terça-feira, 4 de outubro de 2011

Sobre bebidas

Bom dia meninas !!!!

Eu ando meio sem ter o que falar ... na verdade tenho MUITOOOOO o que escrever por aqui, mas ando sem tempo, sem paciência, sem força, sem criatividade, com sono, com cansaço, com preguiça e por aí vai ...

Como hoje o dia foi extremamente pesado e desagradável, resolvi publicar um post super antigo que tenho arquivado aqui no computador falando sobre bebidas e suas diferenças ... No finalzinho do post tem algumas receitinhas de drinks ( e por acaso eu estou doida para tomar alguns drinks para ver se esqueço o dia de hoje ) (rs...............).

Espero que vcs gostem !!!!!


Um pouco sobre vinho,espumante,champagne e as suas diferenças...

Apesar de serem tão famosas, essas bebidas ainda são motivos de confusão na cabeça de muita gente. Espumante e champagne são tudo a mesma coisa? E qual a relação que elas têm com o vinho?



A forma mais clara de explicar é a seguinte: um dos tipos de vinho é o espumante e um dos tipos de espumante é o champagne.


Os vinhos, bebidas alcoólicas produzidas por fermentação do sumo de uva, são classificados em cinco tipos distintos: os vinhos tintos, os brancos, os rosés, os espumantes, e os vinhos fortificados. O espumante é um vinho que passa por uma segunda fermentação alcoólica, que pode ser na garrafa ou em autoclaves. Ambas as formas de vinificação – processo que transforma a uva em vinho – fazem a fermentação em recipiente fechado incorporando assim CO2 ao líquido e dando origem às borbulhas ou pérlage.


Já o champagne, ocasionalmente aportuguesado para champanha ou champanhe, é um vinho branco espumante, mundialmente conhecido e produzido na região histórica de Champagne, nordeste da França, através da fermentação da uva (uma espécie ou várias). Comumente chamado de "rei dos vinhos", o champagne é produzido essencialmente à base de uvas chardonnay , pinot noir e de pinot meunier.


Agora que está tudo mais claro, a boa notícia é a seguinte: esqueça essa história de que espumante só serve se for estrangeiro. A bebida nacional tem conquistado prêmios em disputados concursos pelo mundo afora, embora os mais premiados ainda sejam os Champanhes. Esses prêmios, que deram credibilidade ao espumante brasileiro, foram conquistados graças à dedicação das Vinícolas do Vale dos Vinhedos - RS, principalmente na região da cidade de Garibaldi, que promove todo o ano a Fenachamp, Festa Nacional do Champagne.


Como os espumantes são feitos de uvas diferentes, eles apresentam sabores diferentes, portanto, muito cuidado ao escolher o da sua festa. Aprenda agora como diferenciá-los:


Prosecco – Espumante Brut – possui menos de 15 gramas de açúcar por litro – elaborado com uvas da variedade Prosecco. Espumante com acentuada acidez, feito para quem aprecia vinhos secos.


Moscatel Asti – Espumante Suave (doce) elaborado com uvas Moscatel no processo Asti. Tem um sabor delicado e doce, ideal para o gosto do baiano. Faz o maior sucesso nos eventos em Salvador e possui 11 premiações em Concursos Nacionais e Internacionais.


Tevere Demi-sec – Espumante Meio-Seco elaborado com uvas Chardonay. Perfeito para todos os gostos porque possui um equilíbrio entre o ácido e o doce, agradando tanto a quem aprecia vinhos secos como quem gosta de vinhos suaves.

As bebidas são escolhidas de acordo com o tipo de festa, de cardápio e de público que estará no local. Entre as bebidas mais freqüentes nos casamentos estão a água, o refrigerante, os vinhos branco e tinto, os espumantes e os coquetéis. Mas, é preciso ter um pouco de noção sobre as bebidas, caso a noiva opte por comprá-las, diminuindo assim o custo com o buffet, ou até mesmo para poder fazer sugestões à empresa de buffet contratada.



Para um coquetel o ideal é servir pró seco, vinho frisante suave e champanhe. Já para almoços e jantares, pode-se usar vinho branco seco (para carnes brancas) e tinto seco (para carnes vermelhas).


Além disso, deve-se calcular a quantidade de bebidas para não faltar e nem sobrar, dando dor de cabeça para os noivos.


O cálculo é feito da seguinte forma:


Vinho: uma garrafa para cada 3 a 4 pessoas (almoços/jantares) e para 2 pessoas (coquetel);


Champanhe: uma garrafa para cada 2 pessoas (brinde);


Refrigerante: 400 ml/pessoa em festa com outras bebidas, ou 600 ml/pessoa caso haja somente refrigerante e água;


Água: 300 ml por pessoa;


Cerveja: uma garrafa para 4 pessoas, caso haja também vinhos; se só tiver refrigerante e água, são 600 ml de cerveja por pessoa.

Se apenas o espumante for servido como bebida alcoólica no casamento:


Número de convidados dividido por três = número de garrafas.


2. Se, além do espumante, for servido whisky, cerveja e roska no casamento:


Número de convidados dividido por cinco = número de garrafas.

Dicas: jovens e homens bebem; no inverno o consumo de vinhos é maior e nas outras estações predominam água, refrigerantes e cerveja; se a festa for com músicas dançantes o consumo das bebidas será maior


Para quem já casou e quer somente uns drinks diferentes para a sua festinha ou reunião particular ....

Vamos a algumas receitas:


Toribinha Blue

50ml de vodka
30ml de curaçau blue
10ml de suco de limão
50ml de soda limonada


 Mojito Perrier
50ml de run
Hortelã
Frangelico
Água perrier


Maison Hennessy

50ml de conhaque hennessy
30ml de xarope de romã
10ml de suco de limão
150ml de água perrier

 Clericot
Frutas frescas fatiadas
Champanhe licor de laranja
Xarope de cereja


Espero que vocês tenham gostado!

Beijinhos


* Créditos:

-> Blog da Noiva
-> Revista Festa Viva


3 comentários:

Silvia disse...

Eu servi whisky, prosseco e cerveja no meu casamento - além de refrigerante, água e dois tipos de suco - e fiz as contas de 1 garrafa de whisky para cada 8 pessoas e 1 de prosseco para cada 2. De cerveja eu confesso que não sei pq, como vc, casei na colombo e deixei na mão deles!

Erick cismou agora de querer fazer drinks para mim. Só que eu cada vez bebo menos pq fico com muito sono se beber devido aos remédios que tomo, aí ele me chama de estraga prazer! Mas outro dia ele me fez um Cosmo delicioso!!!

Beijos!

Mãe do VH disse...

NOssa quanto tempo eu não passo por aqui...
Adorei o post de hj.
Bjaum...

Taís Santama disse...

moça que saudades.. eu fiquei sumidinha daqui .. passei pra deixar um beijo . e adorei o post eu sou uma péssima nessa área de bebida, sou boa só de beber mesmo kk ! bju