quarta-feira, 14 de abril de 2010

Conjunto bom de cores no armário.

Continuando a "série" : Vamos montar um super guarda roupas (rs..............)

A gente tem por hábito trabalhar grupos coesos de cores nos armários das clientes (e nos nossos também, né). Tipo, primeiro a gente identifica um grupão de cores que faz com que a cliente fique mais bonita (alô análise de cores) e depois pensa em que cores ficam mais legais junto com essas primeiras. E assim, escolhendo ao longo da vida peças nessas cores, a gente vai construindo um armário coerente, em que tudo combina com tudo. Ó que sonho!


E aí que, quase-sem-querer, a gente arrumou um exercício bom pra uma cliente – que pode servir pra todo mundo organizar cores e planejar futuras compras-coloridas pro armário. Pega um bloquinho e uma caneta, vai pra frente do armário e começa a listar as partes de baixo e as partes de cima que tão lá (ou as campeãs de uso). Daí abre uma outra lista paralela, a das cores dessas partes de baixo e das partes de cima. Quando tiver duas listonas de cores, separa tudo em cores neutras e cores coloridas. Tipo



12 partes de baixo – 8 em cores neutras e 4 em cores coloridas
20 partes de cima – 18 em cores neutras e 2 em cores coloridas.


Se fosse assim, esse guarda-roupa taria precisando desesperadamente de partes de cima coloridas, sacou? E a dona dele poderia se programar pras próximas compras direitinho. Ou, num outro exemplo, tipo esse


15 partes de baixo – 1o coloridas e 5 neutras
12 partes de cima – todas coloridas,


em que poderia ter planejamento pra comprar mais partes de cima que partes de baixo, e as partes de cima novas poderiam ser bem mais neutras pra fazer render esse monte de parte de baixo colorida. Entendeu?


Essa “catalogação” de guarda-roupa ainda pode ser dividida em peças de frio ou calor, em cores claras e escuras, em peças com texturas ou peças lisas, em formal e informal, mil variações. Todas dão direção pra próximas aquisições – e ainda rendem umas idéias novas de coordenação. E quem fizer o exercício pode dividir o resultado aqui com a gente nos comentários, viu? Pra cliente em questão deu suuuuper certo! ;-)


NÃO DÁ PRA FALTAR NA AULA DE MATEMÁTICA
 
Mas a conta é bem simples: um guarda-roupa que funciona tem que ter mais partes de cima que partes de baixo! Regrinha valiosa essa, viu!?! A proporção é de 5 blusas pra cada calça/bermuda/saia que a gente tiver.


Como a blusa é o que fica mais perto do rosto, e por isso chama mais atenção, acaba sendo a peça que as pessoas mais gravam quando a gente usa. Daí que se a gente repete uma mesma calça com cinco partes de cima diferentes parece que a gente usou cinco roupas diferentes e se a gente usa uma mesma parte de cima com cinco calcas diferentes parece que a gente usou sempre a mesma roupa! Que choque, hein!?!

Mais uma vez a gente vai bater na tecla da VA-RI-E-DA-DE! Não adianta ter um monte de roupa igual, gente! Vale mais a pena ter um pouquinho de cada. De verdade! E nessa de proporção e variedade, vestidos devem ser a peça que devem ocupar menos espaço no nosso armário, porque permitem menos variações de coordenações. A partir de agora, quando a gente for “enfrentar” o armário e na hora de fazer comprinhas vamos lembrar da aula de matemática e focar em proporções, porque isso vai render looks elevados a enésima potência!!!


Fico por aqui hoje !!!! Espero que vocês tenham gostado !

Beijinhos meninas !!!!


* Créditos: http://www.oficinadeestilo.com.br/blog/


6 comentários:

Nelissa disse...

Maitê, interessante isso! Não sabia que havia uma padronização assim. Depois vou voltar só para ler com mais calma.
Beijos e um bom resto de semana!

Roberto Sena disse...

Olá querida! Meu nome é Roberto Sena, atualmente moro em Madrid, na Espanha. Escrevo sobre moda para algumas publicaçoes brasileiras e espanholas, além de estar presente como correspondente de moda. Quero lhe convidar para participar da promoção “Life Behavior te veste de H&M”? Visite o www.lifebehavior.blogspot.com . Desculpe pelo incomodo!

Laiz Malafaia disse...

Dica ótima hein! Quando eu for arrumar minha mala pra levar pra casa nova, eu vou catalogar! No momento ta tudo uma bagunça só..rsrs

Beijinhos

Marta disse...

Tem selinho para vc no meu blog.
Beijocas

Carol disse...

Xi.. meu armario é vergonhoso!!! O maximo que faço é separar calça de blusas e vestidos... hehehehhe

Entoa.. lembra de votar la pra mim!!

Brigadao pela força Maitê!

Beijinhos.

JuH. disse...

Oi Gatonaaaaaaaa,

estou mudando .... ainda nao cheguei aonde eu queria nao ... mas aos pouquinhos chego la !!!

bjkassssssssss