terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Lua de Mel - Chile - Parte 3

Mais um dia começando .... e hoje vamos conhecer Vinã Del Mar e Valparaíso ( Patrimônio Histórico da Humanidade )

Saímos cedo de Santiago e pegamos a rota rumo a novos passeios. Pelo caminho o guia ia nos mostrando as vinículas e contado as suas histórias. Para quem tiver mais tempo, eu acho super interessante fazer o passeio pelas vinículas tradicionais do Chile. A mais tradicional é a Concha Y Toro.

Mais ou menos 2 horas após sairmos de Santiago, chegamos a Vinã Del Mar que é uma província de Valparaíso.



Nossa primeira parada foi no Parque Quinta Vergara, uma das maiores áreas verdes da cidade. É neste parque que acontece o
Festival Internacional da Canção de Viña del Mar, mais precisamente no anfiteatro que fica dentro do parque. O parque foi a herança da família Vergara, que residia no Palácio Vergara - reconstruído na sua forma atual, após um terremoto em 1906. Entre as atrações,incluem muitas árvores maravilhosas, que foram trazidas em várias viagens feitas pela família Vergara.












Após isto, fomos conhecendo mais alguns pontos turísticos com paradas rápidas apenas para fotos : O Castelo Wolff ( Prefeitura ), Teatro Municipal, o Casino de Vinã Del Mar ( Um dos mais completos e modernos do mundo !! Hoje é também um hotel 5 estrelas ).


Após o passeio ao parque, fomos passear cidade. Primeiro paramos no Museu Arqueológico Francisco Fonck que possuiu uma completa coleção da Ilha de Páscoa ( a imagem é verdadeira tendo sido trazida de lá ). Enquanto o pessoal passeava por dentro do museu ( museu de arqueologia não é a minha praia), fomos andando pelas proximidades e acabamos dando uma paradinha no Palácio Carrasco que é a biblioteca municipal, arquivo histórico da cidade, além de ter salas para exposição e eventos culturais.



Paradinha para almoço .... Como toda boa excursão, os guias nos levaram para almoçar em um restaurante a beira da praia e bem caro ( cerca de 9000 pesos chilenos por pessoa !!!!! ) ( quem acompanhou meus posts passados, viu que geralmente uma refeição nossa em um bom restaurante nos custava cerca de 8500 pesoas chilenos - NÓS DOIS ). Resolvemos então aproveitar nossas duas horas livres, para passearmos por lugares que não nos seriam mostrados e com isto comeríamos em algum fast-food da vida. Foi a melhor coisa que fizemos !!!!!! Passeamos por várias construções nas encostas das praias ( cada prédio tem o seu próprio vinicular ), colocamos a mão nas águas do Oceano Pacífico e pudemos observar a cultura local. ( As pessoas mesmo com frio, vão para a praia ler livro, escutar música ... e com roupa !!!! )




Duas horas e um burguer king depois (rs..... ) .... Nos dirigimos para Valparaíso. No caminho passamos pelo Relógio de flores, situado diante da praia de Caleta Abarca, na avenida que une a Valparaíso e foi construído especialmente para dar as boas vindas à Copa do Mundo de Futebol de 1962, disputada na cidade.


Infelizmente não tenho muito o que falar sobre Valparaíso. Com toda sinceridade do mundo ... achei o local parecido com uma favela, porém bem diferente do Caminito de Buenos Aires. Telhados de telhas de amianto, pinturas velhas, ruas apertadas e mal cuidadas e por aí vai. O principal atrativo é uma das casas de Pablo Neruda . Para quem não sabe, Pablo Neruda foi um grande escritor Chileno. Ele possuia 3 casas : Uma em Santiago ( La Chascona ), uma no interior do Chile, que não sei ao certo onde fica e não cheguei a conhecer ( Isla Negra ) e a terceira fica em Valparaíso ( La Sebastiana ). Cada uma possui coleções particulares do poeta, como conchas, garrafas, bonecos e carrancas, além de bibliotecas. A fundação promove atividades culturais, oficinas de literatura, cursos variados e exposições.





Fora conhecer a casa de Pablo Neruda, você pode tomar um chá no Brighton Cafe, admirar alguns monumentos históricos e ver a beleza da mistura do novo e do velho ( após o terremoto de 1906, a cidade foi recontruída e muitos prédios tiveram pelo menos as suas fachadas mantidas ).




Informações históricas sobre Valparaíso ( peguei na Internet já que não prestei a atenção devida ao local )

Valparaíso é protegida como
Património Mundial da UNESCO e é frequentemente considerado como sendo um dos países da América Latina é o mais intrigante áreas urbanas.
Ganhou um papel geopolítico importante na segunda metade do século 19, quando a cidade serviu como um grande escala para os navios que circulavam entre os oceanos
Atlântico e o Pacífico pela travessia do Estreito de Magalhães. Sempre foi pólo de atração para imigrantes europeus e durante a sua época dourada, a cidade era conhecida por velejadores internacionais como "Little San Francisco" ou "A Jóia do Pacífico". Exemplos de Valparaíso da antiga glória inclui a mais velha bolsa de valores, a primeira do continente, primeira biblioteca pública e, o mais antigo jornal em espanhol todo o mundo. A abertura do Canal do Panamá e da redução no tráfego navio abordado um escalonamento golpe para Valparaíso.
Voltando ...

De volta a Santiago, após um dia de passeios, aproveitamos o embalo para conhecermos a " La Chascona". Caminhamos mais um pouco,passeamos pelo Parque Florestal, tomamos o tradicional e delicioso da Yogen Fruit ( sorvete de Yorgut ) e retornamos ao hotel .... hora de arrumar as malas.

No dia seguinte ... mal consegui me levantar !!!! Estava super resfriada !!!! Tomei café da manhã e voltamos para o quarto .... meu corpo só pedia cama ... acabei dormindo mais um pouco ... Saímos, tiramos mais algumas fotos, procuramos um restaurante bacana para almoçarmos e após voltamos ao hotel esperamos nosso transporte para o aeroporto.


Saímos de Santiago às 15 hs ... e o sonho acabou ....



Espero que vocês tenham gostado dos meus posts e espero que eu tenha conseguido ajudar as meninas que querem visitar Buenos Aires e o Chile.

Beijinhos !

2 comentários:

Silvia Tanes disse...

Adorei as dicas Maitê. Além de Santiago, Viña del Mar, Valparaíso e Valle Nevado, acho que vou acrescentar ao meu roteiro Concha y Toro.
Bjs :)

Unknown disse...

Oi,
Fuçando pelo blog achei os relatos da sua lua de mel e amei, ainda mais pq tb vou pro Chile.
Anotei as dicas e faremos mais ou menos os mesmos passeios que vcs, a diferença é que ficaremos 5 dias e incluimos o Vale Nevado, mesmo que só pra dizer q fomos na Cordilheira, pois em Maio ainda está fechada...
Beijocas