quarta-feira, 7 de julho de 2010

Uma sopinha ...

Boa tarde meninas e meninos !!!!!

São quase 18 horas aqui em Brasília. Eu estou de moleton, toda enroladinha em um coberta, tomando um vinhozinho, conversando com a Rach via MSN e esperando o marido chegar ... 

Meninas, anda fazendo um frio nesta cidade !!! Vixe ... Do lado de fora do apartamento é tranquilo de ficar e dá até para dar uma suadinha no sol ...porém para alguém que fica a tarde inteira sentada no escritório estudando ... é triste ... o corpo começa a ficar gelado, os ossos começam a congelar e o meu cérebro mesmo se esforçando ao máximo para se concentrar nos livros vai travando ... Ok, eu sei que tem alguém bem mais congelado do que eu neste nosso "pequeno" país, mas neste momento ... o meu frio é maior do que o frio de qualquer um e ponto final (rs...............).

Como tem feito este friozinho abaixo de 11 graus à noite, eu tenho procurado fazer umas sopinhas básicas para o jantar do marido. Eu não sou muito chegada em sopas e se alguém quiser me fazer extremamente feliz é só preparar uma das duas únicas sopas existentes neste mundo que eu tomo: A sopa de macarrão, vagem, feijão carioca e batata ou a sopa de feijão. Duas receitas italianas e que foram aprendidas pela minha mãe através da tia italiana do meu pai. Eu sou viciada nestas sopas, mas confesso que dão certo trabalho e neste momento quero coisas práticas, rápidas e gostosas.

Usando esta linha de pensamento ... ontem resolvi inovar e inventar ... na geladeira, tinha um pote de palmito que eu tinha aberto para usar um pouco em outra receita e que precisava ser utilizado antes que estragasse, então ... resolvi fazer uma sopa de palmito !!!!!!!!!!! Estranho ???? Pode até ser ... mas ficou boaaaaaaaaaa ...

Por isto vou dividir com vocês esta minha receitinha.

Sopa cremosa de palmito

1 vidro de palmito

1 caixinha de creme de leite (200 g)
150 g de mussarela
1 l de água
1 cebola picada
1 cabeça de alho espremido
2 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de leite
2 colheres de maisena
Salsa e cebolinha a gosto 
1 pão italiano redondo
Sal

Modo de fazer:

Pegue o pão italiano e corte uma tampa pequena na parte superior.



Retire com muito carinho o miolo e reserve.
Em uma panela coloque um pouco de azeite, a cebola e o alho. Deixe dourar.


Adicione a água ,uma pitada de sal, o palmito, a salsa e cebolinha. E deixe cozinha um pouco (por volta 20 minutos deixando ferver um pouco).
Em outra panela, aqueça o leite e dissolva bem a maisena. Não pare de mexer. Quando esta mistura estiver quase em ponto de mingau molinho, desligue o fogo e junte com o restante dos outros ingredientes já na outra panela.

Misture bem.
Abaixe o fogo, coloque o creme de leite e a mussarela e misture bem até que o queijo derreta. Apague o fogo e veja se o sal está bom.

Passe tudo no liquidificador.


Coloque a sopa creme no pão italiano e salpique com um pouco de orégano e queijo ralado ou parmesão.


Em seguida leve a forno e deixe gratinar.



Dica: Com o miolo do pão pode ser feito croton que acompanha bem esta sopa


Basta colocar azeite em uma frigideira colocar o miolo, acrescentar ervas finas ou tempero de sua preferência e fritar.


Gostaram ??????

Ficou deliciosa ...

Ah .... onde estão as fotos ??? Esqueci de tirar meninas ... eu estava com tanta fome e com tanta vontade de me esquentar, que fui comer o pãozinho enquanto o marido devorava a sopa e que acabei esquecendo de registrar. Mas ... quem quiser testar a receita e me mandar a foto ... eu prometo que publico por aqui com os devidos créditos.

Bem ... por hoje é só !!!!


Beijinhos gelados !!!!!



*Créditos: Receita base retirada do site Tudo Gostoso e modificada por mim.


5 comentários:

Fernanda disse...

Olá Maitê, que delícia esta sopinha hein.. me deu até água na boca. :)

Maravilhosas as fotos no Central Park, tudo lindo por lá. :)

Beijos,
Fernanda.

Anita Campos disse...

adivinha?
fiz a sopa ontem a noite

qd vi deu uma panelona,ai meu deus...
pensa q sobrou mt?
só um pouquinho ficou uma delicia
tirando q qd fui repeti e lavei a cozinha com uma cambuca cheia do creme, caiu no pijama no meu pé, aff umdesastre na minha cozinha limpinha, mais enfim... deu td certo e até o jaison q não é de sopa gostou

sobrou um restinho p comer com frango e arroz meio dia!

Obrigada pela receita ficou ótima!

Bjão

Nita

Elaine disse...

Oi querida!
em SP tbem tem feito frio a noite, ontem tomei sopa tbem! a minha foi de preguiçosa mesmo, tomei uma de pacotinho...não tava gostosinha... rs
bjocas

Lucia Laureano disse...

Maitê,
Nem acredito que estou vendo uma receita de sopa de palmito, eu amo sopa de palmito!!!!
Tem um restaurante aqui no Rio chamado Delírio Tropical que serve esta sopa toda terça, eu comia direto!!!
Já imprimi a receita e tô levando para casa!!!!

PS1: Sabe que ontem a noite tb tomei vinho com o maridão?
PS2: Vou seguir seu blog imediatamente!!!

Katia Bonfadini disse...

maitê, que delícia de receita!!!! Realmente é uma ótima pedida para um dia frio! Aqui no Rio está quente de dia, mas à noite tem feito uma temperatura gostosa... pra quem gosta de frio como eu, né? Um grande beijo e muito obrigada pelos seus comentários sempre muito fofos!!!!!