quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Show de delícia

Oi meninas !!!!


Hoje eu estou com fome de CHOCOLATE !!!!!!!!!!!!!! Então resolvi procurar sobre os vários tipos de chocolates ( quero deixar todo mundo aqui com vontade também) (rs.....................)


O chocolate é composto de massa de cacau, sacarose, manteiga de cacau, aromatizantes e outros ingredientes como leite, passas, castanhas e amêndoas. Contém ainda alguns minerais, como ferro, potássio, cobre, manganês e magnésio. Para aproveitar o que há de melhor na guloseima, é preciso saber a composição dos diferentes tipos de chocolate.


Chocolate ao leite – A massa de cacau é substituída em parte por leite em pó, produzindo um gosto mais adocicado.


Chocolate branco - Contém manteiga de cacau, açúcar e leite, mas não leva massa de cacau. É o mais calórico dos chocolates pois é feito com manteiga de cacau, enquanto o escuro é feito apenas com o cacau.


Chocolate amargo – Em geral, é de alta qualidade. Tem grande índice de massa e manteiga de cacau, pouquíssimo açúcar e não contém leite. É bastante rico em polifenóis e também o menos calórico, por isso, é o mais saudável entre os chocolates tradicionais.


Chocolate em pó – É bastante usado em receitas. É feito de amêndoa de cacau, sem a manteiga. Pode ser amargo (recebe o nome de cacau em pó), meio amargo e doce. Não deve ser confundido com achocolatados (chocolate, leite em pó e açúcar).


Chocolate para cobertura – Tem alto índice de manteiga de cacau, que lhe dá a propriedade de derreter com facilidade. Na culinária, ele facilita o acabamento e o brilho nas coberturas. É comercializado em três tipos: meio-amargo, branco e comum (leite).


Chocolate hidrogenado – É feito com a gordura hidrogenada em substituição à manteiga de cacau. É um produto mais barato, que derrete mais facilmente. Só que o sabor e a textura são inferiores aos dos chocolates feitos com manteiga de cacau. É tão calórico quanto os outros chocolates.


Chocolate diet – É feito de massa e manteiga de cacau, leite em pó integral, soro de leite e edulcorantes. Para compensar a falta de açúcar, ganha maior dose de gordura. É tradicionalmente consumido por diabéticos, mas muitas pessoas começam a consumi-lo, pois associam a ausência do açúcar ao baixo teor calórico, o que, na verdade é um grande erro.
“Neste tipo de chocolate a adição de gordura é superior ao chocolate normal, para garantir consistência. Quem não é diabético deve preferir o chocolate convencional em pequenas quantidades ao diet que, na maioria das vezes, tem valor calórico e quantidade de gordura superiores e o sabor é inferior ao convencional”, sugere a nutricionista.


Chocolate de Alfarroba – É uma vagem que, após a trituração e torrefação, resulta numa farinha, utilizada como substituta do cacau e com amplas vantagens. Tem apenas 0,7% de gordura, além de ser rica em fibras e não conter cafeína. Seu sabor é similar ao do chocolate amargo. Este produto pode ser encontrado em barra, pó, bombons, gotas e ovos de Páscoa.
É indicado para celíacos, pessoas com intolerância à lactose e se for sem adição de açúcar, para diabéticos. \”A alfarroba é um alimento saudável e não possui qualquer agente alergênico, é uma alternativa para quem sofre de restrições ao leite e ao glúten\”, indica a nutricionista.


Chocolate de soja – É um chocolate 100% vegetal, feito com extrato de soja, sem lactose ou glúten. Disponível em bombos, barras e ovos de Páscoa, esta guloseima é especialmente indicada para pessoas com intolerância à lactose e celíacos. A versão sem açúcar do produto pode ser consumida por diabéticos. Seu valor calórico é inferior ao do chocolate tradicional e ao dietético. \”No chocolate de soja o leite é substituído pelo extrato de soja, mas sem que o chocolate perca seu sabor\”, constata a nutricionista Flávia Morais



E para matar a minha vontade ... ficarei aqui sonhando com estes bombons artesanais feitos com o maior carinho pela mãe da Nathy !!!!! São gostosos e baratos ... quem quiser o contato é só pedir....






Ai Ai .... estão babando ???? Eu sim (rs....................)

É melhor melhor a sessão tortura por aqui ... Uma receitinha DIVINA que tenho guardada por aqui ...

Vi este receita publicada em um blog há um tempinho ... achei interessante ... e passados alguns dias resolvi de fazer aqui em casa para presentear uma amiga. (não me lembro em qual blog, se alguém souber a autoria, por favor me fale para que eu possa colocar os créditos).


Olha, o gosto eu ainda não sei ... mas o cheirinho ....... "JESUS ME ABANA !!!!!!!! " .... é algo enebriante ...


Fica aqui a receita e o incentivo : FAÇAM !!!!! rs.......


OBS : Esta é uma receita do repertório da Christine Ferber, a mestra francesa das geléias e fácil de achar em toda a França.



Geléia de banana e chocolate

->600 gramas de bananas d'água/nanica cortada em rodelas finas(5 a 6 bananas)
->300 gramas de açúcar ou açúcar mascavo
->300 ml de suco de laranja ou 200 ml de água
->100 gramas de chocolate amargo 70% de cacau
->2 colheres de sopa de suco de limão verde ou amarelo, mais ou menos um limão (use o tipo de limão que preferir)
->um pauzinho de canela


Modo de Fazer:


Em uma panela grande e de fundo grosso, disponha o suco de laranja, o açúcar mascavo, o pau de canela, o suco do limão e as suas raspas. Após fervura, deixe aferventar por cerca de 5 minutos e só então despeje as bananas picadinhas. Misture bem e deixe cozinhando em fogo baixo por cerca de 1 hora, mexendo ocasionalmente. No final do cozimento, mexa com maior frequência, pois o fundo pode começar a queimar.


Desligue o fogo e adicione o chocolate quebrado em pedacinhos e misture até derreter e incorporar. “Pesque” o pau de canela e encha os potes previamente reservados.


Beijinhos !!!!!!!!!


-> Retirado do blog : http://marketingnacozinha.com.br/
-> Fotos : Nathy

6 comentários:

Carol Satyro disse...

Desse mal eu não morro amiga.... está aí uma coisa que não me chama a menor atenção: CHOCOLATE....

Como um pedacinho ou outro, mas logo me enjoa...tem uma caixa de bis na minha geladeira vai fazer um mês e não acaba.

Acho que posso dizer que sou feliz por isso...rsrsrss

Como passou de níver? E recife, como está?

Rumo ao Altar disse...

Vc quer me deixar maluca???Estou com água na boca...Louca pra devorar uma barra de chocolate sozinha!rsrs

Não vejo a hora de chegar o casamento, já acertei com todos os fornecedores pra eles separarem uma caixa pra mim...ai,ai...Vou ficar gordaaa!!!

Unknown disse...

Olá Maitê!

Meu nome é Nathália e é a primeira vez que visito seu blog! E preciso confessar uma coisa: achei ele lindooo!!

Inclusive fiquei mais super feliz ainda quando vi que você colocou uma receita de Cupcake (venho tentando achar uma receita para tentar fazer a algum tempo!)!

Sabe só o que eu queria saber como faz? Estas pastas americanas (são mais durinhas e moldáveis) que as pessoas usam para decorar o cupcake em cima! Vi um que tem o desenho da Hello Kitty! Ficou uma graça!!

Bom se você souber como faz, me avisa!! E prometo que tiro fotos para te mandar! Vou tentar fazer um esta semana!! ;D

Parabéns pelo blog! Ganhou mais uma leitora assídua (e carioca da gema tb!)!!

Beijocas!

Alexandra disse...

Água na boca... engoli, só posso comer açucar/chocolate com os olhos até fevereiro, mas quando fevereiro chegar ho ho ho Me segurem, engordar tudo o que estou apanhando pra perder, ô vida!


Bjokas

Marta disse...

Adoro chocolate e essa receitinha tá tentadora!
Beijocasss

Anônimo disse...

Olhaaa os bombons da mamãe aííí!!!!!

hehehe!!!