segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Bolo de Cocolati

Bom dia meninas !!!!!!!!

Como vocês passaram o final de semana ??? E para as cariocas ... como foi o final de semana prolongado ???

O meu foi de pura preguiça ... ok, não foi de tanta preguiça assim ... mas usei de todas as minhas artimanhas para ficar o máximo de tempo possível em casa (rs....). Posso dizer que fiz algumas coisas ...

1- preparei posts para a semana inteira !!!! ehhhhhhhhhhhhhhhhh ...
2- arrumar as fotos reveladas há séculos nos álbuns comprados semana passada !!!! (tomei vergonha ... mas só de pensar que ainda tenho umas 1000 fotos para revelar fico triste).
3- fiz um bolo mais que delicioso !!!

Aposto que o item 3, aguçou os olhinhos de muitas meninas (rs......)

Então ... a minha vizinha Simone, em plena tardinha de Sábado, postou a seguinte frase no facebook : "Tia Maitê. bem que poderia fazer um bolo de chocolate pra gente"  (obs: ela me chama de tia por causa do filho dela que me chama assim) (rs........).

Lógico que os meus sentidos em busca do bolo de chocolate foram a loucura e não pensei duas vezes em procurar uma receita divina em um dos blogs que mais venero nesta vasta internet: Chocolatria

Eu já fiz váriasssssss receitas publicadas pela Simone Izumi e todas saíram sensacionais. Eu gosto tanto, mais tanto do blog dela, que uma vez quase fiz o curso de chocolates que ela dá lá em Sampa, mas acabei tendo problemas no percurso e tive que adiar a vontade (RS................).

Enfim ... a receita já estava separadinha na minha lista de favoritos tinha um tempo então ... resolvi colocar a mão na massa !!!!

A escolhida foi o Bolo de Cocolati !!!!! E apesar de ter sido feito por mim ... o bolo ficou sensacional !!! Leve, macio, aerado ... D-I-V-I-N-O !!!!

A receita é fácil de ser feita !! Não tem mistério nenhum !!! É só seguir o "passo a passo" e se deliciar depois.

A diferença entre a minha receita e a da Simone é que o recheio do bolo dela foi feito de cocada. Como eu não tinha coco em flocos aqui, optei por um recheio de brigadeiro mole. Mas confesso que da próxima vez, recheio com a "cocada" ... não sei pq mas algo me diz que vai ficar igualmente maravilhoso.

O que me deixou triste mesmo foi ver que a foto do meu bolo não ficou tão bonita quanto a da Simone do Chocolatria ... as fotos que ela postou, são verdadeiras orgias gastronômicas ... E olha que eu usei a minha forma bonita (rs..............). Mas um dia eu chego lá !!!!

Vamos parar de enrolação e colocar logo a receita aqui ???

Bolo de Cocolati

Ingredientes:


4 ovos grandes
1.1/4 xícara de açúcar
1/3 xícara de cacau em pó peneirado
1 xícara de leite
1/2 xícara de óleo
1.1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher(sopa) de fermento


-> Unte e polvilhe uma fôrma com óleo/manteiga e chocolate em pó.
-> Pré-aqueça o forno a 180oC.
-> Separe a gema da clara.

->  Bata as gemas com o açúcar até obter uma mistura homogênea e cremosa.
->  Junte os demais ingredientes na ordem mencionada: o cacau em pó, o leite, o óleo, a farinha de trigo e por último o fermento.
->  Bata as claras em neve e adicione à primeira mistura envolvendo delicadamente.
->  Verta esta mistura na fôrma previamente preparada.
->  Leve para assar por cerca de 40 minutos – irá depender da potência do forno e do tipo de fôrma escolhida (alta ou baixa) – ou até o palito espetado sair seco.

Recheio de coco:


100g de coco em flocos
1 vidro de leite de coco
1 lata de leite condensado

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo até obter uma cocada bem cremosa. Deixe esfriar.


Cobertura:


1/2 lata de leite condensado
2 colheres(sopa) de chocolate em pó
1 colher(sopa) de cacau em pó
2 colheres(sopa) de leite
1 colher(sopa) de manteiga sem sal

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo até obter um brigadeiro bem fluído. Deixe amornar para só então aplicar sobre o bolo pronto e recheado

Obs: Como eu fiz muito brigadeiro mole para rechear o bolo, acabei usando o restante como cobertura. Como o chocolate usado foi cacau em pó, o bolo não ficou muito doce e enjoativo.

Bolo depois de ser recheado. Antes de desenformar o bolo, cave um buraquinho nele e coloque o recheio. (a foto está na vertical ... não estou conseguindo virar ela).


Este é o resultado do MEU bolo ... (Não tão bonito mas delicioso também)


E este é o bolo da super talentosa criadora do Chocolatria !! Vai dizer que não ficou lindo ???


Tenham uma semana tão gostosa quanto este bolo !!!

Beijinhos


*Créditos:



5 comentários:

Sandrinha disse...

Oi Amiga!
Nem fiz mta coisa, pq marido tava em Sampa, e voltou na 6ª feira à noite.
Agora sábado e domingo...... me esbaldei,rs.
Seu bolo, ficou maravilhoso!
Dá uma vontade imensa.... de colocar a mão na tela e pegar um pedaço p/comer, rs.
Já copiando a receita.
Q sua semana seja delciosa!!
Beijinhos!!!

Vivia disse...

Huuumm... Agora estou desejando esse bolo!!!

Unknown disse...

Oi amigax, obrigada pela visita, que bolo bapho é esse? quero!!! Passei para desejar uma semana linda e cheia de Deus!

bjuxx

www.pinkwomanfashion.com

Danee disse...

Parece ser delicioso! Pena que a dieta começou hoje.
beijocas

Waleska disse...

Eu gostei mais do seu!!! rsrs
ow pecado!