quarta-feira, 6 de abril de 2016

Keukenhof - Amsterdam

Eu tenho simplesmente uma listinha de vários posts para fazer e estou tentando seguir alguma ordem cronológica (isto pq ainda tenho que terminar os post da viagem de Agosto), mas vou dar uma paradinha nesta ordem para escrever sobre Amsterdam e o Keukenhof, que foi a viagem que fizemos neste final de semana.


Para quem não sabe ou ainda não associou o nome ao lugar, Keukenhof é simplesmente o maior parque de flores (Tulipas) do mundo !! São "apenas" 32 hectares de tulipas de diferentes cores e aspectos, plantadas um a um.

O parque funciona somente por 8 semanas durante a Primavera e este ano vai de 24 de Março a 16 de Maio.

Além das flores em si, o parque conta com uma programação imensa de exposições, pequenas apresentações, música, passeios de barco, e várias opções de alimentação. O auge do parque é no dia 23 de Abril com a festa das flores com o tradicional cortejo de carros alegóricos.

Todo ano o parque escolhe um tema para homenagear. O tema deste ano, foi a Época de Ouro em que a Holanda prosperou muito. Eu particularmente não consegui identificar o tema com a exposição das tulipas. Mas também não conheço a história do País, então não posso dar a minha opinião sobre isto.

Nosso objetivo foi fazer um bate e volta a partir de Amsterdam e não nos arrependemos. Foi praticamente um dia inteiro para percorrer quase todo o parque. Não digo todo, pq sempre fica algo para trás. Chegamos lá por volta das 9:40 da manhã e saímos depois das 16h.

Para chegar ao parque, nós usamos a opção ônibus 858 saindo do aeroporto Schiphol. Existem outras opções, mas como nos hospedamos pertinho da Estação, esta foi a forma mais prática.

Na Central Station, como as máquinas para compra dos bilhetes só aceita cartão ou moedas, tivemos que ir até as bilheterias para comprar. Estas bilheterias ficam a sua esquerda (entrando pela porta principal da Estação). Cada bilhete de ida para o aeroporto, custa 5.20 euros, mas se vc comprar ida e volta, sai  9,60 ida e volta por pessoa (4.80 o trecho). O trajeto do trem até o aeroporto dura uns 20 minutinhos. Ao saltar dentro do aeroporto, procure a placa Arrivals gate 3-4. Vá caminhando em direção a esta placa e procure pelo Starbucks. Assim que vc localizar o Starbucks, vc vai ver uma porta giratória a sua frente. Saia por ela. O ônibus estará na sua frente.

 Horário do trem saindo da Central Station

No final deste corredor tem uma porta que dá em frente ao ponto do ônibus

Vc pode comprar o ticket da passagem de ônibus na hora, ou comprar no site do Keukenhof um combinado de ônibus e entrada para o parque, o que sai mais barato. Nós compramos na hora pq ainda não tínhamos certeza de que como iríamos até lá e os ingressos do parque foram comprados com antecedência em um blog famosinho sobre Amsterdam. O que não valeu a pena, pois gastei 20 reais a mais em cada ingresso, perdi o desconto do ônibus, paguei iof no cartão e como chegamos cedo no parque, não tinha fila nenhuma para comprar ingresso. Então, caso vc vá no ônibus, por questão de economia, comprei no trailler do ônibus que fica em frente ao local de embarque.

O 858, sai a cada 15 minutos do aeroporto e leva cerca de 40 minutos para chegar no Keukenhof. Vc vai sentadinho (como fomos cedo, o ônibus tinha lugar sobrando), vai apreciando a paisagem e nem percebe que demora 40 minutos.

Ao entrar no parque, nós fizemos o caminho contrário das excursões (que são inúmeras). Elas chegam e vão direto ao ponto principal do parque, que são os campos de tulipas!! Aqueles que aparecem em todas as propagandas do lugar: o moinho e os campos de tulipas. E ali era o meu ponto principal também. Particularmente, acho que as excursões vão só para ali e depois vão embora, pq o parque estava até relativamente vazio, sem o muvucão de guias gritando, explicando, aquele amontoado de gente. As demais áreas do parque, eu esperava bem mais lotado.

Não posso dizer que as minhas expectativas foram superadas. Não, não foram. Existem espaços esplendorosos pelo parque. Cada tulipa mais perfeita que a outra. Algumas fotos, estão parecendo pinturas. Mas a maior parte dos canteiros, estão sem flores ainda (mesmo o parte tendo aberto no dia 24 de Março). Vc vê as tulipas com brotos,mas flores que é bom nada.


As tulipas mais lindas se encontram na área de Wilhelmina e dentro das "estufas". Nestes dois lugares vc fica de queixo caído de tão lindo !!!! Nos demais... não espere muito. Pelo menos não agora. Talvez lá para o final de Abril, as coisas mudem.

Marquei no mapa as áreas mais interessantes/bonitas. Se clicar em cima da foto a foto aumenta.

Jardins




 




Exposições e estufas







E o mesmo digo em relação a área chamada Mil... O que seria o ponto alto do passeio para mim. Não existiam campos de tulipas ali. Só uma área bem pequena estava com tulipas vermelhas... as demais... gente... que decepção. Em lugar nenhum havia um aviso de que as tulipas só florescem mesmo sei lá quando. Os blogs respeitados da Holanda, só postavam os vídeos destes campos perfeitos, fazendo propaganda e esqueceram de avisar que na realidade, os vídeos são de anos passados. Fiquei bem chateada com isto. No Brasil, cabe propaganda enganosa. No tal blog famosinho, assim que voltei para o hotel, comentei sobre isto e infelizmente meu comentário foi apagado. É por estas e outras que hoje em dia, confio só nos blogs que não recebem por fazer propagandas. Não existe a preocupação com quem segue aquelas dicas e sim só existe o interesse em propagar e ganhar em cima. Meu total descrédito a pessoa.



 Só neste cantinho tinham tulipas.

Era para estar assim... pequena diferença não ??? rs.....

Enfim... o passeio foi lindo. O que vi já me fez ficar extremamente encantada. Valeu super a pena e não me arrependo de ter ido. Claro, que se tivessem avisado que os campos estariam daquele jeito, eu teria ido mais tarde, mas ... valeu. Valeu muito e indico DEMAIS o passeio para quem estiver nesta época por Amsterdam.

O parque é totalmente acessível para todos e possui várias lojinhas e restaurantes. Para quem quiser ficar só no lanche, existem barraquinhas com opções mais rápidas. Tomamos uma sopa de feijão divina que custou 2.50. Nos restaurantes, encontramos opções de comida por 7.50 uma salada cesar com frango e bem servida, até carne com batatas por 13.50.





Sopa de feijão com bacon

 Neste local, além de uma exposição, possui um restaurante.

Qualquer dúvida, se eu puder ajudar, é só mandar mensagem !!

Maiores informações:

http://www.keukenhof.nl/en/#


3 comentários:

Fernanda disse...

Quanto tempo Maitê!!
E aí tudo bem?

Lugar lindo, adorei suas fotos!!

Tem sorteio no blog, não deixe de participar!!

Um beijo,

www.purestyle.com.br

Marta disse...

Meu Deus! Encantada com essas fotos! Que coisa linda.. quanta cor!!!! Beijos

Micha Descontrolada disse...

Sou louca por flores e meu sonho é ir nesse parque. Tem um porém, sou prof. e só tiro férias em janeiro. Buáá. eu já tinha pesquisado e lido que é só até maio, mas vou me programar financeiramente e vou dar um jeito. Necessito ir!

Beijossssssss
┌──»ʍi૮ђα ツ