segunda-feira, 23 de julho de 2012

Alcatraz Island - São Francisco


Nosso último dia em São Francisco para variar começou cedo. No dia anterior, tínhamos comprado ingresso para fazer o passeio pela Ilha de Alcatraz para o horário das 10:30h, então era preciso acordar cedo para nos arrumar, tomar um bom café da manhã e seguirmos rumo ao Píer 33, local onde se pega a barca rumo a Ilha.

Conforme constava no ingresso, chegamos com 30 minutos de antecedência e a fila para entrar na balsa já estava bem grande, porém nada demorada. Olharam nossos ingressos, tiraram fotos (aquelas fotos tradicionais que depois tentam nos vender por preços inflacionados) e enfim entramos na barca que por sinal era bem grande e espaçosa.






A viagem dura mais ou menos uns 30 minutos e caso vc não esteja bem agasalhado, aconselho a ficar dentro da balsa. Na baía de São Francisco venta demais e com isto a temperatura no local mesmo com sol é bem “fresquinha”.

Cabelos ao vento (rs.....)




Durante o trajeto, a vista para a cidade  de São Francisco impressiona e não dá vontade de parar de tirar fotos. O passeio fica ainda mais bonito quando as gaivotas acompanham a gente no barco.
Alcatraz, também conhecida como A Rocha ("The Rock") talvez tenha sido a prisão mais conhecida da América de 1934 a 1963, quando abrigou criminosos notórios como Al Capone, Robert Kelly "Machine Gun" e "The Birdman" Robert Stroud.

Alcatraz foi fechada em 1963 porque era muito mais cara de operar do que outras prisões—; até mesmo água potável tinha que ser trazida pelos barcos—e o esgoto de 250 detentos e 60 famílias do complexo de prisões estava poluindo a baía.



Assim que descemos da Barca, fomos recepcionados por um guia que em inglês contou um pouco da história da ilha e deu algumas recomendações sobre o passeio. Também nos foi oferecido um guia com a história e o mapa da ilha. Estes guias estavam disponíveis em várias línguas e ficavam em quiosques. Vc poderia ir lá e pegar o guia que interessasse e apesar de custar 1 dólar, não era obrigatório pagar, porém todo mundo colocou a sua moedinha de 1 dólar como contribuição.




A partir dali estávamos livres para conhecer todo o redor da ilha.













 

Assim que entramos na prisão em si, fomos levados a uma sala (esta sala era a sala de banho dos prisioneiros) para pegarmos o áudio guia que tinha disponível em Português. E este guia me deixou meio frustrada. Li em vários lugares que a versão em inglês é a mais interessante e chega a dar medo em determinados pontos. Peguei em português por pura preguiça de ter que pensar ... e só valeu mesmo pela economia dos pensamentos (rs.....). 





O tour vale MUITO a pena !!! Na verdade, o passeio vale MUITO a pena !!! Eles dão um show de cultura e história.

Levamos boas horas passeando e tirando várias fotos do lugar.


















No final do tour, você acaba em uma lojinha com vários souvenirs da ilha.


Algumas curiosidades:

1) Nos quase 30 anos em que a prisão funcionou, 34 presidiários tentaram fugir de lá. Só dois presidiários conseguiram fugir a nado, mas nunca foram encontrados. Então supõe-se que eles morreram afogados.

2) Cada cela comum media 3 metros de comprimento por 1,5 metro de largura. Em seu interior, a cela tinha uma pia com água corrente (e fria), uma privada e uma pequena cama.

3) As celas comuns concentravam-se nos dois andares dos blocos B e C. Essa área tinha 336 celas com capacidade para um homem cada. Mas elas nunca ficaram lotadas: o número de detentos em Alcatraz ficava em torno de 250 homens.

4) O refeitório era um setor superperigoso, pois os presos podiam usar talheres como armas. Para conter distúrbios, lançadores de gás lacrimogêneo foram instalados no teto do salão. 

5) Nos fins de semana e feriados, presos com bom comportamento freqüentavam um pátio de cimento cercado por paredes de quase 6 metros de altura e arame farpado. Lá, eles passavam várias horas jogando damas, dominó ou esportes, como beisebol ou basquete.

6) Trabalhar era um privilégio para os presos com bom comportamento - quem não trabalhava passava o dia inteiro trancado na sua cela, saindo só para as refeições.  

7) Só havia oito horas para fugir, entre as contagens das 9h da noite e 5h da manhã

8) Os presos cavaram a parede das celas por sete meses com colheres. Para esconder o buraco, fizeram grades falsas com papel. Na fuga, foi só tirar a grade e passar pelo buraco.

9) Eles pularam uma cerca de arame farpado e foram para o mar, com os botes e coletes feitos com capas de chuva. Para despistar os guardas, deixaram cabeças feitas com páginas de revista e com cabelo de verdade em suas camas.


Informações:

·         @ O passeio custa 26 dólares por pessoa (inclui a barca ida e volta e o áudio guia)
·         @ É super recomendável se comprar o ingresso com antecedência
·         @   http://www.alcatrazcruises.com
·        @ O tour sai do Píer 33
·          Não deixe de levar casaco


    * Créditos:

   http://mundoestranho.abril.com.br
   http://guiadoestudante.abril.com.br
   Wikipédia

Nenhum comentário: