quinta-feira, 14 de junho de 2012

Pavlova de Chocolate com Morangos e Calda de Frutas Vermelhas

Bom dia meninas !!!!

Hoje venho trazendo para vocês a receita da sobremesa do Dia dos Namorados.

Como uma boa grávida de 32 semanas ... não ando com muita força e disposição para enfrentar horas na cozinha ... Então aproveitando o clima mais ameno desta época do ano eu recorri ao delicioso Founde de Queijo como prato principal para o jantar do dia dos namorados. Mas aí fiquei com a dúvida do que fazer para a sobremesa ... Eu queria algo prático, diferente e gostoso. Nada vinha na minha cabeça, até que vi o concurso de receitas de chocolate que a Bonfa fez no blog dela. Foram 69 receitas PERFEITAS, todas baseadas no tema chocolate.

De primeira, separei 4 receitas que me pareceram as mais apetitosas ... depois selecionei a que me pareceu ser a mais rápida e prática. E a vencedora foi ... Pavlova de Chocolate com Morangos e Calda de Frutas Vermelhas - enviada por Fernanda González

Por incrível concidência esta receita também ganhou o concurso (digo concidência pq só vi o resultado do concurso hoje ) e posso dizer com toda a certeza do mundo ... mereceu !!!!!  Ela é simplesmente DELICIOSA !!!! Esta Pavlova é um doce leve com um sabor contrastante entre o chocolate amargo e o doce da calda de morango ... Nossa, muito boa mesmo !!! 

Então, aqui fica a dica ... FAÇAM !!!! Não é uma receita complicada, não se faz necessário ficar horas na cozinha e o resultado é muito bom !!!

Pavlova de Chocolate com Morangos e Calda de Frutas Vermelhas


Ingredientes:

Para a calda:

400g de frutas vermelhas congeladas
½ xícara de açúcar
Suco de 1 limão

Recheio:
600 ml de creme de leite fresco
4 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
1 ½ caixinha de morango

Para o disco de merengue:

6 claras
300g de açúcar
3 colheres de cacau em pó, peneirado
1 colher (chá) de vinagre balsâmico ou vinagre de vinho tinto
50g de chocolate amargo, bem picadinho
Folhas de hortelã lavadas para decorar

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 150 °C. Forre duas assadeiras com papel manteiga e desenhe um circulo de 20 cm de diâmetro em cada uma delas. Comece preparando a base de merengue: Batas as claras em neve até formar picos acetinados, e em seguida, acrescente o açúcar, uma colher de cada vez, ate que o merengue fique encorpado e brilhante. Adicione o vinagre, o cacau e o chocolate picado. Mexa delicadamente até incorporar todos os ingredientes. Divida o merengue entre as duas assadeiras e leve para assar por aproximadamente 50 minutos. Deixe os discos esfriarem dentro do forno desligado.

Como sobraram uns pedacinhos de chocolate, joguei por cima. Reparem como a "massa" se partiu ... foi logo após eu não ser delicada ao tentar tirar o disco do papel manteiga.

 OBS: Na hora de soltar os discos do papel manteiga, tenha muito cuidado pois eles se quebram facilmente!!!  O meu primeiro disco quebrou e tive um mega trabalho para juntar os pedaços no prato.

Para a calda: coloque as frutas congeladas em uma panela pequena e acrescente o açúcar e o suco de limão. Leve ao fogo e deixe ferver, mexendo de vez em quando, até as frutas ficarem macias e formar uma calda ligeiramente espessa. Retire o fogo e passe pela peneira. Deixe esfriar.

Para o recheio: bata o creme de leite com o açúcar até formar picos firmes (ponto de chantilly). Lave os morangos, retire os cabinhos e corte-os em quatro partes no sentido do comprimento.

Montagem: coloque um disco do merengue sobre um prato de servir e recheie com a metade do chantilly e dos morangos. Espalhe a metade da calda e cubra com o outro disco de merengue.

Recheie com o restante do chantilly e dos morangos. Regue com a calda e decore com as folhas de hortelã.
Sirva em seguida. Rende de 8 a 10 porções.


A receita da base de merengue é da Nigella e o recheio é da revista Claudia Comida.


Primeira camada : Disco, "chantilly" com morangos e calda de morangos

Minha Povlova pronta. Não tão bonita quanto a foto enviada para o blog da Bonfa ... 


 Beijinhos !!!!


*Créditos:  http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2012/06/concurso-de-receitas-com-chocolate-para.html



Um comentário:

Marta disse...

Humm.. muito bom! Eu achei difícil de fazer..uhauhauaau... mas as receitas do concurso são boas demais!!!
Beijos