quinta-feira, 8 de julho de 2010

New York - Parte 2

Continuando ...

10) Brooklyn Bridge

Nova York é uma cidade de muitas pontes. Ligando os distritos entre si e a cidade ao resto do país pode-se contar 16. A mais antiga e mais famosa delas é a Brooklyn Bridge, inaugurada em 1883 foi, por muito tempo, a ponte pensil mais extensa, tendo inovado no uso de cabos de aço. A vista da ponte é belíssima;


Para os amantes da fotografia é imperdível. Do Promenade é possivel tirar aquela foto clássica do perfil da cidade, ver o extremo sul da ilha e, ao longe, a Estátua da Liberdade. Um bom passeio a pé, de bicicleta ou patins. Talvez a melhor hora seja ao cair da tarde, quando você pode observar o céu mudando de cor e as luzes da cidade se acendendo e criando um belo contraste: a ponte antiga frente aos edificios luminosos.


Muitas noivas usam a ponte como local para suas fotos externas







Eu queria ter ido visitar a ponte a noite ... Local de váriosss filmes americanos, mas infelizmente não deu.


11) China Town

É o bairro chinês de Nova York e ocupa mais ou menos nove quarteirões. O que é divertido ali é a bagunça: lojas movimentadas vendendo todo tipo de produto típico, além de bolsas falsificadas, e restaurantes chineses com pratos típicos, inclusive o tradicional Pato de Pequim. Ali, no começo do ano, é comemorado o Ano Novo Chinês, com uma festa linda e colorida, e muitos fogos de artifício.



12) Wall Street

O nome vem do muro que os holandeses construíram em Nova Amsterdan em 1635.
A Wall Street é uma rua que corre na Manhattan Inferior, e é considerada o coração histórico do atual Distrito Financeiro da cidade de Nova Iorque, onde se localiza a bolsa de valores de Nova Iorque, a mais importante dos Estados Unidos e uma das mais importantes do mundo.



-> Charging Bull

O Famoso Touro da Wall Street, apesar de ficar na Broadway entre a Beaver St. e a Morris St.
Diz a lenda que passar a mão na bunda do touro dá sorte (eu não passei ... ) (rs........)


13) New York Stock Exchance (Bolsa de Valores)

New York Stock Exchange (Bolsa de Valores de Nova Iorque, em português), cuja abreviação oficial é NYSE, é a bolsa de valores de Nova Iorque. Está localizada em Manhattan, na Wall Street. É administrada pela NYSE Euronext.


14) Groud Zero (World Trade Center)

O local onde ficavam as antigas torres do World Trade Center, hoje chamado de Marco Zero ("Ground Zero"), tornou-se um dos memoriais mais reverenciados dos Estados Unidos. Ao contrário de outros memoriais, o Marco Zero não é bonito, não tem estátuas, música, fontes ou grandiosos monumentos arquitetônicos.
Alguns ficam confusos ou decepcionados ao chegar, pois o Marco Zero hoje é um canteiro de obras onde está sendo construído o World Trade Center Transportation Hub.




Esta aqui em baixo é a esfera que ficava no centro dos dois prédios do WTC. Após a remoção dos escombros, ela foi encontrada e colocada em exposição no Battery Park.



15) Madison Square Garden

Complexo esportivo construído em 1968, em cima da hoje subterrânea Pennsylvania Station. É um cilindro de concreto pré-moldado e  situado no centro da cidade. É sede dos famosos New York Knicks (basquete), do Liberty (basquete feminino) e do New York Rangers (hóquei) e local de muitos espetáculos e shows.


16) Fifth Avenue

A Quinta Avenida (em inglês Fifth Avenue ) é uma avenida extremamente movimentada de Manhattan, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Vai desde a Midtown até ao Central Park, e devido às propriedades caras de particulares e mansões históricas que possui em toda a sua extensão, é um símbolo de riqueza de Nova Iorque. É uma das melhores ruas para fazer compras no mundo, e também uma das mais caras ruas do mundo.
(eu por exemplo nem me atrevi a entrar nestas lojas .. só tirei foto das fachadas )







Versace (este prédio branco com a bandeira da Itália)


Prédio da Playboy. Marido nem reparou que passamos na porta e não seria eu a pessoa a avisá-lo não é mesmo ?? Seriam tantas piadinhas, que eu poderia ficar bemmmm zangada (hehehe)


17) Rockefeller Center

O Rockefeller Center é mais conhecido por ser palco da mais famosa árvore de Natal, mas suas atrações vão muito além disso.
As muitas lojas e opções de restaurantes e cafés são interessantes também no inverno, quando se quer fugir um pouco do frio, antes de encarar o rink de patinação no gelo.
O Rockefeller abriga a rede de televisão NBC que, durante as manhãs, exibe os programas Today Show (de Segunda a Sexta) e Weekend Today (Sábados e Domingos). Estes programas, transmitidos ao vivo.
Existem excursões pelos estúdios da NBC, pelo Rockefeller Center e pelo Radio City Music Hall, que também se localiza neste complexo.
O rink de patinação, fica localizado no centro do Rockefeller,entre as ruas 49 e 50, e Quinta e Sexta Avenidas.
Eu confesso que achei o local bem pequeno ... e não consegui imaginar aquela árvore gigante e aquele rink de patinação em um lugar tão "apertadinho".

Para chegar:
Metrô: 1, 6, B, D, F, Q, R, N, V, W
http://www.topoftherocknyc.com/








No inverno, este "buraco" é transformado em pista de patinação.


No Natal, este jardim fica assim:


18) Museu de Arte Moderna (MoMa)

Fundado em 1929, oferece o panorama mais completo da arte do fim do século 19 ao limiar do século 21 possível de ser encontrado no mundo. São mais de 100 mil pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, fotografias, projetos arquitetônicos e objetos de design que compõe a coleção. No quinto andar encontram-se pinturas e esculturas pós-impressionistas do fim do século 19 (Picasso, Braque, Matise, Mondrian, Miró e os surealistas Magritte e Dalí). No quarto andar tem-se obras da década de 1940 a 1960 e tem um tom mais norte-americano. Obras dos expressionistas abstratos: Pollock, Rotuko e Bornett Newman. No terceiro andar ficam as galerias de fotografias, arquitetura e design e as galerias de desenhos. No segundo andar a arte contemporânea multimídea.


Eu não cheguei a conhecer este museu ... não me interesso por arte moderna, mas para quem gosta, dizem que o passeio vale a pena.

Horário de funcionamento: Diariamente das 10:30 às 17:30h
Preço: PAY AS YOU WISH - ou seja, você paga o quanto quiser, o sugerido são U$20,00 mas se você pagar U$10,00 não tem problema


19) Carnegie Hall

A primeira sala de concertos de Nova York e uma das maiores salas de concerto do mundo, de inspiração renascentista italiano com capacidade para 2800 pessoas.
Inicialmente, o Carnegie Hall era um espaço dedicado principalmente à música erudita.Esta característica começou a mudar em janeiro de 1938, quando o "Hall" se abriu para o blues e o jazz. Andrew Carnegie,construtor do teatro, sempre quis que o "Hall" se autofinanciasse. Por isso, o teatro não se restringiu a promover espetáculos musicais. Serviu de palco também para conferências científicas e discursos de líderes políticos das mais diferentes tendências.



20) New York  Public Library

É uma das principais bibliotecas do mundo e está entre as mais significantes dos Estados Unidos.O que há de incomum nela é que é composta por um vasto sistema de circulação pública combinado com um vasto sistema de não-empréstimo.
Infelizmente, não consegui tirar nenhuma foto descente da Biblioteca por ela estar tendo sua fachada totalmente reformada.
Para quem não se lembra ... esta biblioteca foi palco para o filme "Um dia depois de amanhã".



21) Metropolitan Museum of art

Também chamado de Met, é um dos maiores e mais importantes museus do mundo. Possui mais de 2 milhões de obras de arte que abrangem 5.000 anos de história e recebe mais de 5 milhões de visitantes por ano.

O que ver


Além das exibições especiais, o museu possui uma vasta coleção permanente, incluindo: Armas e armaduras, Artes da África, Oceania e Americas, Artes da Ásia, Arte Egípcia, Pinturas Européias, Arte Grega e Romana, Arte Islâmica, Arte Medieval, Arte Moderna.


Há também o The Cloisters, um ramo do Metropolitan Museum especializado em arte e arquitetura da Europa Medieval localizado no Fort Tryon Park, noroeste de Manhattan. Ao pagar o seu ingresso no Met, você receberá um "bottom" metálico que poderá ser utilizado para visitar o "The Cloisters" no mesmo dia.

Visitar o Metropolitan é o tipo de programa que merece tempo. Não tente explorar tudo em apenas uma tarde, nem mesmo num só dia. Se não houver tempo disponível no seu planejamento, é melhor escolher as coleções que mais lhe interessam e curti-las com calma.

A minha dica é visitar a ala egipcia !! Super bem cotada em Nova York.

Endereço: 1000 Fifth Avenue at 82nd Street
Como chegar:  Metrô a partir do East Side: Pegue o metro das linhas 4, 5, ou 6 para a 86th Street e caminhe três blocos em direção oeste até a Fifth Avenue.
Horário:
Sextas e Sábados: 9:30 a.m.–9:00 p.m.
Domingos, Terças e Quintas: 9:30 a.m.–5:30 p.m.
Segunda: Normalmente fechado, porém aberto em todos as segundas que sejam feriado, menos 1º de Janeiro, Thanksgiving Day, 25 de Dezembro
Preço: PAY AS YOU WISH - ou seja, você paga o quanto quiser, o sugerido são U$20,00 mas se você pagar U$10,00 não tem problema.
 











22) Guggenheim Museum

Neste momento serei crucificada por muitas pessoas, mais para mim o Guggenheim só vale mesmo pela estrutura do prédio. Como o Guggenheim foi uns dos temas dos meus trabalhos de História da Arte na faculdade de música, a arquitetura dele me apaixonou, porém as suas exposições itinerantes não me chamam a atenção e confesso que não "perdi tempo" em visitá-lo por dentro.

Endereço: 1071 5th Ave
Horário: Sábado as Quintas10am–5:45pm - Sexta 10am–7:45pm
Preços: Adults $18
Preço sugestivo (Pay as you wish) toda sexta-feira depois das 17h45



23) American Museum of Natural History

Disparado o museu mais legal de Nova Iorque, um dos melhores que eu já vi na vida e talvez um dos passeios mais desejados desta minha viagem.
Fiquei meio decepcionada pois fui para o museu com a imagem que tive ao ver "Uma noite no museu" e nada do que foi passado no filme, eu encontrei por lá. Mesmo assim, a visita vale mais que a pena !!!!!
Mesmo sendo um museu à moda antiga, com figuras empalhadas, estáticas, sem nenhuma espécie de interação com o visitante, fascina pelo seu conteúdo, pela variedade, pela organização, pelo tamanho, pela riqueza do acervo e pelo cuidado com os detalhes. Os bichos empalhados, os objetos em madeira, as rochas e as pedras preciosas, são de tirar o fôlego.
O destaque deste museu é o Rose Center for Earth and Space, uma enorme esfera que abriga o planetário e fica mais bonita ainda quando iluminada, à noite.

O espetáculo super badalado com narração do Harrison Ford não dura nem meia hora e é, sim, interessante mas não excepcional. Se você espera de um planetário a exibição “clássica”, mostrando as constelações e os planetas este não é o show pra você.

Endereço: Central Park West at 79th Street
Horário: Diariamente  das 10:00 hs  às 17:45 hs.
Preço: o sugerido são U$25,00 porém com o PAY AS YOU WISH você paga o quanto quiser, porém, para visitar o IMAX–Amer Museu of Nat History e o Rose Center for Earth and Space - Planetário, você precisa pagar o valor cheio do ingresso




















24) Madison Square Park




Nenhum comentário: