quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Aplicativos de Ipad e Android para crianças

Já tem um tempo que o meu marido me enviou um arquivo encaminhado por uma colega de trabalho dele, indicando alguns programinhas bem legais para Ipad e Android voltado para o desenvolvimento das crianças. Este arquivo foi elaborado pela Stimulus, uma clínica aqui de Brasília que é voltada em fonoaudiologia e terapias integradas.

Alguns programinhas eu baixei e testei antes de entregar meu precioso celular na mão da biscoitinha. Particularmente, a maior parte dos programinhas eu achei que são voltados para crianças maiores, porém alguns outros são bem divertidinhos. É engraçado ver a reação da biscoitinha ao ver uma vaquinha mugindo por exemplo. E eu fico do lado: " Olha biscoitinha ... vaca, múuuuuuu." (rs......). Ela ainda só fala mamã e papã ... mas já sabe pelo som da palavra, que o patinho faz, quá quá.


Eu não vou reproduzir todo o conteúdo do documento aqui, mas quem quiser ler as 9 páginas do documento, me fala que eu mando por e-mail.

" Os aplicativos selecionados estimulam o desenvolvimento cognitivo, a fala e a linguagem, a percepção auditiva e visual, a concentração, a memória e outras capacidades... 

É notório que a evolução dos dispositivos móveis, como o tablet (dispositivo eletrônico pessoal em forma de prancheta), com seus vários recursos proporcionados pela tecnologia Android (sistema operacional para dispositivos móveis) ou pela tecnologia desenvolvida pela Apple (fabricante do iPad), tem promovido uma interatividade mais empolgante e atraente devido a inúmeros fatores, como a exploração dos diversos canais sensoriais como o visual, auditivo e tátil, além de sua praticidade e o fácil manuseio.

Verificamos então que a resposta foi surpreendente, mesmo com as crianças bem pequenas (menores de três anos). Um dos aspectos observados foi com relação à atenção e sua manutenção...

Outro aspecto observado foi o interesse que foi despertado pela comunicação, tanto pela interação com os conteúdos dos aplicativos, como pela intenção comunicativa em relação ao interlocutor, no caso nós terapeutas. Verificamos também um inicio de vocalizações em crianças que não apresentavam nenhuma oralidade, bem como o aumento em outras que já haviam iniciado a emissão oral.”

Aplicativos para iPad:

Meus animais engraçados da fazenda PRO (Minha Fazenda) – São os animais da fazenda (vaca, porco, cavalo, burro, galinha, gato e cachorro) que emitem seus respectivos sons ao toque na tela, além de dizer seu nome em português ao tocarmos na palavra ao lado. Estimula a atenção, concentração, categorização, percepção auditiva e visual, além da nomeação.

If You´re Happy– Dentro deste aplicativo há vários jogos, como o de procurar as partes do corpo de 3 animais misturados, livro para colorir animais, jogo de esconde-esconde de animais e um trem em que os animais estão nos vagões e emitem sons e seus nomes quando a criança toca na tela. Estimula a atenção, concentração, memória, categorização, percepção auditiva e visual, conceito de cores e coordenação motora fina.

Music Sparkles - Neste aplicativo há vários instrumentos musicais (guitarra, bateria, gaita, violão, sanfona, etc.) que, ao serem tocados pelo paciente, produzem diversos sons, dos mais agudos aos mais graves, além de possuírem o acompanhamento com melodia de outros instrumentos se o paciente quiser. Estimulam a percepção e discriminação auditiva e coordenação motora fina, além do interesse por música.

ISimon DLX - Este aplicativo é muito parecido ao antigo brinquedo “Genius”, em que há 4 cores (azul, vermelho, amarelo e verde) e o paciente tem que seguir a ordem à medida que acende a luz. Possui vários níveis de dificuldade. Estimula a atenção, concentração, memória e conceito de cores.

abc palavras (site desenvolvedor Technolio Inc) - Um aplicativo muito interessante para pacientes que estão na fase de alfabetização. Nele aparece a imagem de um objeto e as letras que compõem seu nome embaralhados ao lado (divididas por vogais e consoantes). Estimula a atenção, concentração, reconhecimento de letras e formação de palavras, consciência do som das letras e nomeação. Estimula a atenção, concentração, reconhecimento de letras e formação de palavras, consciência do som das letras e nomeação.

Abctrace (site desenvolvedor Technolio Inc)- Também muito importante para pacientes em fase de alfabetização. Com o dedo e a ajuda de setas, a criança escolhe uma cor para cada letra do alfabeto. Além disso, emite o som da letra e possui apoio visual e auditivo ligando a letra a um objeto que comece com ela e seu som. Estimula a coordenação motora fina, conceito de cores, aquisição na escrita e sequência das letras do alfabeto e discriminação dos sons de cada letra.

Old MacDonald- Neste aplicativo há vários jogos ligados aos animais da fazenda, como tocar o animal solicitado, encontrar o animal escondido e um teclado com os sons dos animais escolhidos, além de um quebra-cabeças de animais. Estimula a atenção, concentração, percepção auditiva, categorização, noção espacial, coordenação motora fina e percepção visual.

Preschool Toy Phone - Um telefone multicolorido com teclas que permitem a escolha de várias categorias, como números, vegetais, frutas, animais, carros e instrumentos musicais. Estimula a percepção dos sons, categorização, coordenação motora fina e nomeação.

Baby - Este aplicativo é muito interessante porque contém a divisão das idades em que cada jogo pode ser usado com o paciente, principalmente com bebês.

Kids Builder - Este aplicativo contém vários cenários (praia, parque de diversões, sítio) em que um casal de porcos pede que a criança escolha a forma que se encaixa em cada objeto do cenário que fica iluminado. Estimula a atenção, concentração e conceito de formas de uma forma lúdica e interativa.

Tooder Puzzle Shapes- Também trabalha formas geométricas. Dentro de cinco opções, o paciente escolhe ao toque qual forma se encaixa na que está sendo mostrada com um ponto de interrogação. Estimula atenção, concentração, conceito de formas e a percepção visual.

O Verdureiro- Puzzle para Colorir – Neste aplicativo há vários quebra-cabeças de legumes e frutas. Estimula atenção, concentração, categorização, noção espacial, percepção visual e nomeação.

Candy Count - Neste aplicativo cada bala tem uma cor diferente e tem que ser arrastada ao pote correspondente à sua cor. Ao final conta-se o número de balas em cada recipiente. Estimula a associação do conceito de cores, números e coordenação motora fina. Estimula a associação do conceito de cores, números e coordenação motora fina.

Magic Match Memory, Monster Hunt, Animal Match, Animal Free, Farm Match, Memory cards e Memory Games– São jogos da memória com diferentes níveis de dificuldades e categorias (animais, monstros, carros, frutas, doces, brinquedos, super-heróis, fadas, etc) que na maioria das vezes também emitem o som ou o nome dos objetos a serem memorizados. Alguns podem ser jogados em dupla, Estimulam a memória, atenção, concentração, interação, coordenação motora fina, percepção visual e auditiva e nomeação.

Princess Color, Junior Artist, Color Box HD, Draw & Doodle Free e Paint Sparkles – São aplicativos em que o paciente pode desenhar e pintar e criar diversos desenhos com múltiplas cores. Estimula a criatividade, conceito de cores e coordenação motora fina
.
Dress Style, Sweet Closet, Wedding!, Try it on, Dress Up, Red Carpet, Princess e Style me Girls– São aplicativos em que um homem ou mulher tem que ser montados (olhos, boca, cabelos, etc) e vestidos pelo paciente, cada um em contextos e cenários diferentes. Estimulam a noção corporal, criatividade, raciocínio, planejamento, jogo simbólico e atividade de vida diária (vestir-se).

Salad Maker, Make Lemonade, Cake Maker, Donut, Make Pancakes, Bakery Story e Make Cakes– Estes aplicativos estimulam através da preparação de alimentos o jogo simbólico e a criatividade, além do planejamento, nomeação e estímulo à alimentação.

Andy, Annie, Talking Harry, Dork, App Xmas, Max& Molly e Talking Gina – São aplicativos que estimulam a fala através de personagens que interagem e repetem o que a criança diz com a mesma voz ou vozes diferentes (mais agudas ou graves). Estimulam a atenção, intenção comunicativa, linguagem expressiva e receptiva.

Aplicativos para tablets com Android

Sound Touch Lite – Oferece estimulo visual e auditivo de animais. Trabalha conceitos, vocabulário, percepção e discriminação auditiva de sons onomatopáicos.

Panda Painting – Oferece estimulo visual de cenários. Estimulação de linguagem, conceito de cores, seqüência, coordenação motora.

Memo training - Jogos da memória de ordem visual, auditiva, e audi-visual. Estimula memorização, atenção/concentração, analise síntese visual e auditiva.

Animal Paradise – Aplicativo com diferentes cenas da natureza, com animais. Estimulação da linguagem: conceitos de animais, discriminação e percepção auditiva dos sons onomatopaicos, associação/pareamento. Estimulação visual.

The Magical Puppet – Consiste em vestir um dos personagens. Estimula percepção de esquema corporal e visual. O outro personagem move as partes do corpo com o toque, estimula noção de esquema corporal de forma dinâmica e interativa.

Baby Show – Estimulação da linguagem, trabalhando com as estações do ano: primavera, verão, outono e inverno. Consiste em vestir adequadamente o ursinho, de acordo com a estação.

Baby Learns Fruits – Aplicativo que trabalha conceito de frutas. Diversos jogos, como jogo de associação, classificação, variando o grau de dificuldade.

Baby Learns Transport – Aplicativo que trabalha conceito de meios de transportes: terrestres, aquáticos, aéreos. Quebra-cabeça dos transportes. Estimulação interativa.

Baby Sound School (animal) – Conceito de animais e dos respectivos sons onomatopaicos. Imagem real (foto) dos animais.

Animal Sounds - Aplicativo com vários animais e insetos. Imagem real e seus respectivos sons. Estimulação áudio-visual e de linguagem

Natural Sounds – Estimulação auditiva e visual – sons da natureza, cachoeiras.

My Little Piano - Estimulação auditiva, interativa de instrumentos musicais e as notas musicais. Estimula atenção/concentração.

Autoras:
Adriana Fernandes de Souza Aquino – Fonoaudióloga
Priscila Gama Martins – Fonoaudióloga


Beijinhos !


Um comentário:

Marly disse...

Oi, Maitê,

Acho legal programinhas desse tipo para crianças, a gente só tem de controlar o tempo que eles despendem nisso. Faço questão de colocar essa ressalva, porque eu mesma perdi um pouco o controle, quando minha filha mais nova tinha dois anos, ela ficou viciada, rsrs. Que bom que você tenha também uma garrafinha de maple! A maioria das receitas de biscoitos com o xarope incluem um creme para recheio (os biscoitos ficam do tipo 'recheado) justamente para que o sabor do xarope (que é suave) seja melhor percebido, rsrs.

Um beijo e ótima semana!