terça-feira, 18 de agosto de 2009

Matar ou Morrer - O Caso Euclides da Cunha

Oi meninas !!!!

O marido me mandou este texto ontem e eu achei tão interessante que resolvi dividir com vocês.
Sei que o texto é longo, mas posso garantir que vale a pena perder uns minutinhos.

Espero que vocês gostem tanto quanto eu !!

Beijinhos !!!!!!!




Em 15 de agosto de 1909, portanto, há exatos cem anos, morria o escritor, jornalista, engenheiro e professor Euclides da Cunha, num desastrado confronto, por ele mesmo provocado, com o amante de sua mulher, Ana. O famoso autor do livro Os Sertões tentou matar Dilermando de Assis, tenente do Exército e exímio atirador, surgindo de surpresa na casa do rival, no bairro de Piedade, no Rio de Janeiro, onde sua mulher havia passado a noite.

Ensandecido de ciúme e instigado por parentes e amigos a "acertar as contas", Euclides chegou à residência de Dilermando completamente fora de si, portando um revólver que conseguira emprestado. Foi entrando e gritou: "Vim para matar ou morrer." Dilermando correu ao seu quarto para se vestir, pois estava em mangas de camisa e queria usar a farda para enfrentar "o doutor", como o chamava. Não teve tempo de abotoar o colarinho. Euclides localizou-o rapidamente, arrombou a porta com um chute e atirou em predeterminada direção, alvejando Dilermando na virilha. O tenente procurou tirar a arma da mão do agressor, mas, debilitado, não conseguiu e foi novamente alvejado, dessa vez no peito. Nesse momento, o irmão de Dilermando, o jovem Dinorah, que também morava na casa, intercedeu, tentando desarmar Euclides. Não teve êxito e ainda foi alvejado por Euclides na nuca. Nesse ínterim, o tenente, usando todas as forças que conseguiu reunir, pegou sua arma de fogo, que estava sobre o armário do quarto, e atirou no pulso de Euclides, para fazê-lo cessar o tiroteio, mas não foi bem-sucedido. Embora tenha sido ferido, o escritor não perdeu os movimentos e atirou novamente contra o rival. O tiro não saiu. Acionando outra vez o gatilho, agora com êxito, Euclides feriu Dilermando nas costelas direitas, causando-lhe imensa dor. Alvejado três vezes e achando que ia morrer, Dilermando atirou para matar. Sua pontaria certeira fulminou Euclides, que caiu na soleira da porta. Faleceu alguns minutos depois.

Dilermando foi levado ao hospital somente depois de prestar declarações ao delegado de polícia, situação impensável nos dias de hoje, pois uma pessoa ferida deve ser socorrida antes de mais nada. Ainda assim, sobreviveu. Ana, que estava escondida no quarto dos fundos e tinha um filho pequeno nos braços, viu-se abandonada por todos ao final do embate. Sozinha, carregando o bebê sob forte chuva, saiu a pé da residência em Piedade e rumou para a casa de sua mãe, que não quis ampará-la para não manchar a reputação do pai, o general Sólon Ribeiro.

Na ocasião da morte de Euclides, a opinião pública e parte da imprensa culparam Dilermando pelo ocorrido. Era evidente que o tenente havia matado para não morrer, mas a execração social devia-se ao fato de Dilermando ter-se relacionado com uma mulher casada, e casada com um dos homens mais respeitados do País.

Foi, de fato, uma pena Euclides ter morrido daquela maneira, mas lástima ainda maior é perceber que a cultura patriarcal e o preconceito contra a mulher continuam fazendo vítimas de crimes passionais em nosso país.

Dinorah, que estava na flor da idade, desenvolvia brilhante carreira na Escola Naval e vinha-se destacando como jogador de futebol do Botafogo, ficou paraplégico em consequência do tiro na nuca. Isso destruiu sua vida. Ele se matou.

Dilermando foi preso, processado e julgado por homicídio pela Justiça Militar. Terminou absolvido por legítima defesa. Ao sair da prisão, casou-se com Ana.

Foram muitas tragédias em uma. Em 1916, por volta das 13 horas do dia 4 de julho, Dilermando estava no Cartório da Vara de Órfãos, pleiteando a guarda de Manoel Afonso Cunha, filho de Ana que se encontrava com familiares de Euclides, quando ouviu uma detonação atrás dele, seguida de forte ardor. Suas pernas fraquejaram, a vista turvou-se e sobreveio grande mal-estar. Voltou-se e distinguiu um vulto vestido com uniforme de aspirante da Marinha. Era Euclides da Cunha Filho, aos 18 anos, procurando vingar a morte do pai. Dilermando esperou que algum dos presentes desarmasse o rapaz, mas todos fugiram. Novo tiro nas costas. Percebendo que não mais poderia permanecer inerte e lamentando profundamente tratar-se do filho de sua mulher, Dilermando sacou sua arma e atirou três vezes. Em seguida, desmaiou. Euclides da Cunha Filho morreu, Dilermando restabeleceu-se. Os jornais da época atribuíram-lhe "resistência hercúlea".

Sobre o amor que sentia por Ana, Dilermando declarou ao jornal Diário de São Paulo que seu único pecado foi "ter amado, aos 17 anos, uma mulher casada cujo marido não conhecia e se achava ausente em paragens longínquas". Ana tinha 30 anos quando conheceu Dilermando e se apaixonou por ele.

A esposa de Euclides jamais o enganou, não o "traiu", como se alegou à época e até hoje alguns repetem. Ela contou ao marido, assim que ele retornou de Canudos, que estava enamorada de outro homem e queria se separar, mas Euclides não concordava com isso.

Recentemente, Eloá Cristina Pimentel foi assassinada pelo ex-namorado Lindembergue Alves, após permanecer em cárcere privado por cinco dias, num deplorável espetáculo televisionado em tempo real para todo o Brasil, só porque resolveu romper a relação. Algum tempo antes, o jornalista Pimenta Neves assassinou Sandra Gomide, sua ex-namorada, pelo mesmo motivo: a moça pôs fim ao namoro.

Não é possível obrigar alguém a gostar de quem não gosta. Da mesma forma, não se pode evitar o amor quando ele surge entre duas pessoas. Nossa sociedade ficará muito mais saudável e evitará numerosas tragédias quando modificar certos valores, ensinando os homens a controlar o ciúme e permitindo que todas as pessoas, inclusive as mulheres, sejam livres para amar.


Luiza Nagib Eluf, procuradora de Justiça do Ministério
Público de São Paulo, é autora de vários livros, dentre os
quais Matar ou Morrer - o Caso Euclides da Cunha

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090810/not_imp416194,0.php

5 comentários:

Elaine disse...

Aiii Maite, que texto lindo!!
Realmente vale a pena chegar ate o final!!!!!
Uma verdadeira lição!

Bjs

disse...

Que lindo Maitê...
Bjocas flore...

May disse...

Ele é o patrono da minha turma :D

Casadinha Rayane disse...

Nossa flor, que postagem maravilhosa...amei...
bjuuss :P

Suzana Lira disse...

lindo realmente valeu apena ler


bjuuhh