terça-feira, 2 de junho de 2009

Brasília

Em homenagem a mais nova candanga do pedaço ... Vivia

Vou escrever um pouquinho sobre as impressões de uma carioca perdida por Brasília...

Sempre me disseram que só existem duas opções para quem vem para Brasília : Ou você ama ou você odeia. Para variar, tenho que ser diferente ... não amo e nem odeio ! Sou totalmente indiferente. Aceitei o destino que me foi “imposto” e procuro ter uma visão menos crítica de tudo que estou vivendo.

Outra coisa que sempre escutei era que Brasília não tinha esquinas : Mito. Não sei o que as pessoas entendem por esquinas ... mas para mim, a partir do momento que você tem um quarteirão, no caso de Brasília quadra e ruas dividindo estas quadras, você tem esquinas.

A vida aqui é cara ... Sim .... é cara mesmo !!! Acho tudo aqui um roubo !!! Porém, ganhamos mais .... e quem souber procurar os locais certos ....consegue uma boa economia. Porém .... da última vez que fui ao Rio, procurei pegar os prospectos de supermercados para comparar com os preços daqui ... e não notei tanta diferença assim .... Claro ... tem alguns produtos que a diferença é gritante e sofrível ... porém em outros ... alguns chegam a ser mais baratos.

Comprar roupas aqui ?? Jamais !!!! No Rio é tudo muito mais barato !!!! Porém podemos nos arriscar na Feira dos Goiânos. ( rs........)

Outro ponto de crítica ou principal problema de Brasília, era o fato de não ter praias. Para mim ... grande coisa .... morando no Rio, eu quase não freqüentava as praias por falta de tempo ou por falta de paciência para me deslocar e me amontoar e disputar um lugar na areia com uma verdadeira multidão. Eu AMO praia ... e só dei o verdadeiro valor a ela agora que moro longe .... mas vivo perfeitamente bem sem ter uma onda na “esquina de casa”. Toda vez que vou ao Rio .... praia é o roteiro certo de visita.

Além disso, aqui você encontra uma quantidade de clubes enorme ! Sem falar que existem várias opções de passeios que nos possibilitam ter contato com a água : Parque das Águas Minerais, Parque das Águas Correntes, Clubes e lagos. Para quem quiser optar por um passeio super gostoso e regado a muitas cachoeiras super deliciosas : Pirinópolis. Eu já fui lá duas vezes e simplesmente adoro. ( mas isto fica para outro post).

As opções de lazer e entretenimento existem, porém elas são muito pouco anunciadas. Para quem gosta de peças de teatro ... bem ...as turnês geralmente passam somente em um final de semana por aqui, mas você conta com opções no CCBB ( simmmmm temos um aqui !!!! Um modelo mas modernozo), no teatro da Caixa Econômica Federal, no Centro de Convenções da BrT e mais algumas que não conheço. Cinemas ??? Aqui temos váriasssss opções de shoppings e cinemas para todos os gostos : Do Cinemark ao Arcoplex (rs................).

O assunto que não quer calar : A SECA !!!!! Mito ou realidade ?? Infelizmente não sei dizer ... Os poucos dias que passei aqui no ano passado durante a seca, não senti absolutamente nada ( apenas dormi com um umidificador para evitar qualquer problema) e este ano ( por incrível que pareça ) ainda não entramos no período da seca e a única coisa que posso afirmar é que estou usando bem mais hidratante na minha pele. No Rio nem sempre eu usava hidratantes corporais, hoje eu sinto mais necessidade e não deixo de passar um só dia. Claro que algumas pessoas devem sentir a seca de forma bem mais forte que eu ... e talvez mais para frente eu sinta sintomas maiores ... mas por enquanto só estou sentindo frio (rs......).

Falando agora das minhas primeiras impressões, apenas como uma visitante ... achei tudo um horror. Eu confesso !!! Achei totalmente deficiente os meios de transportes da cidade ( metrô e ônibus ), para onde olhava via enormes planícies e pontos principais da cidade muito mal cuidados ( grande exemplo : A rodoviária central do plano piloto ).

No dia que resolvemos conhecer Águas Claras eu só conseguia pedir a Deus para não me deixar morar aqui. Um grande viaduto em frente à entrada de Águas Claras estava sendo construindo ... era barro para todos os lados e o trânsito caótico. Quando entramos na cidade então .... centenas de corretores enfiando propaganda de construções, uma enorme gritaria e vários stands de construtoras jogados no chão ( teve um choque de ordem uns dias antes ... então o governo do DF derrubou stands irregulares e ainda não tinha retirado o entulho ).

Depois de muito pensar, resolvi dar uma chance para mim e para a minha vida e resolvi recomeçar ... Esqueci tudo o que tinham me dito a respeito da cidade, comecei a procurar notícias sobre o DF ( estudos, oportunidades de emprego, entretenimento e etc) e resolvi pesar os prós e os contras de morar no Distrito Federal. Pensei muito e apesar de saber ( e me fazer sofrer ) que deixaria “para trás” a minha família, resolvi começar uma vida nova, longe de todos os enormes problemas pessoais e não pessoais que englobavam o meu Rio de Janeiro e redondezas.

A primeira coisa que procurei fazer era entender a diferença entre o que era Brasília, o que era o Distrito Federal, as cidades e a inexistência de bairros.

Para quem não sabe, Brasília é somente o plano piloto ou seja aquele avião que vemos nos mapas (rs........). O Distrito Federal engloba o plano piloto e as suas cidades do “entorno”.






Aqui também não existem bairros e sim regiões administrativas.

Confuso ?? Também achei um pouco ... mas logo se acostuma.

E a sopa de letrinhas ??? hahahaha ... No início me sentia totalmente perdida com tantas letras ... Por aqui me dizem que tudo é muito lógico ( lógica nunca foi meu forte na faculdade ) e apesar de não achar lá muita lógica, hoje consigo me virar um pouquinho melhor nesta famosa “sopa de letrinhas “.

Querem um exemplo ?? Olhem o nome de algumas das nossas estradas !!! (rs............)

EPTG - Estrada Parque Taguatinga
EPVP - Estrada Parque Vicente Pires
EPCL - Estrada Parque Ceilândia ou conhecida Via Estrutural ou ainda a DF-095
EPVL - Estrada Parque Vale ou DF-087

O que eu sinto mais falta aqui em Brasília, é a falta de pessoas andando pelas ruas. O carro é o meio de transporte utilizado pela maior parte dos moradores do DF e do entorno ... então quase não existe o “calor humano” nas ruas ... Quando fico perdida ??? Tenho que ligar para o marido !!!!!! hahahahahahahahahahaha ...

Em resumo, Brasília tem seu charme ... é uma cidade preservada pelo Patrimônio e contém uma parte da história do nosso país em cada detalhe da sua construção. Sim, ela merece passar por uma boa restauração, afinal .... qual o governo brasileiro que mais recebe dinheiro da União ????? Sim ... merece uma melhor infra estrutura nos meios de transporte .... Por outro lado, é uma “cidade” com apenas 49 anos que pode crescer e manter o seu status de melhor qualidade de vida do Brasil desde que seus governantes tenham responsabilidade e respeito ao seus eleitores.

Bem ... acho que por hoje eu já falei demais ...

Fiquem com as imagens de alguns lugares de Brasília que merecem ser conhecidos.


Torre de TV


Vista da Torre de TV


Ponte JK



Ermita Dom Bosco



Congresso Nacional


STF


Teatro Nacional




Esplanada dos Ministérios


LBV




Monumento em homenagem a JK


Catetinho ( o primeiro "palácio" de JK )


Catedral


PGR ( Procuradoria Geral da República )


Palácio da Alvorada ( residência oficial do presidente )


Museu Nacional


Pontão


11 comentários:

Cristina Valluy disse...

Adorei conhecer um pouquinho mais sobre Brasilia!

Linda, quanto ao Neuschwanstein, ele é maravilhoso tanto por fora como por dentro...

Beijos

Julia Niquet disse...

eu gosto de brasilia!

Karlinha disse...

Bom dia, Tetê!

Menina, quantas coisas pra se fazer em Brasília...
Não é tão ruim quanto eu imaginava. Uma conhecida minha disse que aí não havia nada pra fazer.
Não achei isso, não!
Tive uma ótima impressão depois desse post.
Adorei!

Beijinhossssssssss

Luciana disse...

Olá, querida!

Estive em Brasília apenas durante uma semana em um congresso, então tb não pude conhecer a fundo. Mas gostei sim da cidade!
Claro que tem aqueles pontos negativos, como não ter praia.... hehe
Mas vivia perdida tb! Nunca sabia onde estava.

E tb adorei Pirenópolis!!!

Bjs

Vivia disse...

Maitê, queridaaa! Obrigadíssimo por esse post... Senti-me muito querida!! Vamos combinar um almoço essa semana??? Isso a gente fala por email!
Eu gosto bastante de Brasília, aqui pra nós duas. Venho de uma cidade litorânea também, muito turística, mas sinceramente, há uns 3 anos não vou a praia. Ia caminhar e tal, mas tomar banho de mar??? Não! Acho bonito de ver, apreciar, adoro o clima, mas consigo viver sem... COm certeza quando eu for de férias, terei uma visão diferente.
Não vejo a hora de colocar tudo no seu devido lugar para poder pensar em viajar pras cidades próximas, como Pirinópolis, que você citou.
AInda não tivemos tempos de ir ao cinema, teatro (até porque eu cheguei sábado né?), mas eu vou amar esses programas! Peças de teatro que não chegavam a FOrtaleza, agora posso ver aqui.
Algumas coisas por aqui são caras, mas supermercado não é diferente. E se fosse, com certeza, seria o que mais pesaria, porque a gente não pode viver sem né? As outras coisas, a gente economiza, diminui a quantidade e se vira, mas ficar sem comer definitivamente não dá.
Hoje dei uma volta na comercial da quadra e adorei! TEm armarinho, pet shop, restaurantes, supermercado, salões de beleza (que, por sinal, não pareceu caro!)... ENfim, não tenho muito do que reclamar.
Até o frio está gostoso... Hehehe.. Quanto a secura, eu vou me virando bebendo muita água e usando muito hidratante (isso eu já fazia antes, por mania, então não é novidade para mim).
Se eu amo ou odeio Brasilia??? Ainda é muito cedo! Mas vim pra cá pensando em me adaptar e viver bem. Não quero ficar naquela esperança, que pode ser frustrante, de voltar para Fortaleza. Então, creio que irei aprender a amar Brasília!!! Hehehehe...
Você esqueceu de citar outro ponto positivo daqui: Brasilia fica no centro do nosso país!!! Portanto, para viajar para qualquer lugar, sempre sai mais em conta do que se morássemos em qualquer extremo do nosso país.

AMEI o post, viu???

Beijos!

Nanda disse...

Acho que nóis Cariocas somos meio metidos né? Sempre a nossa cidade é melhor do que as outras. Afinal nascemos na Cidade Maravilhosa né? Eu ainda não me acostumei, tem muita coisa que acho estranho, começando pelas pessoas..Rsrsrs.. Mas ainda tenho muita para conhecer e gostar!
Beijos

Anônimo disse...

Adorei conhecer Brasília dessa forma, Maitê! Beijocas

Unknown disse...

Amei seu blog, parabéns, mto alegre e gostoso de ler.
Vou linkar seu blog no meu ok??
bjs...
Bia.

Carol disse...

Nossa! ADorei o seu olhar sobre Brasilia... até pq sou carioca... sobre as praias acho que é igual a ter piscina em casa.. qdo tem nao vai, mas se nao tem... sente falta.. hehehe

E sobre as esquinas!! Tb sempre ouvi falar que nao tem esquinas!! Imagino a Barra.. que nao tem esquinas.

E acho que no "ame ou odeie" eu iria odiar heheheh

Beijinhos

Anônimo disse...

adorei conhecer um pouco mais sbre brasília!! de uma forma mais neutra!
já estive aí porém sempre foi rápido! e com a grande possibilidade de me mudar para Brasilia tenho tentado tb tirar esses mitos impostos!!
bjs

Janynne disse...

Ola.... Brasilia é bom de morar sim... você vai gostar.
Uma observação: nas imagens da ERMIDA DOM BOSCO a segunda imagem não é de lá, é da Igreja DOM BOSCO que fica na w3 sul.
Bjinhus