terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Festa de noivado

O noivado demonstra a evolução do próprio relacionamento de um casal como um todo e, realmente, consolida, de certa forma a união deles, caso considerem isso um rito importante. O mais importante não é as celebrações, mas o significado desse acontecimento e dessa decisão para o casal. Nesses tempos modernos, não pense que o noivado está démodé. Há muitos casais, de diversas faixas etárias, que consideram significativo esse rito para suas vidas e para a relação em si. Para muitos, casar ainda é um sonho e faz parte dos seus planos, assim como outros, como, por exemplo, a vida profissional. Muitos casais ainda aguardam o momento certo para a aclamada decisão de casar!


Como comemorar o noivado


O noivado geralmente é um jantar, almoço ou uma recepção oferecido pelos pais da noiva, para os familiares mais íntimos (irmãos, pais e avós) do casal .


Não há necessidade de convite se a sua lista for inferior a 30 pessoas. Caso contrário, elabore um convite simples e pequeno.


A recepção poderá ser feita na casa da noiva, em um restaurante ou uma chácara da família, sem muita formalidade, pois é apenas um anúncio de que o casamento irá acontecer. Observação: todos os convidados do noivado deverão ser convidados para o casamento.


Tipos de noivados


A algum tempo atrás era de costume dos noivos apenas divulgarem a seus amigos e familiares a decisão de se tornarem noivos, contudo, esse costume vem se modificando e o que está em voga hoje é fazer uma grande festa de noivado para comemorar a ocasião em grande estilo. Existem dois tipos de noivados:


Descontraído: ocorre quando os noivos recebem os convidados já fazendo uso das alianças e, no momento escolhido, oficializam o compromisso e comunicando a decisão de ambos.


Tradicional: Após o jantar, o noivo e a noiva se levantam, ele anuncia o momento especial e poderá dizer algumas palavras se desejar. Os noivos trocam as alianças na presença dos convidados e o champanhe será servido a todos. Após o brinde, cortam o bolo.




Organizando a festa


Primeiramente é preciso dizer que a festa é de responsabilidade dos noivos. Pais e familiares no geral podem ajudar com as despesas, contudo, a organização e os custos principais ficam a cargo dos futuros noivos.


É necessário se ter em mente quando se deseja e o quanto é possível gastar. Os noivos devem fazer uma cotação de preços e pedir indicações de amigos e familiares sobre locais e empresas prestadoras de serviços de Buffet, decoração, foto/filmagem e som. Tendo-se uma idéia inicial de custos e do que os noivos desejam, alguns serviços podem ser substituídos por outros de igual qualidade, o que facilitará na contenção dos gastos e sem causar conseqüências desagradáveis.


Com relação ao número de convidados, dependerá muito do estilo da festa (se é mais reservada ou não). No geral, convidam-se no máximo cerca de 100 pessoas, apenas as mais íntimas.


O evento pode ser realizado na casa da noiva, numa chácara ou sítio e o ideal é providenciar o fechamento vip de um restaurante ou Buffet pequeno para fazer os serviços de pratos e de mesa.


Se estiver ao alcance do noivo, este poderá presentear a noiva com um anel de brilhantes, símbolo do amor eterno. Este anel poderá ser entregue durante a festa, na presença dos convidados, ou quando os dois estiverem sozinhos.




CONVITES E TRAJES


Os noivos geralmente ficam preocupados quanto ao tipo de convite indicado para o noivado. Pois bem, ele deve ser mais simples que o do casamento, contendo somente as informações necessárias: nome dos noivos, texto básico (“Desejamos a sua presença” ou “Ficaremos gratos com a sua presença”), hora, data, local e um telefone para informações e confirmações das presenças. O convite deverá ser entregue pessoalmente pelos futuros noivos, com no mínimo um mês de antecedência.


Quanto ao traje, este dependerá do estilo da festa, local e horário. Caso seja uma festa totalmente descontraída, os homens podem usar calça sarja/social e camisa, enquanto as mulheres podem fazer uso de um vestido longuete, terninho ou saia. Se o evento ocorrer em uma ambiente mais livre como num churrasco ou no campo, procure utilizar um traje de passeio mais leve. E, caso seja um jantar de caráter formal, a ocasião




A RECEPÇÃO


Tradicionalmente, os pais da noiva eram os introdutores do noivado, ou seja, as pessoas que recebiam os convidados. Atualmente, não existem mais regras, os noivos podem até recepcionar eles mesmos, ou um amigo, ou outro membro da família.




CARDÁPIO


Caso opte-se por uma festa pela manhã, um café-da-manhã que contenha bolos e tortas é uma ótima opção. Já em um evento vespertino, os mesmos pratos anteriores serve os convidados em um belo café-da-tarde. À noite, o jantar, o coquetel e o coquetel com prato quente são sendo as melhores alternativas. Lembranças divertidas que lembram o casal são muito bem vindas também.


Entre algumas sugestões de cardápio de eventos noturnos encontramos: coquetel frio e quente, sem fritura, suas massas, três tipos de salada, um peixe, uma carne, duas sobremesas, sucos, água, sucos, chás gelados, espumante, champagne para o brinde e mesa de doces. Para finalizar, quanto à quantidade de bolo, aconselham-se 100g por pessoa ou 60g caso haja sobremesa.




LEMBRANCINHAS


Existem diversas opções de lembranças, desde bem-casados, colar com pingente personalizado de ouro branco para as mulheres e abridor de vinho para os homens. Em suma ela deve combinar com o conceito do evento, seja ele romântico, despojado ou moderno.


Aqui vão algumas opções para oferecer aos convidados:


Os noivos mais jovens e com estilo mais despojados provavelmente irão preferir uma festa com os amigos, sem qualquer formalidade. Nesse caso, aconselha-se que seja feita um jantar particular com os pais e pouquíssimos familiares e também uma festa com os amigos e conhecidos, esta já em um astral totalmente jovial. Aqui vão algumas outras opções:


- Uma mesa de frios ou sanduíches de metro.


- Encontro na pizzaria


- Brunch:


Você pode servir uma salada de aspargos com molho vinagrete, batatas gratinadas com erva doce, souflée de espinafre com bacon e, como sobremesa, torta de limão com merengue. Ofereça champanhe e frisantes, bem como opções não alcoólicas como limonada, chá gelado e café.


- Churrasco:

Posicione as mesas sob a sombra das árvores ou alugue guarda sóis tamanho família.


A roupa de mesa e flores devem ser claras e simples, adequadas ao menu, que pode incluir uma salada de folhas, batatas assadas com creme de sálvia e salada de frutas para finalizar. Ofereça sucos de frutas da estação, chá e cerveja bem gelados.


Saladas verdes e acompanhamentos poderão ser dispostos em um aparador para que os próprios  convidados se sirvam, enquanto carnes e bebidas são servidas nas mesas por garçons.


Prefira um bolo de massa leve.


O que servir:


-> Carnes variadas
-> Pães
-> Maiones / Salpicão
-> Arroz
-> Vinagrete
-> Farofa
->  Saladas




Um bolo de noivado é super bem vindo acompanhado do brinde com um espumante.


Se você fizer questão de decorar a sua festa de noivado, aqui vão algumas inspirações super simples e delicadas que agregarão muito a esse momento super especial. E o melhor: muitas você mesma poderá fazer sem gastar muito!



Bem ... espero ter ajudado.

Beijinhos !!!!



* Informações e fotos retiradas :

-> http://vestidadenoiva.com/


9 comentários:

Kaka Antunes disse...

Adorei as imagens ... me inspiram para minha festa de noivado =]

Amor desde infância disse...

oi q tudo de lindo""" nossa comemoraçao vai ser bem intima em um restaurante!!nao vejo a ora de trocar de aliança com o mose!!um bj boa noite!

aninha disse...

OIIII ANJINHO!!!!!!
NOSSA NEM SEI O QUE DIZER!
MTOOOOOOOOOOOOOOO OBRIGADA! AMEI!
VOU ME ESPIRAR NESSAS IMAGENS PARA FAZER A MINHA DECORAÇÃO DE NOIVADO, VOU TIRAR AS FOTOS E POSTAR E AGRADECER A VC POR TER ME AJUDADO!!!!
MTOOOO OBRIGADA MESMO!!!!!
MIL BEIJINHOS!!!!
:D

Thania disse...

Tete amada!
O Bazar do Coisas de Thania postou hoje sua primeira oferta!
Claaaaaro que eu quero que vc de uma passada lá e confira!
Ah e se vc se interessar, compra né???? rs

Muitos beijos
Than
http://bazardocoisas.blogspot.com

Brena Costa disse...

aaah esses noivados são mto chiques rsrs... eu não tive noivado.

Estava em búzios com o noivo, ele pede pra eu pegar uma coisa na mochila dele, encontrei a aliança e ele pergunta: Vamos casar?? Aí noivei hahaha 1 mês depois meu pai olhou pra minha mãe e perguntou se eu estava noiva... rsrs
aí foi caindo a ficha q "tinhamos" q casar e começou a loucura dos preparativos...

:D

Jaque disse...

Oi Maite...

Amo seu blog... vivo fuçandinho e acho que nunca comentei...rsrs

Pra vc ter ideia, registrei seu blog nos meus favoritos...

Eu e meu noivo ficamos lendo durante horas os posts de sua lua de mel... tb queremos ir para Recife... até ja ligamos para eloim tur... amamos as fotos... os detalhes...

To te seguindo... rsrs

Ah! mas falando em noivado... não fizemos festa... meu noivinho muito economico aproveitou a festa de natal para me pedir em casamento... familia reunida... mesa linda... umm monte de papazinho gostoso... rsrsrs

Ai ai ai... chega de falar (escrever) ... .bjsssssssssss

Jaque disse...

Oi Maite...

Amo seu blog... vivo fuçandinho e acho que nunca comentei...rsrs

Pra vc ter ideia, registrei seu blog nos meus favoritos...

Eu e meu noivo ficamos lendo durante horas os posts de sua lua de mel... tb queremos ir para Recife... até ja ligamos para eloim tur... amamos as fotos... os detalhes...

To te seguindo... rsrs

Ah! mas falando em noivado... não fizemos festa... meu noivinho muito economico aproveitou a festa de natal para me pedir em casamento... familia reunida... mesa linda... umm monte de papazinho gostoso... rsrsrs

Ai ai ai... chega de falar (escrever) ... .bjsssssssssss

Unknown disse...

amei flor"!
faz um post sobre renovação de votos e um de vestido de noiva no joelho!

quero uma coisa bem diferente, será dia 16/10 mes das crianças e estava pensando em fazer estilo criança a festinha, comida tipo cachorro quente, sorvere, algodão doce, bombons diversos, salgados... essas coisas!


bjuxx

Musa Magalhães disse...

Vixe, Tetê! Festa de noivado assim só pra quem mora na Lagoa aqui e nos Lagos aí, né? rsrsrs

Pros simples mortais, é juntar grana pro casório e olhe lá!

Mas amei as fotos, obviamente.

Bjos!