quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Recife - Litoral Sul

Boa tarde meninas !!!



Hoje vou falar da última parte da minha viagem pelo Recife : O Litoral Sul.


Para quem não sabe, o litoral sul de Recife é composto pelas Praias dos Carneiros, do Muro Alto, do Surfista ... e Porto de Galinhas.


A empresa que contratei para me levar até lá, chegou cedinho ao hotel ... de Recife até Porto de Galinhas, demora em torno de 1 hora e chegar muito tarde significa perder o maior espetáculo da praia : as piscinas naturais.


Eu confesso que nunca pensei que fosse conhecer este lugar tão lindo e abençoado por Deus. No momento em que saltei da van e olhei o que estava na minha frente, não tive palavras para descrever a sensação e a emoção que sentia naquele momento.




A minha primeira atividade foi trocar de roupa e rumar para as piscinas naturais. Subi em um deliciosa jangada e fui curtir o que melhor a vida tem para oferecer.


As piscinas ficam bem próximas das areias (isto na maré baixa), porém não é possível ir “andando” até elas. É aconselhável também estar de chinelo nas piscinas naturais devido a constante presença de ouriços.

O passeio de jangada inclui comidinha para os peixes e máscaras para a observação do fundo das piscinas. E vocês querem saber qual foi a melhor sensação de estar dentro de uma piscina natural ??? Ver os peixinhos comendo ração e grudadinhos em mim !!! Nunca pensei na minha vida que eu poderia sentir um peixe na minha mão !!! E olha que eu tenho verdadeiro horror de frutos do mar (rs.............).








Depois de me deliciar em uma das piscinas, resolvi andar um pouquinho pelos arrecifes e acabei encontrando a tão famosa piscina natural com o formato do mapa do Brasil. Na verdade, eu nem saberia da existência dela se não fosse a Karlinha a me avisar com antecedência sobre ela.



O passeio de jangada demorou cerca de 45 minutos. Já de volta as areias de Porto de Galinhas, coloquei a minha saída de praia e ..... passeio de bugre !!!! Pois é meninas ... não faltou gás para curtir todos os minutos e aproveitar ao máximo.


O passeio de bugre dura cerca de 2 e meia a 3 horas e posso dizer que é a maneira mais divertida de conhecer várias praias famosas pelo litoral sul.



Nossa primeira parada foi : Praia do Surfista. Ela ganhou este nome por ser uma praia com ondas muito fortes e apropriada para o surf. Nesta praia, a parada é de 25 minutos caso ninguém queira optar por fazer um outro passeio de jangada. Na praia do surfista, existe um opcional de passeio que dura cerca de 40 minutos. Você pega uma jangada e conhece os manguezais da região. Em determinado momento, o jangadeiro pula no manguezal e traz um cavalo marinho dentro de um pote para que você possa tirar umas fotos e ver o bichinho de perto.




Voltando a Praia do Surfista ... caso você vá nesta praia, não perca tempo tentando entrar no mar. A idéia é andar .... vá andando para o final da praia e você verá uma paisagem linda, calma e diferente : O encontro do rio com o mar. Nesta região é possível aproveitar a água límpida e tranqüila.







Da praia do surfista, nós fomos passear pela praia do Coupe (acho que se escreve assim). Este nome foi dado em homenagem ao primeiro morador da região que tinha um carro Ford Coupe .... daí o nome (rs..............). Uma praia muito bonita, com um resort de padrão internacional e nada mais.


A próxima parada foi o projeto Hippocampus. Mais um projeto patrocinado pela Petrobrás. Lá eu pude ver cavalos marinhos de pertinho e acabei conhecendo um pouquinho deste bichinho que eu pensava existir somente nos livros de histórias (hehehehehe).





Por último e não menos importante .... a nossa última parada foi a praia do Muro Alto. Uma praia cheia de resorts importantes, 5 estrelas e muito conforto. Desta praia podemos avistar as novas instalações da Petrobrás.





Sabe o que mais me impressionou neste passeio de bugre ??? A consciência ecológica que a pequena população de lá tem. Reservas ecológicas em plena região de praia, muitas lixeirinhas espalhadas, a proibição dos passeios de bugre dentro das areias das praias e etc.



Depois que eu voltei do passeio de bugre, assim que cheguei ao restaurante base (ponto de encontro da empresa de turismo), me espantei com a diferença da paisagem do local. A maré estava muito alta e aonde eu via jangadas, cadeirinhas de praia, uma enorme faixa de areia e muitos ambulantes vendendo diversos produtos, eu só consegui ver mar, mar e muitas ondas batendo no píer do restaurante.

Antes:


Depois:


Após um almoço pra lá de delicioso ... fui passear pela cidadezinha que está sendo toda revitalizada e recheada de “esculturas” galinhas que por sinal são fofas demais (rs.........). Fiz umas comprinhas básicas e infelizmente chegou a hora de voltar para Recife.






Meninas, espero ter conseguido durante estes 3 posts, ajudar vocês a conhecer um pouquinho das belezas de Recife e incentivar a quem não conhece .... conhecer.

Espero muito que vocês tenham gostado.




Dicas de restaurantes :


1) Chica Pitanga – Restaurante Self Service de cozinha típica regional.


2) Restaurante Parraxaxá – Cozinha típica Nordestina (Muito bom).




 
Passeios e preços :
 
-> Passeio para Porto de Galinhas : 35 reais por pessoa
-> Passeio de Jangada para as piscinas naturais : 10 reais por pessoa
-> Passeio de bugre: 30 reais por pessoa
-> Passeio de jangada pelos manguezais: 20 reais por pessoa.
 
Dicas:


Outros passeios:


-> Para quem tiver mais tempo em Recife, vale a pena conhecer a Praia dos Carneiros. Não muito conhecida, pertinho de Porto de Galinhas e belíssima.
-> Passeio de barco pelo Rio Capibaribe (passeio pelo Rio conhecendo 14 bairros).
-> Cabo de Santo Agostinho- Local onde a primeira esquadra de caravelas de Cristóvão Colombo alcançou a costa do Brasil pela primeira vez. Além disso é um outro local lindo !!!!!

Beijinhos e até amanhã !



4 comentários:

Carol Satyro disse...

Ai que ruim.... não queria ir mesmo....kkkkkkkk

Linda viagem Tetê.... e lindas fotos... o duro não é voltar para recife, é voltar para brasilia.... não é?

beijos

Marta disse...

Além das fotos serem lindas a comida tá um deslumbre..rsss
Deu vontade comer agora..rss
Beijocas

Marta disse...

Além das fotos serem lindas a comida tá um deslumbre..rsss
Deu vontade comer agora..rss
Beijocas

Katia Bonfadini disse...

Maitê, que lugares lindos e que água azulzinha e convidativa!!!!! Queria estar nessas fotos agora!!!! Respondendo seu comentário, te listo os links dos sites onde minha irmã costuma comprar coisinhas lindas!!!!

www.worldmarket.com
www.pier1.com
www.crateandbarrel.com
www.potterybarn.com
www.williamssonoma.com
www.etsy.com
www.funusual.com
www.target.com
www.frenchbull.com
www.bathandbodyworks.com
www.ikea.com

Beijinhos!!!!

Katia