quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Cabo Frio e Rio das Ostras

Bom Dia meninas !!!


Então ... como falei anteriormente, eu acho que 6 dias só em Búzios é muito tempo para ficar por lá (pelo menos na minha opinião). Então, como nós alugamos um carro para ir do Rio para a Região dos Lagos, nós aproveitamos para visitar (no meu caso conhecer), Cabo Frio e Rio das Ostras. Lógico que não deu para conhecer a fundo as duas cidades, mas a minha visita geral foi bem agradável e eu confesso que me surpreendi por tudo que vi em ambos os lugares.


Vamos começar por Cabo Frio.


Eu não sei se Cabo Frio tem alguma outra entrada, mas o caminho que pegamos,estrada Búzios-Cabo Frio, estava bem mal conservada e a "entrada" para a cidade em si é algo bem frustrante, mas como se passa por lá rapidinho .... vamos abafar o caso. (rs.............)


A primeira parada foi : Rua dos Biquinis !!!!!!! Para quem não conhece ou nunca foi, esta rua é uma excelente opção para comprar qualquer tipo de biquini, maiô, sunga e saídas de praia por preços bem mais em conta. Mais quando eu digo em conta ... é em conta mesmo !!! Algumas lojas oferecem algo do tipo R$ 10,00 a peça !



Claro que eu comprei um biquini super diferente,lindo e praticamente exclusivo !!! (rs..........). Comprei a parte de cima de um modelo e uma parte de baixo de outro modelo ... Além de comprar SOMENTE um biquini (enfatizei o somente para mostrar como fui comedida apesar de não querer agir assim)(hahahahahahaha), comprei uma havaiana muito legal !! Simplesmente a bichinha brilha no escuro!!!!! Mas dei para a minha vozinha nunca mais perder o chinelinho de noite (rs.............).

Da rua dos biquinis a próxima parada foi Praia do Forte e suas lindas dunas !!!

OBS:  Fiquei sabendo que não é aconselhável ficar passeando pelas dunas nas diversas praias de Cabo Frio, pois muitos assaltantes agem nestas áreas que são mais desertas.

Voltando ....

A Praia do forte é localizada no centro da cidade de Cabo Frio e também é conhecida como Praia de Cabo Frio ou da Barra.




No dia em que fomos, estava um pouquinho frio na parte da manhã, então ficamos só na vontade de tomar um "bronze" em terras cabofrienses.




Na Praia do Forte há grande concentração de bares e restaurantes além de quiosques padronizados instalados nas areias da praia.



Na extrema esquerda da praia, está o Forte de S. Mateus, construído no século VXII. E cá entre nós ... que lugarzinho mais lindinho e que vista !! Nada que possa ser comparada a vista do meu belo Arpoador (Rio de Janeiro), mas em dias de céu azul ... a vista deste Forte deve ser muito linda.








Ao lado do Forte foi construído há pouco tempo (2006 se não me engano), um mirante muito gracinha e que merece ser visitado também.



Da Praia do Forte, fomos conhecer a Praia do Peró.Decepção total !!!!! As poucas casas que ficam na orla da praia, em sua maioria estão em estado decadente, precário e estão completamente abandonadas. Algumas com risco de desabar. Os quiosques estão super mal conservados. Resumindo, detestei.



Agora, vamos a dica mais importante e A melhor do passeio para Cabo Frio.

COCADAS !!!!!!!!!!

Em frente a esta pracinha fofa.




Tem um rapaz que vende uma das melhoras cocadas que já comi na minha vida !! Super molhadinhas e muitooooooooooo saborosas (rs..............). Eu comi uma de leite condensado com passas e levei outra para comer mais tarde (hehehehehehehehehehe).

Outras locais para se conhecer :

a) Capela de Nossa Senhora da Guia -> Essa pequena capela , foi construída em 1740 pelos padres franciscanos, no outeiro, antigamente chamado de Tairu, hoje Morro do guia. A imagem do altar é Nossa Senhora da Guia.


À frente da capela, encontra-se o Cruzeiro de Pedra de Santo Antônio, que data do século XVI. Da capela, tem-se uma vista parcial da cidade de Cabo Frio. O morro em que está situada a Capela e mais uma área de 100m² de planície, em torno do atrativo, são tombados pela SPHAN. Largo de Santo Antônio - Centro.


b) Praia das Conchas -> Sua forma em semicírculo é a razão de seu nome. Águas azuis e cristalinas e natureza agreste, com quiosques padronizados. Ideal para pescarias e esportes náuticos. Extensão : 600 m
 
c) Morro do Telégrafo -> Altura de aproximadamente 90 m, com vegetação, arbustos e fauna variada. Lá se encontra o Cruzeiro, marco religioso da cidade. Avista-se do alto parte do centro da cidade, o Canal de Itajurú e a boca da barra da Lagoa de Araruama




d) Praia Brava -> Cercada de rochedos escarpados. Águas claras, areias amareladas e finas. Praia do Distrito Sede, onde o nudismo e praticado, além de muito freqüentada por surfistas.


e) Forte Itajurú -> É um dos Fortes mais importantes e tradicionais do centro da Cidade, já que graças a sua água potável tornou-se possível a colonização de Cabo Frio.


A construção começou por ocasião da visita de D. Pedro II em 1847, quando foram utilizados, além de outras raridades, azulejos portugueses do século XIX. Em 1979, a frente foi restaurada e o local ampliado se transformando no Parque Itajurú, com área arborizada e protegida. Rua Prof. Julia Kubitcheck, s/nº - Itajurú.


f) Igreja de Nossa Senhora da Assunção -> Construída em 1615, em estilo jesuítico, possui altares barrocos. No altar-mor está a imagem da padroeira esculpida em madeira, na mesma data da construção da igreja. Destacam-se ainda magnificas telas, como a dos evangelistas: João, Marcos, Mateus e Lucas, no teto sobre o altar-mor.


Praça Porto Rocha - Centro - Sede
Horário de Visitação: No horário das missas.


Rio das Ostras

Bem .... o que falar de Rio das Ostras ???

Quando eu era pequena e passava as férias em Friburgo, praticamente a cidade inteira ia curtir as praias de "Rio das Ostra" e pelo que me contavam, rolava um certo preconceito da minha parte em conhecer a cidade.

Pois bem ... para fazer a vontade do marido e para não dizer que sou elitista ... lá fui eu (rs.............). E preciso confessar .... a cidade foi toda REVITALIZADA e está uma gracinha !!!!!!!!! Se o dia estivesse mais bonito, certamente eu teria ficado bem mais encantada.

Graças aos Royalts que o petróleo rendeu para a cidade, praticamente tudo foi remodelado.

Vamos as dicas de passeios ??

Para começar vou falar da "curiosidade" da cidade : As areias das praias são bem amarelinhas, coloração típica das areias monazíticas das praias da região.

Nós começamos o nosso tour pela Praia do Centro e como o nome mesmo diz, esta praia fica no centro da cidade.Cheia de bares e restaurantes, dizem que é um dos points da cidade à noite.




De um lado da Praia do Centro é possível encontrar a colônia dos pescadores


E uma pracinha muito bonitinha que completou 1 ano de revitalização no dia 26 de Setembro. ( o nome da praça eu não me lembro)



Se você andar mais um pouquinho, logo após a colônia dos pescadores você acaba na Praia do Cemitério. Vocês querem saber o motivo deste nome ??? Não sei .... Mas posso dizer que tem um cemitério quase que na esquina da praia. (rs.....)
A Praia do cemitério é  de excelente profundidade para banhos e é uma das mais frequentadas da região. A orla da praia, com trailers em sua calçada , está circundada por residências, restaurantes e bares. À sua frente avista - se as ilhas das pombas e de Trinta Reis, locais de pesca de linha e de mergulho. Possui uma extensão de aproximadamente 300 metros.



o cemitério ....



Agora, se você resolver caminhar para o outro lado da Praia do Centro, você acaba em uma pracinha lindinha onde se encontra o Poço de Pedras do Largo de Nossa Senhora da Conceição . Este poço foi construído em meados do século XVIII, por mão-de-obra escrava, era a fonte de água à beira-mar, onde o povo servia-se de água para beber e lavar louça. Recuperado no ano 2000,é o resgate da memória e identidade cultural de Rio das Ostras.






Desta pracinha, nós nos dirigimos ao Emissário Submarino que fica localizado no Praia de Costazul. O emissário possui um píer liberado para as pessoas onde é possível ter uma bela vista da região e praticar saltos de mais de 40 metros de altura.





Como falei anteriormente, o emissário fica na Praia da Costa Azul. Uma praia com nada mais, nada menos que 4500 m de extensão. Uma obra de urbanização feita pela Prefeitura criou mais de 850 metros de área de preservação com direito a ciclovia, academia de ginástica ao ar livre, quiosques, muitos brinquedos para as crianças e 15 mil metros quadrados de área preservada.






Na Praia da Costa Azul, também é possível conhecer a Praça da Baleia. Esta praça possui uma escultura de uma baleia Jubarte com 20 metros de comprimento, toda de metal, recoberta com chapas de bronze e liga de latão. "Esta é a maior homenagem ao mundo cetáceo no mundo".





detalhe na cauda da baleia

Ao lado desta praça tem uma espécie de shopping ao ar livre chamado Tacolândia !! Meninas, tem cada coisinha linda por lá !! Nem preciso dizer que comprei muitas coisas inclusive docinhos !!!! 3 saquinhos de doces (daqueles de doce de leite cortado em cubinhos)  por 10 reais. O detalhe é que os doces são bem diferentes: Doce de leite com maracujá, palha italiana, côco queimado com castanhas e etc. (você pode experimentar TODOS os doces antes de escolher um sabor para levar para casa !!!! hehehehehehehehe.

A orla da praia da costa azul, tem uns restaurantes muitos gostosinhos. Nós almoçamos por lá e eu adorei o meu churrasco misto (rs...........)

A nossa próxima parada foi a Lagoa do Iriri. Lagoa com uma água escura, apelidada pelos moradores de "lagoa da coca-cola", pois apresenta uma intensa concentração de iodo, o que deixa a água com uma coloração semelhante à do refrigerante.
Neste local você encontra um mirante com uma vista muito bonita !!! E lá de cima é possível constatar o contraste do mar azulzinho com a cor escura da Lagoa. ( como o dia que eu fui não estava bonito, as minhas fotos não mostram tanta nitidez da diferença das cores).

"Com área em torno de 10.000 m2, está circundada por vegetação típica de restinga, com plantas herbáceas e arbustivas. De água doce, morna e transparente, tem como característica mais relevante o brilho metálico de suas águas, de cor semelhante ao refrigerante, em função do alto teor de sais e iodo e da formação de turfa em seu fundo. A proximidade da praia marítima, Praia da Coca - Cola/ Pedrinhas - um dos trechos das praias do Costa Azul, com uma pequena praia da lagoa, permite aos visitantes o uso dos dois locais, fato que gera demanda ao local."






 
Outras dicas :
 
-> Praia da Tartaruga



Localizada em uma pequena enseada, situada entre as praias do Abricó e Praia do Bosque, águas mansas e mornas, com profundidade ideal para adultos e crianças, são esverdeadas e com maior índice de transparência nos meses de verão. Areia de tonalidade amarela, coloração típica da região( areia monazíticas). A praia é rodeada por residências de veraneio e pousadas. Possui uma extensão de aproximadamente 1Km.


-> Ilha dos Trinta Réis



A ilha só pode ser vista quando a maré fica baixa ou o mar "está morto", segundo expressão usada pelos pescadores. Por ser menor que a ilha vizinha, a dos Trinta Réis, recebeu este nome. É o habitat de gaivotas, que fazem seus ninhos e pousos de migração, oferecendo aos visitantes a beleza dos pássaros, com revoadas em formação. Local ideal para mergulho, pesca de lagosta e de linha.


-> Praia das Areias Negras



Praia em formato de ferradura, possui águas mornas, com areia bem escura em função do teor da monazita, comum nas praias da região. Do local avista - se a Ilha do Costa a 500 m da praia, destacando - se à esquerda do atrativo, a Pedra do Suspiro. Propícia à banhos e à pesca de linha e de mergulho, próxima à Ilha da Costa. Extensão de aproximadamente 100 metros e uma largura de 3 a 8 metros.

-> Praia de Rio das Ostras



Apresenta casuarinas e amendoeiras plantadas em sua orla e próximo ao extremo direito, há frondosas figueiras identificando este trecho como praia da Figueira. Águas transparentes, mornas e esverdeadas, tem areias amareladas , coloração típica das areias monazíticas das praias da região. Acha - se circundada por residências, restaurantes e bares, além do Iate Club Rio das Ostras, no extremo esquerdo, com lanchas e barcos fundeados na área. Tobo-água, aluguel de lanchas e outros equipamentos para prática de esportes aquáticos. Extensão da praia: 1800 m.


-> Praia do Abricó/Praia Brava



Águas mornas, verdes, com maior índice de transparência nos meses de verão. Presença de gramíneas nas areias amareladas, coloração típica das areias monazíticas das praias da região. Propícia a banhos, é também muito procurada pelos aficionados em pesca de linha. Em torno registra - se a presença de residências da população local de veranistas. Extensão da praia: 4km e 20m de largura.


 
-> Praia do Remanso



Águas mornas, esverdeadas e transparentes principalmente nos meses de verão. Suas areias são amareladas, coloração típica das areias monazíticas das praias da região. Muito freqüentada, é excelente para banhos principalmente nas piscinas naturais que se formam entre os rochedos que afloram à superfície. No inverno a Praia de Costa Azul torna - se propícia a prática do surfe. Extensão de aproximadamente 200 metros e largura variável.

-> Centro Ferroviário de Cultura de Rocha Leão 

Estação centenária que faz parte da linha que liga Barão de Mauá a Vitória. Centro Ferroviário Cultural de Rocha Leão.



-> Parque dos Pássaros
 
Horto florestal com vegetação preservada da Mata Atlântica. Oferece informações de plantas e possui grande variedade de mudas ornamentais, medicinais e silvestres. Mini-zoo com animais domésticos e aves raras. São realizados passeios nas trilhas do Parque. Estes passeios são gratuitos. No mais longo deles, são gastos 40 minutos de caminhada pela restinga. No mais curto, é visitado um grande viveiro onde ficam espécies variadas de pássaros.





Bem ... é isto meninas.

Todas as dicas passadas aqui foram retiradas da minha experiência, dos mapas e folders que  fui pegando em cada centro de turismo que passei enquanto visitava as cidades.
Espero que vocês tenham gostado de tudo que relatei aqui e espero ter animado vocês a conhecerem ou voltarem em lugares tão lindos que ficam dentro do nosso país.

Beijinhos enormes !!!!!!

11 comentários:

Anônimo disse...

Cabo Frio é uma graça. Existe outra entrada que é por Arraial do Cabo, mais bonita. Deu saudade ao olhar as fotos, você naquela calçada me fez lembrar de uma sorveteria maravilhosa que tem ali..nossa! muito bom!

Katia Bonfadini disse...

Maitê! Que delicia de fotos!!!! Tem uma sua na praia em Cabo Frio que está linda!!!! E a das cocadas... hummmm, comeria uma inteira agora? Menina, sabe que eu não conheço Rio das Ostras? Nem o Parque dos Pássaros, apesar da identidade visual e sinalização ter sido um projeto do escritório onde trabalhei há 5 anos, a BB Design. Muito obrigada pelo comentário hoje no Criative-se, você é sempre tão gentil!!!! Beijos!

Taís Santama disse...

pra variar eu adorei r tenho pergunta rsrs tmb vou precisar alugar um carro pra ir viajar na lua de mel... onde alugou equal o preço em média? bj

Marta disse...

Tetê.. as fotos ficaram lindas! Eu fui para Rio das Ostras há uns 2 anos e tb fiquei surpresa com a cidade. Fui a todos os lugares que você mostrou nas fotos!
O bom é que como estavam em Búzios e tudo fica relativamente perto, puderam visitar outras cidades! É isso mesmo!!!

Beijocas

disse...

Que lugares lindo Maitê!
Eu conheço Cabo Frio, mas como faz tempo que fui nem lembro mais direito,rs.
bjocas flore!

Manu disse...

Maitê!


Estive em Cabo Frio no mês passado... Não passeei mto não... ficamos piolhos de praia.. hauhauaha

Os biquinis em Cabo Frio são mesmo Baratos.

E eu passei nesta pracinha e não comi as cocadas
=(

Fica pra proxima!

Bjuuux

Karla disse...

Bem que vc podia fazer turismo né? Ah uma pena vc n ter ido a ilha grande pq já sabia certinho com quem eu pegaria as dicas heheh. Adoro seus posts são maravilhosos e essas fotos ahhh para nem vou falar nada de tão lindas!!
Beijoooooooooo

Anônimo disse...

Como eu queria dar um salto naquele pier!!!

Pura cultura seu blog.. Quantos passeios bons vc faz!!
Isso contribui tb para quem sabe minhas futuras escolhas de lua de mel! hmmm!!!

Que delícia cada canto da nossa terrinha neh?!?! Em pensar que conheço tão pouco dessa região!

beijO

Juh Sutti disse...

Flor, já pensou em ser guia turistico???? Rs... Arrasou no post, fiquei chupando o dedo de vontade conhecer esse lugar!!
Bjocas!

Unknown disse...

Aiiieeee

me explica porque que vc quer regime?
Tah gostosonaaa!!!

Agora quem me fez vontade foi vc, que lindas fotooos amiga!!!

Copiou o post lah pra sua mamãe?
Ai que feliz que eu fiquei que vai ser algo que vc vai poder mandar pra sua mãezinha a ajudar ela!

Deus abençõe ela e que de tudo certo, seja qual for o problema!!!


Amiga, tbm adooro passar aqui, adooro vc, adooroo, adooooro!!!
hehe

bjooo linda

Anna Almeida disse...

Ai, Maitê, me deu até saudades da minha lua-de-mel há pouco mais de 1 mês, que passei em Rio das Ostras...
Se vc gostou do passeio, qdo for a Arraial do Cabo vai ficar doida com a transparência e a beleza das praias. Eu amo muito, acho mais bonitas que as de Cabo Frio, pricipalmente a praia do Pontal do Atalaia. A subida é difícil, por uma estrada de barro e pedras, mas vale a pena...é o paraíso!!!Vou sempre que posso de moto com meu amor!
BeijõeS!!!!