quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O sucesso consiste em não fazer inimigos ...

O sucesso consiste em não fazer inimigos ...

*Nas relações humanas no trabalho, existem apenas 3 regras básicas:

*Regra número 1:*
Colegas passam, mas inimigos são para sempre. A chance de uma pessoa se lembrar de um favor que você fez a ela vai diminuindo à taxa de 20% ao ano. Cinco anos depois, o favor será esquecido. Não adianta mais cobrar. Mas a chance de alguém se lembrar de uma desfeita se mantém estável, não importa quanto tempo passe.
Exemplo: se você estendeu a mão para cumprimentar alguém em 1997 e a pessoa ignorou sua mão estendida, você ainda se lembra disso em 2007.

*Regra número 2:*
A importância de um favor diminui com o tempo, enquanto a importância de uma desfeita aumenta. Favor é como um investimento de curto prazo. Desfeita é como um empréstimo de longo prazo. Um dia, ele será cobrado, e com juros.

*Regra número 3:*

Um colega não é um amigo. Colega é aquela pessoa que, durante algum tempo, parece um amigo. Muitas vezes, até parece o melhor amigo. Mas isso só dura até um dos dois mudar de emprego. Amigo é aquela pessoa que liga ou envia um e-mail para perguntar se você está precisando de alguma coisa.
Ex-colega que parecia amigo é aquela pessoa que você liga para pedir alguma coisa, e ela manda dizer que no momento não pode atender. Durante sua carreira, uma pessoa normal terá a impressão de que fez um milhão de amigos e apenas meia dúzia de inimigos. Estatisticamente, isso parece ótimo. Mas não é.
A 'Lei da Perversidade Profissional' diz que, no futuro, quando você precisar de ajuda, é provável que quem mais possa ajudá-lo é exatamente um daqueles poucos inimigos.


Portanto, profissionalmente falando, e pensando a longo prazo, o sucesso consiste, principalmente, em evitar fazer inimigos. Porque, por uma infeliz coincidência biológica, os poucos inimigos são exatamente aqueles que têm boa memória !!!

(Max Gehringer)

10 comentários:

Grasy disse...

rs... é a verdade crua e nua ... manter a política da boa vizinhança .
passa no meu blog querida...tem um breve relato do meu casamento

Ale - Noiva Estressada disse...

Ai, pior que fazer inimigos é tão mais fácil do que criar verdadeiros laços de amizade! Isso assusta.
E sempre é bom manter um mínimo de contato com nossa rede social, porque a gente nunca sabe quando vamos precisar de alguém e chegar dizendo, "oi, lembra de mim? preciso de um favor", não é nem um pouco legal mesmo hahahah

Bjos

Noivinha Fatinha disse...

hahaha adorei!!!
vou pensar nisso todos os dias antes de vir para o trabalho!!!
bjao

Silvinha disse...

rsrsrsr.. por isso q faço um esforço danado para me dar bem com todos.. rsrsrsr
flor tem selinho pra ti lá no blg...
bjs

Elaine e Fabiano disse...

A D O R E I!!!!!!!!!

A mais pura verdade!!

Deviamos imprimir e colar na mesa ... rs

bjs

Fernanda, disse...

Olá Miatê, tudo bom?
Isso relamente é muito verdadeiro! :) Adorei, vou até copiar, posso?

Beijos,

Coisas de casados disse...

Bem bacana esse post! Interessante é que algumas pessoas fazem questão de ter muito inimigos. Desde pequena sempre fui tímida, mas sempre fiz questão de fazer novas e boas amizades, acho que assim levo melhor a vida.
Bjs

Coisas de casados disse...

Voltei...rsrsrs
Estava lendo o seu post sobre um casamento evangélico que vc foi e me encantei com as palavras do pastor, se vc me permitir gostaria de postar essas palavras no meu cantinho, com os devidos crédito é claro...rsrs.Bjs

Suzana Moreira disse...

ADOREIIIII

Carol e Marcus disse...

Adoreiiiii!!
Vou tomar isso como lição! =)

Bjão