quarta-feira, 14 de abril de 2010

As cores das roupas e as nossas cores

Bom dia meninas !!!!
Navegando por aí, descobri um blog SUPER interessante de duas personal stylists que dão altas dicas sobre como se vestir, quais as cores que mais combinam com o nosso tom de pele, cabelo e etc. E é claro que vou com os devidos créditos, dividir com vocês, algumas coisinhas interessantes que li neste blog.


Vamos lá ???

As cores das roupas e as nossas cores

No trabalho que a gente faz com as clientas, na vida real, uma das primeiras direções que a gente toma é a das cores. A gente acha que escolher um grupo de cores coerentes pra se trabalhar num guarda-roupa é super “facilitador”. Se a gente consegue administrar tudo que a gente tem (e quer ter) num mesmo grupo de cores, tudo dá certo com tudo, certo? E a gente entende que ‘cores coerentes’ são cores com valores e intensidades que conversam, que se combinam com harmonia. Por conta disso a gente não é a favor de “restringir” ou de deixar de usar determinadas cores, mas é bem a favor de escolher com coerência – pras coordenações renderem BEM mais.


Exemplos de colorações escuras e vivas: o cabelo briha, a pele tem tonalidade intensa, o olho “pula”: anne hathaway, juliana paes e courtney cox – com um grupo bom de cores pra elas, escuras mas também vivas e intensas.


Exemplos de clorações claras e vivas: os tons de pele, de olhos e de cabelos de adriane galisteu, de daniela cicarelli e de blake lively são claros mas ainda intensos – e as cores legais pra elas parecem ter mais tinta branca misturada, mas nem um pingo de pigmento a menos!

E o melhor jeito de escolher um grupo de cores coerentes pra gente ter no guarda-roupa (na opinião da Oficina!) é prestando atenção nas nossas próprias cores – as de cabelo, de pele e de olhos. Em frente ao espelho, olhando pro nosso rosto, a gente consegue enxergar um grupo de tonalidades, néam? O caminho é pensar se a gente tem no rosto cores mais claras ou mais escuras (esses são os “valores” das cores), e cores mais vivas ou mais opacas (que são a “intensidade” delas). Tem que ver no geral, sabe como? Que podem existir no universo pessoas com coloração escura e viva, escura e opaca, clara e viva e clara e opaca. Daí, quando a gente identifica o “nosso valor” e a “nossa intensidade”, se a gente escolhe usar cores – QUAISQUER CORES! – em tons compatíveis com a nossa coloração, o que a gente usa tá super em harmonia e faz com que a gente fique mais bonita. No lugar das cores aparecerem demais, ou parecerem “nada” pra gente, o que a gente escolhe “trabalha” junto com a gente, em favor da melhor aparência que a gente pode ter!


 Aqui, exemplos de colorações escuras e opacas: parece que tem uma “névoa” em cima das cores de carolina ferraz, de queen latifah e de daniele suzuki – e as cores legais pra elas também são assim, escuras mas esmaecidas (pro bem!)

 
E as colorações mais claras (de todas!) e opacas: miranda july, cate blanchett e mariana weickert tem tons mais claros e apagadinhos (de um jeito bom, super chique!) – e as cores boas pra elas acompanham essas características.

Mas tem mais, né, gente?!?? A coloração de cada um também tem contraste – todo mundo pode ter muito ou pouco contraste entre as suas cores de pele, de olho e de cabelo, e isso também tem a ver com as cores que a gente escolhe usar: clica aqui pra ler o post em que a gente explicou tudo tudo tudo sobre contraste na coloração pessoal. E tem também personalidade, estilo de vida, ambiente profissional… e quando tudo tem a ver, a gente fica não só mais bonita mas também mais segura. Deixando a preguicinha de lado, prestando atenção e exercitando o olhar, a escolha “consciente” das cores vai ficando mais fácil e mais legal com o tempo – quer experimentar?!??

Contraste na coordenação de cores

O contraste que a gente tem nas nossas cores – de pele, de olhos e de cabelos – é super importante ajudador na hora de escolher e coordenar o que a gente vai vestir, e é uma delícia aprender pra usar como guia todo dia de manhã! Dá pra repetir o contraste pessoal que a gente tem nas roupas e acessórios que a gente usa, se a gente se conhece e se exercita em frente ao espelho. Ó que legal:




Se uma pessoa tem pele clarinha e cabelo super escuro, essa pessoa tem um alto contraste entre essas duas cores e pode fazer altos contrastes também na hora de coordenar as cores que vai usar (tipo com um top branco e um cardigan preto por cima). Se a pessoa tem a pele ainda clara mas o cabelo não tão escuro – ou se o cabelo é escuro mas a pele não é tão clara – o contraste dela cai um pouquinho e fica quase médio, o que pode ser repetido na coordenação de cores das roupas também (tipo camiseta caramelo e lenço marrom). Se pele e cabelos são claros, o contraste é bem baixo: essa pessoa vai ficar mais bonita se repetir esse baixo contraste também nas roupas e nos acessórios (tipo vestido lilás e jaquetinha creme).



Vale também pra peles negras: se a pele é escura e o cabelo escuro também, o contraste é baixo. Se a pele é negra e o cabelo é claro, então tem mais contraste. A gente super conta sorriso e olhos (mesmo a parte branca do olho!) na hora de ‘quantificar’ os contrastes: tipo pele clara e cabelo escuro sugere uma coordenação em que a maior parte da roupa seja mais clara e a menos seja mais escura – pra repetir nossas características de coloração. Se a pele é escura e de claro a gente conta o cabelo e os olhos e o sorriso, a maior parte da roupa pode ser escura e a menor parte mais clara. Fácil fácil, né?



A sensação é de que a roupa que a gente usa tá super mega integrada à aparência, “trabalhando” junto e deixando a gente mais bonitinha ainda. Tipo se uma pessoa com alto contraste e usa cores muito próxima, a sensação que se tem é que a coloração forte e viva dela não tá sendo valorizada. Por outro lado, se alguém com baixo contraste escolhe usar tons super contrastantes, parece que as cores da roupa chegam antes da pessoa em si, e ela não é valorizada do mesmo jeito. Sabe um truque pra saber se a gente é baixo ou alto contraste? Passar uma foto nossa no photoshop e fazer em preto e branco: os tons de preto, branco e cinza dizem na hora como a gente pode usar o contraste a favor das nossas coordenações!

Gostaram das dicas ????

Volto mais tarde com mais algumas informações !!!

Beijinhos


* Créditos: http://www.oficinadeestilo.com.br/blog



4 comentários:

Amanda disse...

Eu tb acompanho este blog. Tudo de bom, ne?

Bjs!

Ju disse...

Bacaaaana!

=)

Marta disse...

Que aula de moda hein Tetê...
Beijocass

Kaka Antunes disse...

Ai nem me diga, só quem ja passou que sabe como TCC é um sacoooo, rsrs

Mto legal esse post =]

Bjs