quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Porto - Portugal

Então para terminar com chave de ouro ... hoje falarei sobre Porto !!! Mais uma cidade linda em Portugal que conseguiu me surpreender e me encantar.

Nós saímos de Lisboa e fomos de trem de alta velocidade até Porto. A viagem durou cerca de duas horas e meia e foi super tranquila. Assim que nos acomodamos recebemos fones de ouvido para assistirmos ao filme na televisão ou escutarmos música em um dos 5 canais disponíveis e bem relaxados pudemos apreciar as paisagens portuguesas a nossa volta (com direito a estações lindinhas em pequenas cidades).

As passagens foram compradas com antecedência no site da CP. Primeiro porque li em alguns blogs que deixar para comprar no dia de embarque corre-se o risco de não conseguir comprar o horário desejado. Segundo porque comprando pelo site, geralmente se encontra alguns descontos em tarifas WEB. Nós pegamos o trem (alfapendular) na Estação Oriente ( a maior e mais bonita de Lisboa – na minha opinião) e saltamos da Estação Campanha em Porto. (eu li em vários lugares que o melhor seria saltar na Estação São Bento, porém como não existia esta opção de compra no site ... saltamos na Campanha mesmo).






Assim que chegamos em Porto a primeira providência foi pegar um táxi e fazer aquela paradinha básica no hotel ... e que hotel !!! Quem lê meu blog há mais tempo, sabe que não sou de comentar os lugares que fico, as coisas que compro e muito menos fico me exibindo por aí. Não gosto e não é do meu feitio, porém ... nunca na minha vida, pensei em ficar em uma pousada que foi um antigo palácio !!!!! E o meu encantamento foi tão grande que a paradinha no hotel se tornou uma longa paradinha de admiração (até pq fomos recebidos com um vinho do porto e é claro que eu precisava bebê-lo) (rs..........). Porém não falarei do hotel agora ... prometo que no final do post comento sobre a Pousada que ficamos.

Após estes longos minutinhos, pegamos novamente um táxi (este é o ponto negativo do Hotel que ficamos, ele fica um pouco afastado do centro). Porém se vc estiver bem localizado é só pegar o metrô (sim .... tem metrô em Porto !!!!) e saltar na estação Bolhão.

Nossa primeira parada foi o Mercado do Bolhão, entre outras razões por estar num ponto mais elevado - as ladeiras da cidade são íngremes e um dia de sobe e desce constante pode deixar qualquer um exausto. (rs.....).

O Mercado do Bolhão, sem dúvida, um dos lugares mais típicos da cidade !!! E ficará ainda melhor pois está sendo restaurado. Claro que eu não posso comparar o Mercado do Bolhão com o Mercado de la Boqueria em Barcelona, porém cada um tem o seu charminho. Uns mais, outros menos (rs....).

O mercado ocupa um quarteirão inteiro, tem vários andares e as bancas distribuem-se em corredores perimetrais à volta de um grande pátrio central. O mercado vende alimentos, (principalmente) e os estabelecimentos estão agrupados por produtos (uma zona para o peixe, outra para a carne...), mas há outras zonas onde se vendem flores, velas e até lembrancinhas de casamento, batizado e etc. Também há alguns cafés e bares, que também servem refeições e comida rápida (pratos, incluindo polvo e bacalhau, a menos de 10 euros)





Praticamente ao lado do Mercado do Bolhão, fomos visitar a Capela das Almas (ou Capela de Santa Catarina), que é uma construção do século XVIII e que tem como característica o exterior revestido de azulejos. Este azulejos, que cobrem cerca de 360 metros quadrados, representam cenas da vida de São Francisco de Assis e de Santa Catarina, virgem egípcia de sangue real, martirizada no Monte Sinai.

A Capela das Almas fica na Rua de Santa Catarina que é uma rua fechada para pedestres e cheia de lojinhas tentadoras, mas o meu foco naquele momento era conhecer o Café Majestic. Local lindo !!!! Que só me fez lembrar da Confeitaria Colombo ... local que só me traz boas recordações (meu casamento !!!!!!) (rs..............).



O Majestic é um café histórico e a onde se encontravam várias personalidades da vida cultural e artística da cidade.


A uma curta caminhada dali ...




Está a Praça da Liberdade por muitos, considerada o coração da cidade do Porto. A importância dela eu não sei relatar ... até procurei no Wikipédia, mas a história é tãoooo longa, que deixo para quem se interessar, o LINK (rs....).



Da praça, fomos andando em direção a famosa estátua equestre de D. Pedro IV. Enquanto tirávamos fotos com a estátua, olhamos para o lado esquerdo e o vemos ??? A Torre dos Clérigos !!! Um dos principais cartões-postais da cidade, construída no final do século XVIII com 76 metros de altura, e que já foi um dia o edifício mais alto de Portugal.


A subida até o ponto mais alto da Torre é cansativa ... são muitos degraus, mas a vista quando se chega lá em cima é simplesmente FANTÁSTICA e vale cada degrau subido !!!








A Cordoaria, bairro onde se situam a Igreja e a Torre dos Clérigos, caracteriza-se pela presença de lojas especializadas em bacalhau, hortaliças e frutas.

Perto dali está o Centro Português de Fotografia, que funciona num prédio que um dia foi uma prisão.

Vale também um curto desvio de caminho para percorrer a Rua das Flores, eixo comercial bastante tradicional do Porto, com lojas que funcionam em belos edifícios do século XVIII.

Seguindo pela Rua das Flores desembocamos em frente a fantástica Estação São Bento. A estação ferroviária foi edificada no princípio do século XX no preciso local onde existiu o Convento de São Bento de Avé-Maria que datava do século XVI e é uma das 16 estações mais bonitas do mundo.





Subindo um pouquinho a ladeira ao lado da Estação São Bento, demos de cara a Catedral da Sé que é um dos principais e mais antigos monumentos do Porto.







Dali, como já estávamos exaustos ... hora de voltar para o Hotel. Nós nos hospedamos na Pousada do Porto, Palácio do Freixo. Um antigo palácio, que virou sede de uma fábrica de sabão e depois de uma extensa reforma e restauração dos ambientes e virou hotel.










*Créditos:
wikipédia
Turomaquia
Viaje na Viagem
 
 

Um comentário:

Marta disse...

O Porto é lindo demais! Quando vou para Portugal fico ao lado, em Gaia... fomos a todos esses lugares na última viagem..
Beijos