quinta-feira, 13 de junho de 2013

Fornecedores de festas infantis - O desabafo

Para quem acompanha  meu blog, já deve estar imaginando que o primeiro aniversário da biscoitinha está chegando e eu ando toda enrolada com os preparativos. Não gosto de deixar nada para cima da hora e mesmo faltando mais de um mês, eu gostaria de já estar com tudo fechado. Bem ... eu gostaria.. mas não estou por várias razões ... As principais :

-> Organizar festinhas a distância é muito complicado. Apesar de morar em Brasília, a festinha será no Rio por conta da minha família e da família do marido. Seria um pouco inviável (e poucos viriam) trazer avós, tios, primos, amigos especiais, entre outros,  para cá.

-> Os fornecedores (e este item é um capítulo a parte e o que me fez vir aqui escrever) .

Como estou muito longe, entrei em um grupo de festas infantis do Rio de Janeiro do facebook para poder pegar boas indicações e acabei entrando em contato com vários profissionais de diversas áreas. E sinceramente ... ando aborrecida e bem chateada com o comportamento de vários deles.

Para poder ter um contato melhor e ter acesso as fotos dos "produtos", adicionei alguns profissionais ao meu perfil do facebook e qual foi a minha surpresa ... A maioria deles usando o seu perfil PROFISSIONAL para falar mal dos clientes ou para dar "broncas" sobre o comportamento de A ou B. Não chegavam a citar nomes ... mas ... francamente né??? Ao mesmo tempo que eu lia o que considerei meio absurdo, passei por situações super desagradáveis!!! Exemplos ?? Vários ... vamos a alguns ...

1- Entrei no perfil de um fornecedor e como não encontrei uma forma de contato,mandei mensagem inbox pedindo um orçamento. A resposta ?

"Não respondemos pedidos de orçamento pelo facebook, não viu o recado na página?".

Levei um susto, mas respondi agradecendo a atenção e disse que de fornecedor que responde desta forma mal educada a um possível cliente, a partir daquele momento eu não queria mais nada, nem mesmo o e-mail.

2- Depois da bronca do fornecedor 1 ... aprendi a lição e entrei em contato com outro solicitando o e-mail para que eu pudesse solicitar um orçamento. A pessoa me respondeu e eu enviei um e-mail ... esperei exatos 7 DIAS e como não obtive resposta, enviei outro e-mail cobrando uma posição. Querem saber a resposta ?????

"Prezada Maitê, infelizmente estou cheia de encomendas e não posso passar o dia no computador respondendo e-mails. Para um orçamento mais exato preciso de mais informações sobre o seu tema." 

Putz ... nesta hora meu sangue ferveu ... Oh vontade de mandar plantar batatas (não foi bem para este lugar não, mas minha educação me impede de escrever o que pensei na hora).

E lógico que respondi mais uma vez agradecendo a atenção e complementei o agradecimento dizendo que como ela tinha muitas encomendas, eu não queria atrapalhar o processo criativo com os meus e-mails.

3- Mais um e-mail enviado ... e ...

Maitê, eu não posso atender ao seu pedido não .. seu tema é muito difícil, credo !! Não quer mudar não ?? ".

Vcs devem estar pensando ... que tipos de pessoas são estas que ela tem cotado preços ?? Não é possível que exista gente que trabalhe com o público e tenha esta postura !!

Pois bem ... não ... não são qualquer profissionais ... pelo contrário, são profissionais que estão super bem cotados no tal grupo de festas infantis (que tem mais de 7 mil membros). São profissionais que cobram e cobram bem pelos seus produtos, porém não tem o menor tato com o cliente.

Por conta disto, ando com vários itens da festinha da biscoitinha em aberto ... esperando respostas ... orçamentos ... E olha que não estou discutindo preço e nem pedindo descontos, apenas pedindo orçamentos.

Então ... se vc que lê o meu blog é fornecedor de alguma coisa ... por favor ... vamos a algumas dica:

1-  não reclame do seu cliente!  Reclame em casa ... fazer isto no seu perfil profissional é feio, anti ético e totalmente mal educado. Eu desisto de contratar na hora

2- Quando receber mensagem ou e-mail, seja delicado na resposta. Eu sei que existem clientes sem noção e bem chatos, mas vc depende deste "chato" para vender o seu produto e para ele se tornar sucesso e conhecido.

3- Ninguém muda um tema da festa pq vc não faz o produto. Não adianta ... e por favor, elimine o CREDO do seu vocabulário. Eu me senti mega ofendida por escolher um tema que causou tanto pavor a determinada fornecedora.

É isto ... vou lá dar uma olhadinha nos meus e-mails ... vai que ...

Beijinhos !!


8 comentários:

Sandrinha disse...

Oi Tetê!
É uma verdadeira penitência.... Fica parecendo q estamos pedindo um absurdo.... qdo só queremos ser bem tratadas e atendidas nas nossas solicitações... e ainda vamos pagar por isso!Infelizmente.... são poucos os profissionais q trabalham com dedicação e respeito!
Espero q vc consiga resolver todas as pendências em relação a festa da minha netinha....se precisar de alguma ajuda, sabes q pode contar comigo!
Bom final de semana p vc!
Beijinhos regados de luz!

Elaine Soldesi Gameiro disse...

Gente, que fornecedores são esses??? Simplesmente um absurdo! Educação é o mínimo! Infelizmente, nao posso te ajudar com indicação de fornecedores no RJ, mas te desejo muita sorte! Tudo dará certo!

Danee disse...

Que absurdo! Espero que você encontre bons e educados fornecedores.

beijocas

Marta disse...

Tetê.. realmente fiquei pasma com as respostas! Não tive nenhum problema.. espero que os que te passei tenham ajudado em alguma coisa.
Beijossss

Helen disse...

Tá, eu sei que a situação deve estar te deixando mega chateada e irritada, mas desculpa, eu ri...principalmente com o "...credo!!! não quer trocar o tema não?!" kkkk (aí fiquei imaginando qual tema "mirabolante" vc deve ter sugerido para ter essa resposta...)
Mas falando sério agora:
QUEM SÃO ESSAS PESSOAS?!?!?!?! Gente, o mínimo é ter educação com o cliente...custava escrever algo mais no estilo "Infelizmente, não temos como fazer este tema, mas estamos dispostos a outras sugestões"?!
E o "Não viu o recado na página?" poderia ter sido COMPLETAMENTE eliminado, né?! Custava simplesmente escrever "infelizmente não respondemos pedidos através do facebook, por favor entre em contato via XYZ"
Sério, a cada dia que passa, me surpreendo mais ainda com a falta de noção dos fornecedores de serviço cariocas...Falando nisso, você chegou a ler esse artigo no Globo semana passada? Era justamente sobre isso: http://oglobo.globo.com/rio/um-rio-de-servicos-ruins-8627930
Beijinhos e espero que vc consiga encontrar fornecedores que entendam o conceito de "atendimento ao cliente" :)

Carol Celeghin disse...

Nossa Maitê que situação desagradável.
Quando fazia as cotações para meu casamento e mais recentemente para a reforma de minha casa acabei tendo contato com alguns fornecedores grosseiros, mas geralmente eram pequenos negócios, empresas que estavam começando (diga-se de passagem começando muito mal).
Trabalhei por um curto período em uma loja de vidro temperados que tinha muitos problemas com prazo de entrega, então estava acostumada a escutar desaforos dos clientes e ouvia tudo calada, afinal neste caso eles realmente tinham razão (algumas cliente ficaram mais de três meses com a casa aberta, sem janelas e portas devido aos atrasos da empresa). Sentia-me muito mal com tantos xingamentos, mas era meu trabalho e tinha que escutar sem reclamar.
Fornecedores que reclamam de clientes e atendem mal vão acabar perdendo vendas e daí vão colocar a culpa na situação econômica do país.
Espero que dê tudo certo e que você não enlouqueça no processo.
Ah! Esta semana tenho consulta no GO e se o bebê colaborar vamos ter certeza do sexo, assim que souber lhe aviso... morta de ansiedade... hehehe.

Beijinhos... Carol Celeghin
http://carolinaericardo.blogspot.com

Márcia Pimentel disse...

Você já tentou entrar em contato com as meninas do criative-se? Elas são do Rio e conhecem ótimos fornecedores.

bjos

Suzana Lira disse...

Nossa fiquei de boca aberta com esses e-mails....deu até vergonha alheia afff

Bjs