terça-feira, 28 de setembro de 2010

As partes boas e ruins de ter um blog

Boa noite meninas !!!!!!

Nos últimos tempos tenho pensado muito no porque de eu ter um blog há tanto tempo e no porque de eu sempre me ver em situações super complicadas por causa dele. Eu confesso que isto tem tirado um pouco a minha vontade de escrever por aqui e sinceramente, certas coisas tem me consumido uma energia enorme.

Andei lendo por aí vários textos a respeito sobre o título deste post e dois textos me chamaram muito a atenção. Apesar de ser grande e poder tornar a leitura meio cansativa, resolvi transcrevê-los aqui com algumas alterações, pois nem tudo que foi escrito se enquadra na minha visão de ter um blog.

Sei que muitas aqui não tem tempo, passam rapidinho, nem sempre comentam ... mas se vc tem uns 5 minutinhos para fazer uma leitura dinâmica de tudo que será escrito aqui, eu ficaria bem feliz, pois gostaria de saber da opinião de todas em relação as "minhas contestações".


As partes boas e ruins de ter um blog

Parte Boa 1: Amigos. Parte Ruim 1: Inimigos ocultos.



Os amigos que a gente faz através do blog são pra vida toda. Pessoas que se atraem em função de interesses comuns. De visões de mundo parecidas. Gente boa, pra guardar no coração, ajudar e ser ajudado sempre que precisar. Que vibra contigo a cada vitória e te ajuda a juntar os cacos após as derrotas. Até amigos das antigas que você não via há anos reaparecem. Uma delícia. Já os inimigos ocultos (ou não!) surgem nos locais mais improváveis pelos motivos mais impensáveis. Você começa a ser odiado e nem sabe porque. Tudo é motivo pra causar surtos psicóticos em alguém. Muita gente não consegue entender que o que é escrito aqui não tem intenção de ofender ninguém e que é meio ridículo levar pro lado pessoal algo que uma pessoa que você nem conhece ao vivo escreveu.
 
Parte Boa 2: Elogios. Parte Ruim 2: Fofocas e boatos.



Quando pessoas cujo trabalho você admira te dizem que admiram o teu trabalho, parece até que surgem nuvens debaixo dos pés. É meio surreal saber que pessoas "bafônicas" prestam atenção naquilo que você vem produzindo. E ser tratado de igual pra igual por profissionais de renome é demais. E mais legal ainda é receber carinho das leitoras, contando que um post as ajudou em algum momento ou situação da vida. Acho o máximo isso. Ruim é ficar sabendos dos absurdos que o povo fala de você a troco de nada. Ter que aturar boatos infantis e atitudes dignas de filmes de high school americanos. Cansa a beleza. Toda história tem dois lados. Antes de acreditar em um, é preciso tomar conhecimento dos dois. Dou muita risada quando fico sabendo de fofocas cabeludas porque, no geral, as pessoas esquecem que sempre há alguém que conhece alguém que vai contar pra vítima da maldade. Depois, não adianta se fazer de Madalena arrependida,ok? Não curto fingimento. Bem disse a Carolina Dieckmann na RG Vogue: “Pisou no meu calo, eu deleto mesmo!”.
 
Parte Boa 3: Sinceridade. Parte Ruim 3: Hipocrisia.



Todo mundo erra. Eu incluída. E tendo um blog acessado por centenas de pessoas todos os dias e colocando a cara a tapa, você VAI receber uns tapas de sinceridade. Que são ótimos, porque te recolocam nos eixos. Que são válidos, porque vêm de pessoas que te acompanham há anos e sabem quando você está legal e quando não está. Porém quando a turma dos hipócritas de plantão ataca, sai de baixo!
 
Parte Boa 4: Ética. Parte Ruim 4: Falta de ética.



Não me sinto competindo ou concorrendo com ninguém. Vou crescendo conforme os passos que consigo dar com as minhas próprias pernas. Não tenho nem tempo pra me prestar pro papelão de tentar puxar o tapete alheio. Tem espaço pra tooodo mundo na internet, convenhamos! Escrever um blog é colocar a SUA personalidade num espaço online, por isso não acredito em concorrência. Quem se foca em bom conteúdo, se esforça, coloca algo se si no blog e escreve pelos motivos certos, tendo talento, vai bombar – é só questão de tempo!
 
Parte Boa 5: Gente do bem. Parte Ruim 5: Segundas Intenções.



Assim como muitas pessoas do bem entram na nossa vida pós-blog, muitas pessoas do mal tentam entrar. Estas, geralmente tiram a máscara quando você precisa dizer não para algum pedido. Odeio, com todas as forças, segundas intenções. E não sei qual é a fórmula pra ficar rica e famosa com blog - não sou nenhuma das duas coisas.
 
Parte Boa 6: Comentários. Parte Ruim 6: Comentários agressivos.



Não existe sensação melhor para um blogueiro do que publicar um post e receber vários comentários interessantes, educativos ou que acrescentem alguma informação ao mesmo. Amo isso. E não há coisa mais desgradável do que receber comentários ‘amorosos’ contendo palavras de baixíssimo calão e te chamando de coisas impublicáveis. Não sei quem me disse uma vez que aceitar esse tipo de comment é o mesmo que abrir a porta da casa e oferecer o sofá para alguém que chega dizendo horrores. Simplesmente não rola. E pelo amor do santo, existe identificador de IP – então não deixe um comment suuper amigo e depois outro com codinome “Maria da Silva” com o exu baixado no corpo. Please.
 
Parte Boa 7: Poder extravasar. Parte Ruim 7: Ser mal interpretada.



 Às vezes extravaso mais do que deveria. Pronto. Basta uma vírgula mal colocada pra rolar aquele stress.
 
 
Em tempo: graças a Deus que as partes boas superam as ruins. Como bem disse a escritora portuguesa Inês Pedrosa: As pessoas nos surpreendem mais para o bem do que para o mal, por isso nunca me canso de viver“. Isso define, com maestria, tudo o que eu escrevi aí acima. Continuo amando muito blogar e dividir minha vida com vocês!!
 
 
 
Beijinhos
 
*Créditos:
http://sweetestpersonblog.com/
http://www.maedecachorro.com.br/

24 comentários:

Yo Neris disse...

Seja lá o que for que tenha acontecido, saiba que você tem amigos que te adoram por aqui.Eu sou uma delas
Bjo

JuGalante disse...

Ai ai ai ai
vamos por partes querida RP (ainda não desisti de vc...rs). Entendo bem o que você está sentindo. Entendo mesmo. Sabe, sou muito humana, vivo para cuidar de gente e adoro ser pessoal e próxima. Tenho vontade de escrever muitas coisas, e toda vez que libero geral escuto criticas severas da minha mãe "lá esta vc expondo sua vida novamente Juliana". Fico super chateada com ela, porque em geral são os posts mais bacanas. Enfim... sabe o que aprendi? Como escritora, aproveito e extravaso colocando as coisas de forma que parece "impessoal", vc já deve ter notado isso. No post da semana passada que falo sobre a morte, quase ninguém entendeu nada, pensam que é apenas poesia boba e eu aqui sofrendo com a perda de alguém que amo, que esta entre a vida e a morte. Isso não é um conselho, não acho que minha mãe esta 100% correta. Os posts mais bacanas são sempre aqueles onde nos mostramos gente de verdade, com vida de verdade, com alegrias e dores de verdade.
Este ano com a publicação do livro e meu casamento sofri ataques muito dolorosos, precisei até fazer BO contra algumas pessoas que falavam bobagens e davam indicação do meu blog, que ainda por cima eu uso para minha vida profissional. Pensei em deletar o blog várias vezes. O blog que amo tanto, que ganhou premios o ano passado, o bloguinho onde conheço pessoas tão especiais como vc.
Enfim, sabe qual a filosofia adotada para superar tudo isso? "NINGUEM JOGO PEDRAS EM ÁRVORES QUE NÃO DÃO FRUTOS". É claro que dói, e dependendo do dia nos sentimos pior, mas, com o tempo, acostuma-se a ficar só com o melhor, sem precisar pesar lucro e desvantagens. Você sempre terá problemas, sabe porque? Porque é linda, talentosa, meiga, feliz... e existem pessoas que preferem invejar e atacar ao invés de aprender e crescer.
Beijo grande no seu coração minha amiga RP!
Juju

JuGalante disse...

mandei um comentario enorme, se não chegar eu morro! rs

May =) disse...

Tetê
adoreiii o post!

Infelizmente tem de tudo nesse mundoo =/
ainda não passei por algo parecido.. mas fico imaginando a capacidade do ser que vem no blog do outro para escrever coisas que não justificam seja lá pq motivo.. ahh se tem problema seja SER HUMANO e fala na cara né?!

mas num desiste nãooo..
num venho sempree mas tedoluudeverdade!!

bjss

May

Thania disse...

Ai Tete....são pontos positivos e negativos mesmo. As vezes cansa, da vonatde de fechar o blog e nunca mais abir, ne? Mas depois, a gente releva certos comentarios, se defende como pode (colocando moderação nos coments, privatizando o blog, e etc) e continua, pq isso vicia....rs....mas td com moderação, como cerveja, senao, a gente perde a linha mesmo!
Adorei os textos, super plausiveis ne????

Bjoooooooooooos

JuGalante disse...

uma coisa pra vc no meu bloguinho
http://jugalante-2009.blogspot.com/2010/09/as-coisas-gostosas-da-vida-carinho.html

Gi disse...

Oi Maitê.
Disse tudo. Está certíssima.
Mas aprendi que não importa o que as pessoas pensam sobre mim, o mais importante é o que eu mesma penso e mais Deus conhece o meu coração.
O blog é seu e escreve o que quiser.
Tenho moderado os comentários no meu blog e só publico o que quero.
Beijos,
:D

Ale Lima disse...

Ai querida !!

Pense nas coisas legais que o blog te dá e pronto !

Outro dia recebi um e-mail de uma "senhorita" me perguntado sobre o que era o blog...

Sério ? O blog é meu e escrevo o que quero...

So conheci gente maneira através do meu bloguinho...

Não esquenta...

Bjs

Ale Lima

Ale Lima disse...

Ai querida !!

Pense nas coisas legais que o blog te dá e pronto !

Outro dia recebi um e-mail de uma "senhorita" me perguntado sobre o que era o blog...

Sério ? O blog é meu e escrevo o que quero...

So conheci gente maneira através do meu bloguinho...

Não esquenta...

Bjs

Ale Lima

Carol disse...

Tê,

Hoje postei uma frase interessante no meu twitter: O mundo seria 100 vezes melhor se as pessoas trocassem as preocupações por ocupações.

E essa frase vem bem a calhar agora: pq ao invés das pombagiras internéticas procurarem algo para fazer estão justamente atazanando o seu juízo?

Ah, já sei: ser legal incomoda, ser sincera incomoda, ter amigos incomoda.

Ah, vá te catar! O blog é seu, vc escreve o que bem quer nele e pronto! Eu adoro o blog, comento sempre que dá, mas não perco um post!

Beijos e siga sempre docinha assim!

Unknown disse...

Olha amiga,

Muita verdade nos textos. Muita!
Cansa a beleza, rola a maior falsidade, vc sabe...além de que, a história tem dois lados mas as pessoas más sempre acham que são boas, pobres vítimas e nada fizeram pra merecer né?
Concordo com a citação da Carolina Dieckmann : “Pisou no meu calo, eu deleto mesmo!”.
Eu deleto mesmo, sem dó. Nem penso duas vezes.
arremato com o que meu pai sempre diz:
"Inteligentes do mundo uni-vos, porque os imbecis já o fizeram"

Mas desse tipo de gente a natureza se encarrega ;)

Fica com Deus gatona,
teu blog arrasa, fazer o quê?!rs

Tetê,
te mandarei um e-mail...preciso falar com vc :)

bzooooooo

Brigit - Estúdio Brigit disse...

Olá!

Concordo com tudo que vc escreveu e, acredite, compreendo a fundo as situações que vc descreve.
Infelizmente, há o lado ruim de ter um blog: a exposição.
Mas, temos que deixar pra lá os comentários maldosos, as fofocas, e termos em mente que tudo isso vem de pessoas que usam disso como escape para suas próprias frustrações.
Não se deixe abater por nada nem por ninguém.
Beijos.

Brigit - Estúdio Brigit disse...

Juliana Galante, tb entendo seu post perfeitamente. Infelizmente inveja existe e o sucesso causa esse sentimento.
Mas, é passar por cima e continuar!
bjs

Elaine disse...

Oi querida!
não sei o q aconteceu realmente, mas deixo aqui minha opinião. O seu blog é uma graça, vc é uma pessoa iluminada e o mais importante este blog é só seu! Ninguém tem q meter o bedelho nele!!!
Sobre continuar com o blog ou parar é só vc q deve saber (afinal nem blog eu tenho)... Só sei de uma coisa: se vc parar de postar, vou sentir muita falta!
bjocas

Taís Santama disse...

pois é Tete , tudinho verdade ... é meio estranho né .. não posso dizer que tive problemas com o blog não .. mas estamos sempre nos expondo e há riscos! beijos

Sandrinha disse...

Maitê,minha amiga.
Já te considero assim tá!!
Desde q o mundo é mundo q os invejosos, existem.
Onde aja pessoas talentosas,carinhosas,capazes,com carisma,felizes,com mto amor no coração e querendo ajudar,haverá sempre um ¨espírito de porco¨.
Sempre ouvimos q devemos colocar na balança a qualidades e defeitos e ver o q pesa mais.
E assim devemos fazer com o nossos blogs,pesar as coisas boas e ruins.
Com toda certeza a boas vão sempre prevalecer.
Fazer amigos, ouvir palavras de elogios e de ânimo,ser amada,ter várias pessoas orando por nós, ser sincera, verdadeira( sem ferir ou atingir ninguém) e as vezes ler críticas construtivas, td isto supera e faz valer a pena continuarmos aqui.

Eu ontem estava pensando sobre algumas pessoas q tem blog.
Penso assim:
Fiz o blog p/ q as pessoas venham, comentem, deem palpites, dicas e as vezes até me ajudem.
Senão faria um diário assim somente eu leria, o q seria bem chato p/ mim, pq adoro fazer amigos, adoro conversar, adoro trocar idéias e energias positivas.
Pois bem, eu vejo alguns blogs de pessoas q as blogueiras comentam e elas não tão nem aí!
Não dão a mínima, nem p/ aparecer no nosso e dar um ok, legal, gostei, dar um sinal de vida, mandar um sinal de fumaça, bater um tambor....rsrsrs.
Então p/ q fizeram o blog?
P/ elas mesmas?
Fizessem então um diário!
Aí tb tem um porém, vai lá ver se tem comentários assim como o seu, a frequência do seu o astral do seu.
Lógico q não!
Vc amiga é mto especial!
Então pense q existem pessoas assim msm.
Nem todo mundo é igual e tão pouco pensa da mesma maneira e agem da mesma forma e mta vezes são infelizes e egoístas, de mal com a vida e com elas mesmas,não gostam de dividir e nem de somar.
Ainda bem q somos p/ cima, positivas, felizes e de bem com a vida né!
Acho q sendo assim temos mto mais a ganhar.
Vou parando por aqui, pois o meu comentário daqui a pouco vai ficar maior q teu post.....hahaha.
Te adoro menina!!!
Bjks no seu coração!!!!
Fique com Deus.

aninha disse...

Oiii minha flor!
otimo seu post... vc sab q eu amooo seu blog e amooo seus posts são mtooo importantes para mim, pois me ajuda na criatividade... se algumas pessoas vem te encomodando... delete-as... são insignificantes!!!!
saudadddd eeeee do seu blog!!!!
bjOOO

..Mônica.. disse...

oi Tete (a intima,rs)
até hje nunca tive problema com o blog, mas morro de medo disso acontecer!
beijos.

Jessica disse...

Realmente tem prós e contras...
Pq acabamos viciando e amando este mundo aqui, por todos os elogios q recebemos, as amizades q fazemos, o apoio q nos dão, mas tem o onus q nossa vida é exposta, e nem todos q leem são pessoas q querem nosso bem né??? Isso acaba chateando pq nos dedicamos à isso, reservamos um tempo do nosso dia para preparar algo e trazer aos q nos seguem, q são nossos amigos virtuais, e só por eles, q são os q não nos abandonam q não vale a pena a gente desistir. Pessoas q queiram nosso mal, q são invejosas, tem em todo lugar, todo mesmo...mas elas não podem nos atingir, pessoas pobres de espírito nem devem ser levadas em consideração...
Mas vc Tete, tem mto mais pessoas q amam vc e seu cantinho...
Bjoooooo

Marta disse...

Tetê.. sempre que nos expomos acontece essas coisas, mas temos que relevar. Algumas situações e atitudes nos deixam tristes, mas foi o que você disse, as coisas boas foram melhores que as ruins e isso é que vale!
Vamos pensar nas coisas boas que esse mundo nos trás. Ainda não tive problemas com isso e espero, caso eles surjam, superá-los tb.
Beijocas

Fabiana disse...

Maitê,

A única coisa que consigo pensar diante do que vc escreveu é que essas pessoas tem tempo sobrando para ficar lendo um blog só para criticar. Definitivamente, não consigo entender essas coisas...

Bjinhos.

Fique bem e continue nos alegrando com os seus posts super fofos.

Claudia Mendes disse...

Maitê, infelizmente em tudo que fazemos, por onde andamos e o que dizemos é posto em julgamento o tempo todo.
Existe lado ruin e bom para tudo na vida e como vc mesma finaliza o texto, o lado bom sempre é maior e melhor.

Adoro seu blog e espero te visitar sempre.

Superação é um lema que carregamos em nossa sacolinha...rsrsrs.

Tenha uma linda semana!
Beijinhos!

Karine disse...

Oi Maitê..
Pessoas boas e ruins aparecem em todo lugar.. mas às vezes por ser um meio digital acham que podem falar o que querem não serão "descobertas"...
Essas pessoas temos que "deletar"..
E muitas vezes quem te ataca é por pura inveja...
Como sou nova no assunto nunca sofri nada de ruim, o blog pra mim é uma terapia.. um diário que faz eu me sentir bem.. se as pessoas gostam ótimo (tenho muita sorte de ter conhecido pessoas super queridas) mas se não gostarem.. paciência..
Bjos e continua postando eu adoro!

Carol Satyro disse...

Apesar de tudo isso vou continuar com meu bloguito...

Nossa que areia é aquela... deve ter deixado sua casa daquele jeito né...hauhauahaha (dó de vc pra limpar depois)

Ah!!! lindíssimas essas decorações em amarelo e lilás, ou amarelo com azul.. belas fotos você escolheu.

Saudades de ti lindona...

beijos