo muito caro!! Porém ... entrar lá e não experimentar nada, pode ser considerado um pecado gravíssimo (rs.................).





OBS: Caso você resolva fazer uma paradinha no Angelina minha dica é comer o MONT BLANC, uma pâtisserie à base de suspiros recheados com creme de leite e cobertos por um creme de castanha portuguesa. SENSACIONAL !!!!!





http://www.conexaoparis.com.br/
http://www.drieverywhere.com/
http://www.carrouseldulouvre.com/



Beijinhos !!

7 comentários:

Lynnyx disse...

Maitê, como assim vc joga a gordura no ralo?!?!?!?!... agora que já está sabendo o que é certo, nada de fzer feiura de novo, tá.... rsrsrsrs

=*

Lynnyx disse...

E que viagem vcs fizeram, heim?! Ah se eu pudesse e se o meu dinheiro desse.... rs .... estou amando, viu.

=*

Musa Magalhães disse...

Amiga, não sou muito lá fã de museu, mas nesse é obrigatório ir, né?!

Gostei das fotos, aquela do pátio com céu azul está linda! Sera que é porque é fora do museu? rsrsrs

Deu pra ver que não é meu forte, né? hahaha

Beijos!

Helen disse...

Viajei com seu post. Preciso voltar a Paris AGORA!!! O Louvre é tudo de bom, né? Juro para você que poderia passar uma semana só caminhando pelos corredores do Louvre. Adoro a estatua do Eros com Psique e sou super fã da ala do Egito. Você chegou a ver código de Hammurabi? Quando vi pela primeira vez, me deu arrepios!
Beijinhos!

Borbulhas Literárias disse...

Eu queroooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!!

Ale Lima disse...

Lindo demais o Louvre !
Só aumentou nossa vontade ir à França !

Pode torcer sim tá ? Vou adorar ter você como vizinha haha !

Bjs !

Ale Lima

Marta disse...

Tete,
Eu não fiquei um dia todo não.. algumas horas apenas...rsss
Beijos