quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Porto - Portugal

Bom dia meninas !!!!!!!!!!

Depois de meses e alguns dias ... aqui estou eu para terminar os meus relatos sobre a viagem de Junho ... Pois é ... vergonhoso demorar tanto tempo para escrever estes roteiros não ??? Estou praticamente as vésperas de viajar de novo e ainda não terminei os posts antigos. Aff ...

Então para terminar com chave de ouro ... hoje falarei sobre Porto !!! Mais uma cidade linda em Portugal que conseguiu me surpreender e me encantar.

Nós saímos de Lisboa e fomos de trem de alta velocidade até Porto. A viagem durou cerca de duas horas e meia e foi super tranquila. Assim que nos acomodamos recebemos fones de ouvido para assistirmos ao filme na televisão ou escutarmos música em um dos 5 canais disponíveis e bem relaxados pudemos apreciar as paisagens portuguesas a nossa volta (com direito a estações lindinhas em pequenas cidades).

As passagens foram compradas com antecedência no site da CP. Primeiro porque li em alguns blogs que deixar para comprar no dia de embarque corre-se o risco de não conseguir comprar o horário desejado. Segundo porque comprando pelo site, geralmente se encontra alguns descontos em tarifas WEB. Nós pegamos o trem (alfapendular) na Estação Oriente ( a maior e mais bonita de Lisboa – na minha opinião) e saltamos da Estação Campanha em Porto. (eu li em vários lugares que o melhor seria saltar na Estação São Bento, porém como não existia esta opção de compra no site ... saltamos na Campanha mesmo).






Assim que chegamos em Porto a primeira providência foi pegar um táxi e fazer aquela paradinha básica no hotel ... e que hotel !!! Quem lê meu blog há mais tempo, sabe que não sou de comentar os lugares que fico, as coisas que compro e muito menos fico me exibindo por aí. Não gosto e não é do meu feitio, porém ... nunca na minha vida, pensei em ficar em uma pousada que foi um antigo palácio !!!!! E o meu encantamento foi tão grande que a paradinha no hotel se tornou uma longa paradinha de admiração (até pq fomos recebidos com um vinho do porto e é claro que eu precisava bebê-lo) (rs..........). Porém não falarei do hotel agora ... prometo que no final do post comento sobre a Pousada que ficamos.

Após estes longos minutinhos, pegamos novamente um táxi (este é o ponto negativo do Hotel que ficamos, ele fica um pouco afastado do centro). Porém se vc estiver bem localizado é só pegar o metrô (sim .... tem metrô em Porto !!!!) e saltar na estação Bolhão.

Nossa primeira parada foi o Mercado do Bolhão, entre outras razões por estar num ponto mais elevado - as ladeiras da cidade são íngremes e um dia de sobe e desce constante pode deixar qualquer um exausto. (rs.....).

O Mercado do Bolhão, sem dúvida, um dos lugares mais típicos da cidade !!! E ficará ainda melhor pois está sendo restaurado. Claro que eu não posso comparar o Mercado do Bolhão com o Mercado de la Boqueria em Barcelona, porém cada um tem o seu charminho. Uns mais, outros menos (rs....).

O mercado ocupa um quarteirão inteiro, tem vários andares e as bancas distribuem-se em corredores perimetrais à volta de um grande pátrio central. O mercado vende alimentos, (principalmente) e os estabelecimentos estão agrupados por produtos (uma zona para o peixe, outra para a carne...), mas há outras zonas onde se vendem flores, velas e até lembrancinhas de casamento, batizado e etc. Também há alguns cafés e bares, que também servem refeições e comida rápida (pratos, incluindo polvo e bacalhau, a menos de 10 euros)





Praticamente ao lado do Mercado do Bolhão, fomos visitar a Capela das Almas (ou Capela de Santa Catarina), que é uma construção do século XVIII e que tem como característica o exterior revestido de azulejos. Este azulejos, que cobrem cerca de 360 metros quadrados, representam cenas da vida de São Francisco de Assis e de Santa Catarina, virgem egípcia de sangue real, martirizada no Monte Sinai.

A Capela das Almas fica na Rua de Santa Catarina que é uma rua fechada para pedestres e cheia de lojinhas tentadoras, mas o meu foco naquele momento era conhecer o Café Majestic. Local lindo !!!! Que só me fez lembrar da Confeitaria Colombo ... local que só me traz boas recordações (meu casamento !!!!!!) (rs..............).



O Majestic é um café histórico e a onde se encontravam várias personalidades da vida cultural e artística da cidade.


A uma curta caminhada dali ...




Está a Praça da Liberdade por muitos, considerada o coração da cidade do Porto. A importância dela eu não sei relatar ... até procurei no Wikipédia, mas a história é tãoooo longa, que deixo para quem se interessar, o LINK (rs....).



Da praça, fomos andando em direção a famosa estátua equestre de D. Pedro IV. Enquanto tirávamos fotos com a estátua, olhamos para o lado esquerdo e o vemos ??? A Torre dos Clérigos !!! Um dos principais cartões-postais da cidade, construída no final do século XVIII com 76 metros de altura, e que já foi um dia o edifício mais alto de Portugal.


A subida até o ponto mais alto da Torre é cansativa ... são muitos degraus, mas a vista quando se chega lá em cima é simplesmente FANTÁSTICA e vale cada degrau subido !!!








A Cordoaria, bairro onde se situam a Igreja e a Torre dos Clérigos, caracteriza-se pela presença de lojas especializadas em bacalhau, hortaliças e frutas.

Perto dali está o Centro Português de Fotografia, que funciona num prédio que um dia foi uma prisão.

Vale também um curto desvio de caminho para percorrer a Rua das Flores, eixo comercial bastante tradicional do Porto, com lojas que funcionam em belos edifícios do século XVIII.

Seguindo pela Rua das Flores desembocamos em frente a fantástica Estação São Bento. A estação ferroviária foi edificada no princípio do século XX no preciso local onde existiu o Convento de São Bento de Avé-Maria que datava do século XVI e é uma das 16 estações mais bonitas do mundo.





Subindo um pouquinho a ladeira ao lado da Estação São Bento, demos de cara a Catedral da Sé que é um dos principais e mais antigos monumentos do Porto.







Dali, como já estávamos exaustos ... hora de voltar para o Hotel. Nós nos hospedamos na Pousada do Porto, Palácio do Freixo. Um antigo palácio, que virou sede de uma fábrica de sabão e depois de uma extensa reforma e restauração dos ambientes e virou hotel.








 
  Beijinhos

*Créditos:
wikipédia
Turomaquia
Viaje na Viagem
 
 

Um comentário:

Marta disse...

O Porto é lindo demais! Quando vou para Portugal fico ao lado, em Gaia... fomos a todos esses lugares na última viagem..
Beijos