quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Águas Aromatizadas


A culinária também lança moda e no momento as "águas aromatizadas" estão fazendo o maior sucesso, tanto nas casas quanto em restaurantes e bares. Caiu no gosto popular pela apresentação e sabor refrescante.
Não se sabe ao certo datas, nem onde surgiram os primeiros indícios de água aromatizada. O refrigerante, por exemplo, surgiu no século 17, em Paris, numa empresa que misturou água, sumo de limão e açúcar. Então como seria o sabor do “líquido precioso” com pepino, flores, manjericão ou nozes?


Para quem gosta sempre de um belo visual e matar a sede tomando água, a moda agora é fazer sua própria água aromatizada sem precisar recorrer a produtos cheios de conservantes ou com um sabor, às vezes, não tão agradável. A gastrônoma Fernanda Guelli fez alguns experimentos em sua cozinha e produziu sabores excêntricos que prometem aguçar o paladar e a visão de quem vai beber. Além de ter um sabor diferente, a profissional julga a mistura de água com frutas bonito, chique, barato e que qualquer um pode fazer em casa. “Este é um jeito diferente e gostoso de matar a sede. Quem vê um jarro com pétalas de rosas, ou estrelas de carambolas, já fica com vontade de experimentar esta delícia”, acrescenta.




Na hora da preparação é sempre importante tomar o cuidado de não exceder na quantidade de frutas ou o que for adicionado para não ter um aspecto de suco ou refrigerante. “O cuidado fundamental é não perder as características de água. Só pode ter um leve gostinho, senão passa dos limites. Além disso, recomendo que seja feito com água gelada ou adicionar gelo e depois de pronto, não é bom guardar na geladeira”. A gastrônoma também alerta que o prazo de validade da água aromatizada é de apenas quatro horas e o custo da bebida é baixo, em torno de R$ 3.



Dicas para preparar sua água aromatizada:



- utilize galhos de uma ou mais ervas de sua preferência (alecrim, manjericão, sálvia…);


- laranja ou limão sempre caem bem, sejam em rodelas, metades, quartos, ou até mesmo fazendo espirais com as cascas;


- uma boa idéia é colocar especiarias do tipo cravo, anis e canela;


- pétalas de rosa sem agrotóxicos com um pouquinho de água de rosas fica muito gostoso;


- por mais estranho que pareça, adicionar legumes como abóbora, abobrinha ou pepino com casca acrescenta um gosto bem suave;


- frutas vermelhas como morango, framboesa e cereja combinam bem com hortelã, tanto na cor como no gosto;


- uma boa dica é usar limão siciliano em vez de tahiti ou outros pois o sabor é mais marcante;
 
- sempre use água filtrada ou mineral
 
Outra idéia interessante é adicionar alguns desses ingredientes em forminhas de gelo.
 

 
A banqueteira Neka Menna Barreto, do Neka Gastronomias, ensina algumas receitas testadas e “aprovadas” por ela:
 
1. Em uma jarra de vidro, porcelana ou cerâmica, adicione a 1 litro de água pedaços de frutas com casca ou ervas com talo e reserve por doze horas



2. Para cada litro de água, ela sugere os seguintes complementos (usados separadamente):


@ 5 carambolas fatiadas


@ 3 maçãs verdes fatiadas


@ 1 maço de hortelã


@ 1 bastão de canela


@ 500 gramas de framboesa ou amora


3. Outra opção é ferver 1 litro de água com pedaços da casca de um abacaxi e coar.


“Dura até dois dias na geladeira quando se acrescenta água aos poucos”, diz Neka


4. Vale também incrementar a água de coco com maçã verde – três frutas fatiadas para cada litro da bebida. “É uma combinação perfeita. Fica uma delícia”, afirma


 
Beijinhos !!!!!
 
* Créditos :
 

2 comentários:

Gabriela Honorato disse...

Boa tarde, Maite.

Navengando pela internet, procurando dicas de decoração, acabei encontrando seu blog! Adorei! Parabéns! Me caso no próximo dia 25 e também vou passar a lua-de-mel em Buenos Aires... anotei todas as suas dicas! Vou tentar fazer a água aromatizada!

Abraço,
Gabriela Honorato
gabrielahonorato@rocketmail.com

Regina disse...

bem lindo!!