terça-feira, 15 de setembro de 2009

Receitas do final de semana !!!

Oi meninas !!!!

Como comentei ontem, o final de semana foi dedicado a experiências culinárias e eu estou aqui para dividir estas experiências com vocês (rs...........)

Já tem um tempo que eu pedi uma receita de Escondidinho para a Karlinha, porém até agora eu não tinha conseguido colocar a receita em prática devido as péssimas condições de aimpim (mandioca para alguns e macaxeira para outros). Pois é ... depois de horas cozinhando o "bonitinho" continuava muito duro e não iria rolar espremer aquilo. :)

Depois de algumas tentativas frustradas ... eis que encontro O aimpim e finalmente consigo terminar a receita !!!! E infelizmente não tenho palavras para descrever como ficou gostoso !!! Ok ... teria ficado ainda mais gostoso se eu tivesse um pouco mais de paciência para espremer aquilo tudo de aimpim (o aimpim por mais molinho que esteja não é tão fácil de espremer quanto uma batata ).

O meu escondidinho foi feito com carne moída. Não que eu não goste de carne seca ... eu adoro ... mas a preguiça para ir ao supermercado me fez experimentar a receita com a carninha tradicional mesmo. É claro que eu incrementei um pouco mais a carne moída colocando pimentão cortadinho em pequenos pedaços, bastante cebola cortadinha, muita azeitona e mais algumas coisas que agora não me passam pela cabeça.

Para quem não conferiu a receita da Karlinha e não sabe o que está perdendo ... segue ela aqui em baixo !!



Torta de queijo e brócolis

Ingredientes:

• 8 fatias de pão de fôrma
• 2 tomates (sem pele e sem sementes) picadinhos
• 1 maço de brócolis (só os buques) cozido
• 1 xícara (chá) de queijo cremoso (tipo catupiri)
• 2 xícaras de (chá) de leite fresco
• 1 xícara (chá) de creme de leite
• 2 cubinhos de caldo de legumes
• 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
• 1 colher (sopa) de mostarda amarela ou escura
• 150 g de queijo prato ralado
• 2 ovos
• 2 cebolas picadas


Modo de Fazer:

1. Forre com as fatias de pão o fundo de um refratário retangular (médio) untado
2. Cubra com os tomates o brócolis e a cebola
3. Bata no liquidificador os ingredientes restantes e despeje sobre o brocolis, cebola e o tomate
4. Leve ao forno (médio) por 30 minutos
5. Sirva quente


Bem meninas ... por enquanto é só !!!

Beijinhos enormes !


Escondidinho de carne seca

Ingredientes da massa:

• 1kg de mandioca cozida e espremida
• 2 colheres (sopa) de manteiga
• ½ xícara (chá) de leite
• Sal e pimenta do reino a gosto
• 1 pacote pequeno de queijo parmesão ralado

Ingredientes do recheio:

• 800g de carne seca desfiada
• 1 cebola picada
• 2 dentes de alho amassados
• 2 colheres de salsa picada
• 2 colheres de sopa de azeitonas sem caroço
• Meio pimentão cortado bem fininho.


Modo de fazer :

Massa:

Misture a mandioca espremida com a manteiga e o leite e leve ao fogo.
Tempere com o sal e a pimenta do reino.
Mantenha no fogo misturando por aproximadamente 6 minutinhos.
Retire do fogo e reserve

Recheio:

Aqueça o óleo e refogue o alho com a cebola.
Acrescente a carne seca desfiada, o pimentão, as azeitonas e a salsa. Se for preciso, acrescente um pouquinho de sal.
Montagem:
Unte uma forma refratária pequena e distribua a carne seca no fundo.
Cubra com a massa de mandioca e polvilhe por cima o queijo ralado.
Leve ao forno quente até dourar.

Segredinho da Karlinha
Quando faço esse prato eu acrescento à massa 1 copo
de requeijão logo depois que apago o fogo e misturo bem.
A massa fica muito mais saborosa.
Truque da Karlinha
A carne seca dessa receitinha, pode ser substituída
por carne moída. Sirva com arroz branco
ou arroz com açafrão e salada verde.

Para acompanhar o escondidinho, eu fiz um arroz branquinho e uma torta de brócolis. Sim ... vocês não leram errado : BRÓCOLIS. Da última vez que fui ao supermercado, o namorido quis comprar brócolis, pois não sei pq estava com uma vontade imensa de comer este delicioso prato verde (rs.....). Porém, a única coisa que sei fazer com isto é um arroz com brócolis e paio. Um prato típico português. E como já enjoei disto não estava a fim de fazê-lo. O que fiz ??? Corri para o meu amado site Tudo Gostoso e procurei receitas bem avaliadas ( só faço as bem avaliadas e com muitas opiniões ). Achei uma receita de Torta de Brócolis com queijo. Arrisquei, fiz e gostei !!!!! Ficou muito gostosa !!!

9 comentários:

Tatá Borges disse...

tenho um selinho p vc! bj

Than disse...

Tete...q deliciiiiiiia!!!!! Ui!

Vou postar o selinho depois ta!!!!
Hj to na correria....igualzinha gente grande....uahuahuahua


Bjoooooooooooooooooooooooooos e vc me deixou com fome...rs

ღ Dina ღ disse...

Teeeeeeeeeeeeeeeeete, obrigada pelo selinho, como vc disse é repetido, mas vle mt mt mt a intenção néééé =) adorei =)
Guria essa torta de brocolis me deu agua na boca (ahhhhhhhhhhh) eu qro eu qro kkkkkkk

Faça ou Desfaça disse...

Olá Gourmet Maite!
Caramba, isso que é mulher prendada rsrsrsr e em falar nisso, o regime deve estar ótimo, né?rsrsrs
Recém casadinha é assim mesmo, sempre querendo fazer delícias na cozinha ..estou precisando seguir os passos dessas meninas do lar(isso pq eu não sou fanática nem um pouco por essa parte da minha casa).
Sempre passo daqui pra ver seu cantinho lindo...
Beijocas carinhosas

Marta disse...

Tetê.. que receitas saborosas!!! Adorei.. hummmm...
AMO aipim :) Um dia vou tentar. E brócolis eu sempre faço ele puro, nunca encremento. Gostei da idéia da torta :)
Beijocas

Karla disse...

Que deliiiiicia! Hummmm!!

Beijos

Karla

www.karla.ferreira.zip.net

Bia Bueno disse...

Ai meu Deussss! Delíciaaa!

Elaine e Fabiano disse...

Poxa vidaaaaaa qdo achei q nao dava mais pra babar vejo as fotos abaixo ... rs
rola um pedacinho virtual? rs
bjs

Katia Bonfadini disse...

Menina, essa torta de queijo e brócolis parece ser tudo de bom... hummm, vou experimentar!!!! Beijos!