quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Que fantasia vou usar neste carnaval ?

Boa Tarde meninas !!!!


O tema de hoje é Carnaval ... porém, antes de mais nada ... vamos fazer uma breve introdução ao tema ...


Basta o carnaval se aproximar para começarmos a pensar com que roupa vamos desfilar nos blocos de rua, ou pular em um clube tradicional da cidade. Afinal, quem nuca se vestiu de bailarina, cigana, odalisca, pirata e bate-bola, que atire a primeira fantasia, num folião.



A propósito, você sabe qual são as figuras carnavalescas mais conhecidas da folia? Isso depende muito da época. Se formos buscar pela memória recente, aqui no Brasil com certeza será o Clóvis (popularmente conhecido como bate-bola).


A imagem daquele palhaço, com macacões largos e bem coloridos, chupeta na boca e uma bexiga fedida (substituída há alguns anos por bolas coloridas) já fez a alegria de muitas crianças e se mantém no topo entre as “10 mais” queridas, pela garotada. Infelizmente nunca me enquadrei nesta categoria ... sempre detestei os bate-bolas, na verdade, eu tinha um baita medo destas figuras.


Voltando ....



Agora, se resgatarmos os antigos carnavais, como os requintados bailes de máscaras, originários de Veneza, com certeza vamos nos deparar com talvez o primeiro triângulo amoroso da história. Estou falando de Pierrô, Colombina e Arlequim, claro.



Essas três figuras carnavalescas são personagens de um estilo teatral conhecido como Commedia dell’Arte, nascido na Itália do século XVI. Os três papéis representam serviçais, envolvidos em um triângulo amoroso, que integram uma trama recheada de sátira social. O estilo surgiu como alternativa à chamada “Commedia Erudita”, de inspiração literária, que apresentava atores falando em latim, naquela época uma língua já inacessível à maioria das pessoas.





A história do trio enamorado sempre serviu de entretenimento popular, influenciada pelas brincadeiras de Carnaval. Apresentadas nas ruas e praças das cidades italianas, as histórias encenadas ironizavam a vida e os costumes dos poderosos da região. Para isso, entravam em cena muitos outros personagens, além dos três mais famosos.





Do lado dos patrões havia um comerciante extremamente avarento (Pantaleão), um intelectual pomposo (o Doutor) e um oficial covarde, mas metido a valentão (o Capitão). Outros personagens típicos eram o casal Isabella e Orácio (em geral, filhos de patrões) e outros serviçais. Apesar de obedecerem a um enredo já definido, as peças costumavam apresentar improvisações como ingrediente principal, exigindo talento cômico por parte dos atores, que precisavam responder rapidamente às novas piadas e situações criadas pelos colegas.


Um detalhe interessante é que sempre havia, no meio do espetáculo, um intervalo chamado lazzo. Ele continha mais comédia e apresentava acrobacias, ou sátiras políticas, sem qualquer relação com o enredo. Terminado o lazzo, a história continuava do ponto em que havia sido interrompida.



Com esse estilo único, a Commedia dell’Arte influenciou a arte dramática de toda a Europa e até hoje é utilizada como método para aprendizado e treinamento do ator.



Conheça o perfil das personagens que viviam entre tapas e beijos



Pierrô: Seu nome original era Pedrolino, mas foi batizado na França (no século XIX) como Pierrot, e assim ganhou o mundo. O mais pobre dos personagens serviçais vestia roupas feitas de sacos de farinha, tinha o rosto pintado de branco (com uma lágrima em apenas um lado) e não usava máscara. Vivia sofrendo e suspirando de amor pela Colombina. Por isso, era a vítima preferida das piadas em cena. Não foi à toa que sua atitude, vestimenta e maquiagem, influenciaram todos os palhaços de circo.



Arlequim: Também servo de Pantaleão, Arlequim era um espertalhão preguiçoso e insolente, que tentava convencer a todos da sua ingenuidade e estupidez. Depois de entrar em cena saltitando, deslocava-se pelo palco com passos de dança e um grande repertório de movimentos acrobáticos. Debochado, adorava pregar peças nos outros personagens e depois usava sua agilidade para escapar das confusões criadas. Outra marca registrada era a roupa de losangos.



Colombina: Criada de uma filha do patrão Pantaleão, era tão bela e refinada quanto sua ama. Colombina era também o pivô de um triângulo amoroso que ficaria famoso no mundo todo. De um lado, o apaixonado Pierrô. Do outro, o malandro Arlequim. Para despertar o amor desse último, a romântica serviçal cantava e dançava graciosamente durante o espetáculo.




Depois desta bela introdução sobre o Carnaval e seus personagens ... A segunda coisa que me vem na cabeça é a fantasia, afinal a folia de carnaval combina muito com fantasias e roupas diferentes para você pode brincar com todos, das boas risadas e se divertir de montão.


Porém todo carnaval é a mesma dúvida: “Que fantasia fazer vou usar neste carnaval ?”


E o tema de hoje é este meninas ... preciso muito da ajuda de vocês !!!!! Meu pequeno grupinho de cariocas animados está combinando um baile de Carnaval a carater e eu não tenho idéia do que vestir.


Faremos um churrasco regado a serpentina, confete e muita marchinha de Carnaval e por estas razões preciso de uma roupinha fresca, barata e nada vulgar (até pq a festinha será na quadra dos milicos de Brasília ) (hehehehehehehehehehehehehehe).


Então ??? Aguardo muitas sugestões !!!!! Quero todo mundo comentando aqui viu ??? PLEASE !!!!!



Beijinhos enormes !!!!


* Fonte: http://blogespetaculosas.zip.net/
* Images: Google




4 comentários:

Nanda disse...

Oi Lindinha!!
Bom eu adorava aqueles vestidinhos de meretrizes e com uma pena no meio da testa !! Hahahaha.. Meia arrastão e o vestido tem ser vermelho!
Beijoosss

aninha disse...

Oiii então tenho uma ideia para vc...
vai de pedrita e seu marido de bambam, vai ficar show... e a fantasia é super barata e facil de fazer...
Uma outra ideia é ir de pirata... mais essa fantasia se torna um pouquinho mais cara!
Também tem de policial, havaiana... bom variedades tem bastante, mais a maioria é cara... mais eu acho que de pedrita vai ficar linda!
bjO

Musa disse...

Peraí... não consigo comentar sobre o post. Você o ofuscou totalmente mudando o layout, né, Tê??? rsrsrs

Adorei!!!

Sobre as fantasias, já houve ideias acima, mas uma q ficou baratinha pra mim foi a de Minnie. Se quiser te mando uma fot, é só me pedir por email. É botar uma sainha, blusinha preta e o arco, q vc acha a uns 2 reais.

Bjos!

Dona Amanda disse...

Adorei seu template novo!
E eu, vou de striper, rsrsrsr

Bjs!